Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Casa das Rosas

Além do belo jardim, espaço abriga biblioteca especializada em poesia de São Paulo

Roseiras são emblemáticas e cheias de significados. Hoje damos uma dica de um espaço imperdível, onde podemos nos deliciar com a beleza do jardim e com um brinde à cultura.

Em plena Avenida Paulista, a mais movimentada de São Paulo, muitos pedestres apressados nem reparam na beleza desta que é uma das únicas mansões remanescentes.

Casa da Rosa

É um mundo a parte no coração da grande metrópole, um espaço para enriquecer o espírito, com um belo jardim de rosas e que apresenta sempre um evento bonito, dedicado a poesia e literatura. O escritório de Ramos de Azevedo projetou a Mansão
das Rosas em 1930. A bela casa, hoje referência na vida do paulistano, foi uma das últimas construções realizadas na era da Avenida Paulista dos barões do café. O imóvel foi tombado pelo Condephaat, em 1985 e reaberta em 1995, com a proposta de ser um espaço cultural diferenciado, informatizado e dedicado a exposições.

Este espaço cultural que leva o nome – Aroldo de Campos de Poesia e Literatura, em homenagem ao poeta paulistano, falecido em 2003, é mais conhecido popularmente como Casa das Rosas, pois possuía um dos maiores e mais belos jardins de rosas da cidade, as quais ainda podem ser vistas enfeitando os jardins da mansão.

Casa da Rosa

Um belo exemplo de paisagismo em sintonia com a arquitetura. Além disso, o local abriga a única biblioteca especializada em poesia de São Paulo, onde estão disponíveis centenas de títulos, desde edições de poetas novos até os clássicos da literatura brasileira e universal, com algumas raridades, como as primeiras edições autografadas de livros de Octavio Paz e João Cabral de Melo Neto.

Nós, piracicabanos, temos um espaço similar dentro da ESALQ, o jardim das rosas do Museu (antiga casa do diretor), inclusive datado da mesma época.

Vale à pena visitar os dois espaços. Na oportunidade da visita a São Paulo, aproveite para tomar um café no charmoso espaço no meio do jardim, que parece um pedacinho do paraíso perdido na Avenida Paulista.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange