Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Coloridas primaveras

Suas flores são guarnecidas por vistosas brácteas de várias cores

primaveras

bougainvillea spectabilis é uma das plantas mais cultivadas nos jardins tropicais do mundo inteiro

Olavo Bilac, poeta, escreveu que a alma da terra gorjeia e ri ao nascer da primavera. Realmente, uma alegria coletiva se instala. Dia 23 de setembro marcou o início da nova estação, quando dia e noite se equivalem. Daí em diante, o dia vai se alongando até 21 de dezembro, o mais longo do ano.

Na cidade, o colorido das flores estimula o plantio e cuidados com as áreas verdes.

São muitas as plantas que ficam extremamente atrativas, nesta época, e uma delas tem como nome popular exatamente o nome da estação – Primavera. É um arbusto, popularmente confundido com trepadeira, devido a sua grande capacidade de inflorescência e galhos muito longos, que podem ser conduzidos, quando apoiados em estruturas.

Brasileiríssima, floresce o ano todo. Suas flores são guarnecidas por vistosas brácteas de várias cores que aumentam o valor ornamental da espécie. Floresce em abundância, quando exposta a mudanças bruscas de temperatura.

Existem duas variações desta planta: a Spectabilis, que tem cores mais intensas e a Glabra, com tons mais suaves e mais resistentes ao frio. O nome popular “primavera”, foi escolhido porque apresenta uma inflorescência exuberante nesta estação, na Europa. Já aqui na América do Sul a planta
floresce na primavera e também no início do outono.

A bougainvillea spectabilis é uma das plantas mais cultivadas nos jardins tropicais do mundo inteiro. Nos projetos de paisagismo, onde há necessidade de introduzir uma grande quantidade de flores, ela é uma boa opção, pois a planta apresenta inúmeras cores em vários tons, como: branca, rosa, pink, roxa e laranja.

Para um cultivo saudável, devemos regar a planta a cada 10 dias , cultivá-la sob sol pleno e fazer a poda de contenção da planta, se houver necessidade, entre os meses de junho eu agosto.

Embora de natureza rústica, a primavera pode ser atacada por lagartas (que devem ser eliminadas pela catação manual) e sofrer doenças fúngicas. Se o problema for muito grave, indica-se borrifar a planta com um bom fungicida, tomando sempre o cuidado de não encharcar o seu solo, para evitar o acúmulo de umidade.

Em paisagismo, é uma planta especial para cobrir caramanchões, muros e portões de acesso.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

3 Comments

  1. Muito obrigada pelo post!! Foi através dele que me inspirei em ter uma buganville em meu jardim. Plantei 2 mudas da spectabilis pink a três meses(em outubro) no muro da minha casa que pega sol da tarde, moro no Mato Grosso e aqui é bem quente. Estou conduzindo-as em um arco que estruturei no jardim. A cada ramo escandente que nasce, eu o amarro no arco. As mudas chegaram com flores, as flores caíram e ela vem crescendo muito, mas nada de brotar novas flores, brotam somente galhos e folhas. Devo podar as pontinhas dos galhos para ver se estimula a brotação das flores laterais? Me ajude!! Quero muito cuidar para que elas floresçam. Desde já muito obrigada. Segue as fotos dela no início do plantio e agora

    • Olá Mariana,

      Sim, pode as pontas dos ramos e faça uma adubação com 300 gramas de farinha de ossos e 400 gramas de torta de algodão; isto irá estimular o aparecimento de novas flores.

      Abraços

  2. Muito obrigada pelo post!! Foi através dele que me inspirei em ter uma buganville em meu jardim. Plantei 2 mudas da spectabilis pink a três meses(em outubro) no muro da minha casa que pega sol da tarde, moro no Mato Grosso e aqui é bem quente. Estou conduzindo-as em um arco que estruturei no jardim. A cada ramo escandente que nasce, eu o amarro no arco. As mudas chegaram com flores, as flores caíram e ela vem crescendo muito, mas nada de brotar novas flores, brotam somente galhos e folhas. Devo podar as pontinhas dos galhos para ver se estimula a brotação das flores laterais? Me ajude!! Quero muito cuidar para que elas floresçam. Desde já muito obrigada.