Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Regulamentação da profissão de paisagista: PL 2043 é aprovado por unanimidade

Não poderia deixar de falar sobre o Projeto de Lei 2043/11, que objetiva a regulamentação da profissão de paisagista no Brasil.

No último dia 20 de novembro, os deputados pertencentes a Comissão de Educação votaram, por unanimidade, pela aprovação do Projeto de Lei, deixando evidente a concordância do Legislativo com a necessidade de termos graduações específicas em Paisagismo, a exemplo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em todo o território nacional.

O PL ainda será analisado, respectivamente, na CDU – Comissão de Desenvolvimento Urbano, CTASP – Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (cujo parecer da relatora Dep. Flavia Morais é favorável a aprovação), e na CCJ – Comissão de Constituição e Justiça.

Entidades internacionais como a IFLA – International Federation of Landscape Architects e a UIA – Union Internationale des Architects, reconhecem a distinção e a independência da arquitetura da paisagem (paisagismo) em relação as outras disciplinas de planejamento de espaço como a arquitetura e o urbanismo.  O apoio que estamos recebendo a cada dia de entidades nacionais e internacionais, como o Instituto Inverde, Society for Urban Ecology, ASLA – American Society of Landscape Architects, CLARB – Council of Landscape Architectural Registration Boards, e de profissionais da maior competência, que se unem a nós e passam a contribuir com o pleno desenvolvimento do paisagismo no Brasil, me traz muita alegria.

Tenho a convicção que estamos no caminho certo e que a regulamentação da profissão no Brasil é somente uma questão de tempo.

Parabéns a todos os paisagistas pela nossa primeira vitória!!

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.