Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Uma dupla que emociona

Jia Haixa nasceu em 1962, com uma catarata congênita que cegou seu olho esquerdo e quinze anos atrás, em um acidente, perdeu a visão do olho direito, deixando-o totalmente cego. Seu inseparável amigo, nascido no mesmo ano, Jia Wenqi, teve seus braços amputados aos três anos de idade, por causa também de um acidente. Em 2001, sem chances de conseguir empregos que os sustentassem, requereram um terreno do governo local e conseguiram, sem qualquer custo, uma área de pouco mais de três alqueires junto a um rio na província de Hebei, na China. A dupla de deficientes – serão mesmo ou melhor seria chamá-los de eficientes? – acorda ao raiar do sol e saem a procura de estacas, que colhem no alto das árvores, para fazerem mudinhas novas. Como eles não tem dinheiro, para comprar sementes ou mudas, resolveram reproduzi-las deste modo. É Haixa quem escala os choupos e salgueiros que integram a flora ameaçada de extinção, nessa região muito próxima da capital, Pequim. Ele também faz os berços com apenas uma barra de ferro e um martelo, orientado sempre por Wenqi, que rega as mais de 10.000 mudas plantadas nos últimos dez anos. “Eu sou suas mãos e ele é os meus olhos “, diz Haixa. “Nós somos uma boa equipe”.

Ele mesmo conta que seu filho, de três anos, chegou um dia da escola e disse: “Pai, eu notei o cheiro da laranja que um menino descascava e foi como se pudesse sentir o gosto dela. Emocionado, percebi que deveria lutar por uma vida mais digna”.

Com esta esforçada tarefa os eco-guerreiros logram uma modesta ajuda da prefeitura para sobreviverem e não cansam de aumentar a área de bosque, minimizando a ação dos ventos que provocam erosões terríveis na região, além das constantes inundações.

A mídia chinesa, noticiando tudo isto, estimulou doações e despertou a compaixão de uma equipe médica, disposta a operar, gratuitamente, o olho esquerdo de Haixa. Os singulares ambientalistas são atualmente admirados por milhões de pessoas que – dígasse de passagem – deveriam se inspirar, copiando a coragem e o empenho desta dupla.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange