Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Infiltração ou vazamento

O vazamento de uma tubulação poderá provocar infiltração nas paredes por onde passam; essa água, em contato com o material mineral (cimento, areia, argila, cal, brita, ferro, gesso) usado na construção, poderá reagir e formar uma irradiação constante, contrária à formação de nossas células, e provocar, com isso, diversas doenças e em vários graus, dependendo, claro, de nossas pré-disposições para tal.

Portanto, devemos tomar cuidado quando notarmos qualquer tipo de infiltração, que poderá ser provocada por vazamento, entupimento ou infiltração oriunda do subsolo.

Os vazamentos poderão ter origem nos encanamentos de água potável, nas tubulações de esgoto, nas calhas de águas pluviais e, por fim, dar origem a manchas nas paredes e teto, surgimento de bolor, descascamento da massa de aparelhagem e, no caso dos tetos, podem, até, provocar curto-circuito nos pontos de luz, que se agravam à medida que o tempo passa, podendo assim, dessa forma, gerar doenças nos moradores.

As providências, geralmente de baixo custo, são para o caso de encanamentos e tubulações “rasgarem” a parede. Por onde elas passarem, é recomendado fazer uma solda a frio ou a quente, de acordo com o material ali utilizado, realizar um teste de pressão e fechar. É importante tomar o cuidado de retirar, também, o material que já está comprometido pela infiltração, refazer a parede e pintá-la novamente.

Para o caso das calhas de águas pluviais, das quais, muitas vezes, provocam infiltração na laje do teto, deve-se, primeiramente, verificar se não há entupimento no tubo de descida, provocado por folhas de árvores próximas ou mesmo sacolas plásticas que o vento leva, o que, geralmente, provoca o transbordamento do local. Feito isso, se a própria calha continuar com o vazamento, sua impermeabilização pode estar comprometida, mas ainda, se ela não tiver sido devidamente dimensionada, em dias de fortes temporais ela não suportará o volume de água. Essas correções são fáceis de serem executadas. Com exceção do sub-dimensionamento das calhas, deve-se consultar um profissional da área (engenheiro civil ou arquiteto).

A infiltração de águas provenientes do subsolo também provocam os mesmos problemas. Ao contrário dos vazamentos e entupimentos, oriundos de encanamentos e tubulações, esta, não permite uma intervenção direta. O que temos notado são as interferências feitas nas paredes, que colocam algum tipo de impermeabilizante na massa de reboco, ou ainda, sobre essa argamassa, a pintura com um material dito impermeável. São soluções paliativas, pois o que provoca a infiltração é a existência da água proveniente do subsolo no local, ou seja, do lençol freático, permanentemente alimentado. Não sou favorável a esse tipo de saída, pois com o passar do tempo, ela retorna ou aprece mais acima. A solução, por mim defendida, é a condução dessa água para outro local, ou seja, o rebaixamento mecânico do lençol freático, através de tubos de drenagem.

O bem-estar e a qualidade de vida dependem, fundamentalmente, de onde vivemos. Se tudo estiver bem, com certeza, estaremos também!

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

4 Comments

  1. Ola Irandaia,

    Vamos la em primeiro lugar , respondendo a sua primeira pergunta informo que sim é possível fazer com um levantamento usando a Radiesteisia que ira determinar o fluxo da agua. Porem para a resolução do problema indico buscar as concessionárias de água que possuem equipamentos próprios para detecção deste tipo de vazamento, chamados “caça vazamento”.
    Esses instrumentos são próprios para determinar, com precisão, onde há o vazamento, em função da pressão. Se a sua rede é atendida por uma concessionária, esse serviço é praticamente gratuito, caso contrário, entre em contato com a concessionária mais próxima do seu Município explicando a ocorrência e eles farão uma visita determinando o ponto exato. Com isso você resolvera o problema e evitara custos desnecessarios.

    abs
    Silma Fernandes

  2. Oi Silvia.

    Estou com um vazamento no sítio , em um cano que passa na parede do banheiro dobra e vai pelo chão , sai para o passeio pequeno e vai para terra.
    A terra já abri e não é. Ou está no passeio, ou chão de piso , ou parede toda de ladrilho.
    Será que se eu fizer um exame de Radiestesia por cima do concreto e piso eu consigo verificar?
    Este vazamento é de 1000 litros , deixando 1 semana.
    Será que dá sinal para um gotejamento tão pequeno?
    Obrigada por responder.

  3. Olá, Silma! tenho uma amiga que passou por um problema grande com vazamentos em casa, nessa semana. As duas caixas de água dela racharam, ao mesmo tempo e metade da casa foi atingida: vazamentos pelas lâmpadas, descendo pela escada (é sobrado), enfim… Ela consertou mas, no dia seguinte, aconteceu tudo de novo, e em maior quantidade, molhando colchão e cama onde ela dorme, guarda-roupa, área gourmet, escadas…ela se sentiu como se fosse uma enchente. O pessoal que consertou, cometeu um erro que levou a esse segundo vazamento. Pelo que sei, água é prosperidade, ligado ao dinheiro. O que significa grandes vazamentos assim e, se possível, como quebrar afastar isso?! Grata, Sofia

    • Olá Sofia tudo bem?
      Grande transtorno sofreu sua amiga, e infelizmente isso poderá se repetir.
      Com agua não se briga, esta deve ser bem conduzida. Segundo a Geobiologia,
      a agua quando entra em contato com correntes magnéticas, gera uma espécie de campo magnético que pode gerar além dos transtornos físicos, uma porta aberta para desenvolvimento de sérias patologias relacionadas com circulação, cardiopatia, parksinon etc.
      No Feng Shui é associada a prosperidade sim, desde que esteja em local correto e com um movimento caudeloso, o que não tem nada a ver com a situação ocorrida.Vazamentos são associados a emoções em desequilibrio e perdas financeiras tambem, dai a necessidade de corrigir isso.
      O que indico é realizar uma obra com profissionais capacitados , efetuar uma drenagem quando necessário , e depois da obra terminada , fazer uma medição radiestésica afim de detectar outros possíveis pontos geopatogenicos, e em caso afirmativo efetuar a correção com a maior brevidade possível..