Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Depressão e solidão em tempo de pandemia

O que as plantas de seu jardim ou as que estão plantadas nos seus vasos, podem lhe oferecer nestes dias?

Seguramente seus sentimentos sofreram um abalo, por causa deste surto epidemiológico. Você não está com o melhor dos humores, os dias são por demais longos, as noites um tanto penosas… agoniantes.  Mas que tal observar com atenção as plantas que crescem próximas de você? Elas, diferentemente das pessoas, não possuem emoções elaboradas, entretanto guardam sentimentos variados, como frio, calor, sede e outros periféricos que incidem profundamente no desenvolvimento delas. São seres vivos! E isto faculta a possibilidade de que troquem energias entusiastas com você. Mas é claro que devem estar na sua plenitude, bem cuidadas, para oferecer o que elas tem de melhor para dar.

extracto das flores da Bougainvillea spectabilis

 

folhas da valeriana em chá (Valeriana officinalis)

Você as está cuidando? Repare nas folhas, na quantidade das flores que geram, para que você se deleite com tudo isso. Interaja com suas plantas e não apenas para ocupar seu tempo e fazer com que o dia passe mais rápido, mas para ser mais prazeroso, para que você se sinta mais pertinho da natureza. Ela, essa natureza,  é sábia e eternal, está aí, muito perto de você e sempre esteve pintando de verde nosso planeta que respira graças a sua flora. Esta mesma flora que pode lhe propiciar momentos gostosos, onde poderá refletir melhor sobre sua vida. Quem sabe possa ser melhor em um futuro próximo.

O extrato das folhas da fruta-da-condessa (Annona cherimola)

 

cravo-de-defunto (Tagetes patula), as flores usadas como tempero

Nossas verdades, sua realidade e crenças, estão plasmadas nesse mundo vegetal que lhe contempla desde o jardim, da sacada ou do pequeno vaso verdejante, tão pertinho de sua vida. Relacione-se com suas plantas, papeie com elas sem esperar uma possível resposta. O retorno que elas lhe darão será um entusiasmo a ser estreado, um novo bem-estar para sua felicidade.

A infusão feita a partir das folhas secas da dormideira (Mimosa pudica)

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

4 Comments

  1. Que privilegio leerle, me encantó la Mimosa Pudica gracias por el blog.

    • Karla,

      Sus palabras son estimulantes. Muchas gracias!!!

      Abrazos

  2. Que interessante , obrigada !

    • Waltraud,

      Você merece!!!

      Abraços