Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Beleza e rusticidade dos Hibiscos

Entre as plantas ornamentais mais cultivadas nos jardins brasileiros, estão os hibiscos. Eles são bonitos, rústicos, de rápido crescimento, dão flores o ano todoe, além de tudo, são versáteis, pois podem ser cultivados como cercas-vivas, arbustos e renques em composições ou isolados.

Originários da China, eles têm flores grandes, que vão do branco ao vermelho e passam pelo rosa, amarelo e laranja. A flor do hibisco também é considerada flor símbolo do Havaí.

Flor do Hibiskus rosa-sinensis

O mais comum nos jardins brasileiros é o hibisco rosa sinensis, que, no Brasil, recebeu alguns nomes interessantes, como “graxa-de-soldado” ou “graxa-de-estudante”, pois suas flores, que duram de um a dois dias, eram usadas para engraxar sapatos, que deixavam-os brilhantes. Também encontrado com bastante frequência, o hibisco-da-síria é conhecido como rosa de sarom ou mimo (hibiscus syriacus).

Cultivados a pleno sol, os hibiscos gostam de clima quente e úmido, de matéria orgânica, de solos férteis, mas suportam os arenosos e precisam de regas abundantes no verão.

Dependendo da forma de como se quer fazer o cultivo, é preciso conduzir o plantio e a poda de maneira diferenciada. Os hibiscos são plantas com grande indicação para cercas-vivas, onde se pretende obter um maior adensamento. Neste caso, eles podem ser plantados em zig-zag, com espaçamento de 50cm e a poda deve ser repetida, pelo menos, três vezes até a completa formação. Com isso, um maior número de galhos vai se formar e resultar em maior privacidade para o ambiente.

Como arbusto, é possível deixá-lo de forma natural e fazer, apenas, a poda de limpeza. Já como arvoreta, é preciso conduzi-lo de maneira diferente, fazer a retirada dos galhos do pequeno tronco, até a formação de uma pequena copa, resultante da inserção dos galhos, que vai se avolumar com o tempo.

Em composições ou como planta isolada, o hibisco merece atenção, pois consegue reunir muitas vantagens numa única planta. Ele é ótimo para ser usado nos jardins onde se pretende obter a praticidade aliada à beleza.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.