Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Antúrio voltou para ficar

A planta possui alta durabilidade, tanto plantada quanto como flor de corte.

O antúrio é uma flor que possui alta durabilidade, tanto plantada quanto como flor de corte, sendo uma das mais procuradas para cultivo

E specialmente procurado por proprietários de apartamentos e casas com pouco ou nenhum espaço para jardinagem, o antúrio (Anthurium andraeanum, a espécie mais comum) volta à moda. Foi vítima de modismos entre os anos 1980 a 1990 e início deste século, sendo considerada uma “flor brega” por muitas pessoas. Se é que há moda e “breguice” para plantas. No entanto, sabemos que existem tendências. E elas ficam evidentes nos eventos, mostras e feiras do setor.

O antúrio é uma flor que possui alta durabilidade, tanto plantada quanto como flor de corte, sendo uma das mais procuradas para cultivo.Graças às pesquisas com híbridos e o aumento da resistência natural das espécies, o antúrio voltou aos vasos, renques e jardins com grande destaque.

Uma curiosidade: o que consideramos como flor, nada mais é do que o conjunto da espiga, chamada de espádice, com a bráctea (folha modificada), que geralmente tem tons vermelhos. A verdadeira flor encontrase no espádice e são muito pequenas. Juntam-se em forma de pequenas espigas.

Planta perene e com excelente grau de rusticidade, o antúrio não impressiona apenas pela beleza da inflorescência. Suas folhas em formato de coração (codiformes), que variam de tamanho dependendo da espécie, são extremamente bonitas e exóticas.

É uma planta tropical, por isso necessita de temperaturas acima de 15o C e meia luz (não pode ficar diretamente ao sol). A terra deve estar sempre úmida e aerada, necessitando regas de 2 a 3 vezes por semana. A planta pode chegar até a altura de 90 cm e pode ser plantada diretamente no solo ou em vasos e floreiras onde se desenvolvem muito bem.

Tradicional no paisagismo, as novas variedades permitem ainda mais criatividade, sendo muito utilizadas para compor maciços e bordaduras em jardins externos, desde que cultivadas a meia-sombra.

Extremamente bonito e durável, o antúrio voltou para ficar.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.