Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Flor do deserto

A Rosa do Deserto torna-se muito atrativa pela beleza das flores e a forma do caule

Flor do Deserto

A Rosa do Deserto (Adenium obesum), também chamada de Flor do Deserto, é uma planta perene e suculenta que produz deslumbrantes e grandes flores vermelhas e cor-de-rosa. Originária do Sul da África e da Península Arábica, torna-se cada dia mais procurada para ser cultivada no Brasil, onde tem atraído olhares e conquistado admiradores nas principais feiras de paisagismo e jardinagem do país.

Este arbusto suculento, com troncos muito grossos, apresenta folhas verdes brilhantes e ramos cinza lisos. Pode chegar a crescer até 3-4 metros de altura. As flores, que crescem em aglomerados, apresentam pétalas tubulares na base e extremidades alargadas. Reproduz-se melhor através de enxertos, uma que vez que a polinização não é muito eficaz. Ela cresce bem tanto em jardins exteriores, quanto em vasos para ambientes internos, quando se deve tomar toda a precaução com a drenagem.

A Rosa do Deserto torna-se muito atrativa pela beleza das flores, mas também pela forma pouco comum do caule muito desenvolvido na base, para que possa suportar fortes ventos e acumular água. Habituadas ao clima do deserto, também se adaptam e se desenvolvem bem em países tropicais. Ela necessita de plena luz solar e é tolerante ao calor. O solo deve ter drenagem rápida, uma vez que o apodrecimento da raiz e do tronco são doenças comuns.

Flor do Deserto

É recomendado fertilizar as plantas a cada duas semanas durante a primavera, especialmente quando as mesmas são jovens. Durante a primavera deve-se regar regularmente, mas durante o inverno o solo deve permanecer seco.

Normalmente esta planta irá florescer muito pouco tempo depois que é plantada, o que vai se repetir duas vezes ao ano, sendo a primeira na primavera e a segunda no final do verão ou começo do outono. De vida longa, a Flor do Deserto tem beleza realmente marcante, com apaixonados e colecionadores por todo o mundo.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

735 Comments

  1. Bom dia…tenho uma rosa do deserto há três anos. Nos últimos meses ela começou com vermelhidão intensa nas folhas novas, manchas esbranquiçadas no dorso das folhas maduras, com resquícios de vermelhidão no verso das folhas…vermelhidão na ponta dos galhos. O que pode ser? Muito obrigada

    • Segue a foto

    • Bom dia Raquel,

      Sua rosa-do-deserto foi atacado por um fungo, o míldio. As folhas novas mostram manchas pardo-avermelhadas de forma irregular na face superior; na inferior, a cor é cinzenta e cotonosa. A doença surge em temperaturas amenas e umidade muito alta.

      Misture 1 litro de leite azedo, 3 litros de água e 2 punhados de cinzas de madeira, livres de sal e/ou gordura. Pulverize 3 vezes com um intervalo de 10 dias entre uma e outra pulverização, intercalando com Forth Cobre.

      Isto irá sanear sua muda!

      Abraços

      • Muito grata pelo auxílio, Sr Raul. Começarei o tratamento dela. Lindo seu trabalho em responder tantos comentários mesmo tantos anos após a postagem. Parabéns!!

        • Você merece, Raquel! Depois me conte sobre os resultados do tratamento.

          Abraços

  2. Olá, minha rosa do deserto está com essas manchas escuras nas pontas. Estou aplicando Forth Defende quinzenalmente pois ela teve alguns problemas com pulgões e fungos no passado.

    • Olá Lucas,

      Alterne a pulverização do Forth Defende com uma outra feita com o Forth Fungicida e polvilhe no solo do vaso 50 gramas de calcário dolomítico misturado com um punhado de carvão bem triturado. Diminua as regas e exponha a muda em local ensolarado.

      Abraços

  3. Bom dia Sr Raul, minhas rosas do deserto adoeceram, uma perdeu todas as folhas e os botões, outra apresentou manchas pretas e amarelas nas folhas e tb perdeu os botões, a que está aparentemente bem apresenta um tipo de fungo ou algo parecido bco e tb perdeu os botões. Passei óleo de neem mas não vi melhora, poderia me orientar. Obrigada

    • Bom dia Mara,

      Sim, talvez suas rosa-do-deserto estão sendo atacadas por fungos. Faça três pulverizações, semanais, com calda bordalesa.

      Deixe elas no sol e regue apenas quando a terra estiver seca.

      Isto irá solucionar esse problema.

      Abraços

  4. Olha como ela está

  5. Olá boa tarde minha rosa está com as folhas enroladas o q podem ser?

    • Ezequias,

      Pode ser uma deficiência de cobre ou molibdênio, nesse caso use o fertilizante Forth Cote na fórmula 15-09-12.

      Também pode ter sido atacada por tripes, causando essas deformações. Para combater esta praga use uma calda de fumo.
      Pique 50 g de fumo de corda e coloque num vidro com 1 litro de
      água durante 12 horas (se deixar mais tempo, fermenta), coe e
      diluia em 5 litros de água. Em seguida pulverize.

      Abraços

  6. Minha rosa do deserto está com verrugas o que ser?

  7. Tenho uma planta enxertada de rosa do deserto,e apresenta as verrugas no caldex o que será?

    • Leila,

      Sua rosa-do-deserto foi atacada por cochonilhas de carapaça. Pincele o tronco com óleo mineral ou vegetal ou
      de peixe e polvilhe a terra com carvão vegetal bem picadinho,
      junto com pitadas de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura.

      Estas medidas acabam com essa praga.

      Abraços

  8. Minha flor do deserto começou com caroços nas folhas e tronco e agora está morrendo. O que pode ser?!

    • Ângela,

      Esse sintoma dos caroços ou verruguinhas que aparecem formando um empolamento na superfície foliar, que resulta em uma estrutura oca saliente com a concavidade virada para a face inferior da folha, denunciam a presença de ácaros. Para combater esta praga, faça três pulverizações, semanais, com enxofre ou com calda sulfocálcica.

      Abraços

  9. bom dia, as folhas das minhas rosas do deserto estão ficando como se tivessem sendo machucadas na parte de baixo, amarelam e as vezes ficam secas. os brotos de flores que sairão apodreceram e cairão. ja borrifei vinagre, fumo, sabão e continuam do mesmo jeito. me ajude por favor.

    • Bom dia Maria,

      A rosa-do-deserto necessita de sol e de pouca regas. Pela sua descrição acho que pode ter sido afetada por uma doença fúngica.

      Faça três pulverizações com Forth Cobre e adicione ao solo onde elas estão plantadas, um punhado de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura, em seguida afofe superficialmente para penetrarem melhor.

      Abraços

  10. Bom dia,tenho duas rosas do deserto e ambas estão com problema. Primeiro os botões que brotaram apodreceu e caiu. E agora as folhas estão horríveis, algumas amarelam e caiem outras ficam manchadas e depois vão secando. Já tentei borrifar com sabão e vinagre, fumo e outros, mais não está adiantando. Me ajude por favor. Todas as folhas estão assim.

  11. Bom dia,tenho duas rosas do deserto e ambas estão com problema. Primeiro os botões que brotaram apodreceu e caiu. E agora as folhas estão horríveis, algumas amarelam e caiem outras ficam manchadas e depois vão secando. Já tentei borrifar com sabão e vinagre, fumo e outros, mais não está adiantando. Me ajude por favor.

    • Bom dia Sonia,

      A rosa-do-deserto precisa de sol e pouca regas. Pela sua descrição acho que pode ter sido afetada por fungos.

      Faça três pulverizações com Forth Cobre e adicione ao solo onde elas estão plantadas, um punhado de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura, em seguida afofe superficialmente para penetrarem melhor.

      Abraços

  12. Tentando enviar as fotos…

  13. Segue imagens…

  14. Olá boa tarde! Fiz o replantio da minha rosa do deserto, porém as folhas estão amarelando, ficando secas e caindo. Não sei se é normal devido ao replantio ou devido ao clima por estarmos no outono e alguns dias estão frios. Existem também alguns pontinhos pretos, não sei identificar se são locais onde as folhas secaram…
    Poderia me ajudar?

    • Olá Lucas,

      Pela sua descrição, (as fotos não chegaram até nós) pode ser um fungo. Faça três pulverizações, semanais, com calda sulfocálcica e coloque no solo do vaso cinzas de lenha, um punhado basta, livres de sal e/ou gordura.

      Ela vai melhorar!

      Abraços

  15. Olá Raul! Minha rosa do deserto está com as folhas apodrecendo, e as folhas murchas e amareladas. não sei oq posso fazer mais, me ajude por favor!!

  16. Olá Raul! Minha rosa do deserto está com as folhas apodrecendo e com as pontas das folhas amareladas, oq posso fazer?? Por favor me ajude, não sei mais oq posso fazer.

    • Olá Igor,

      A rosa-do-deserto precisa de um local muito bem ensolarado e o solo do vaso deve ser poroso e arenoso, para facilitar a drenagem.

      Faça pulverizações com calda sulfocálcica a cada 30 dias, pela tarde, quando o sol estiver mais fraco. Estas medidas irão fortalecer sua muda.

      Abraços

  17. Olá! Tudo bem? Recentemente comprei uma rosa do deserto, caudex bastante rígido e cheia de botões. De uns tempos pra cá eu notei algumas moscas brancas rondando ela, então eu apliquei uma solução feita de detergente, água sanitária e água pra ver se resolvia. As folhas começaram a dar uma amarelada com a ponta em um tom preto/cinza e por baixo levemente manchado com pontinhos mais escuros que a folha (meio verde escuro), ela perdeu quase todos os botões e os que ficaram estão com uma aparência de “queimados”. Você acha que ela pode ter algum problema fúngico ou pode ter sido culpa do produto que apliquei? Algumas folhas estão assim, mas o caudex continua muito firme.

    • Olá Vitória,

      Acho que esses sintomas estão relacionados com a água sanitária que você aplicou, mesmo sendo diluída com água. Mas, seguramente sua rosa-do-deserto irá se restabelecer com o tempo.

      Abraços

  18. .

  19. Minhas folhas estão assim. O que pode ser? Começa essa parte preta ao redor, ela fica meio amarelada também

    • Vitória,

      Pode ser uma doença fúngica conhecida como mancha-da-folha, ela se manifesta dessa maneira.

      Para controla-la retire e queime as folhas afetadas e faça três pulverizações, semanais, com Forth Cobre. Se persistir aplique o fungicida Mancozeb, seguindo as orientações da bula.

      Abraços

  20. Minhas folhas estão assim. O que pode ser?

  21. Boa tarde, minha RD está com todas as folhas enrugadas, inclusives as que estão nascendo. O que pode ser?

    • Bom dia Aya,

      São tripes, insetos pequenos e sugadores que causam, além das
      deformações nas folhas, enrolando-as, o desaparecimento da
      clorofila, formando manchas pálidas. Transmitem viroses e
      causam, nas pessoas, irritações na pele e nos olhos.

      Pode combater essa praga com calda de fumo. Pique 50 g de fumo de corda e coloque num vidro com 1 litro de água durante 12 horas (se deixar mais tempo, fermenta), coe e dilua em 5 litros de água. Em seguida pulverize. Pode repetir isto mais duas vezes, semanalmente.

      Abraços

  22. Olá Raul,
    Você sabe o que pode estar atacando essa planta da foto

    • Olá Carolina,

      Sim, é ferrugem, um tipo de fungo. Faça três pulverizações, quinzenais, com Forth Cobre. Isto irã controlar a doença.

      Abraços

  23. Aqui em casa nas folhas estão aparecendo nas folhas uma espécie de óleo e umas bolinhas marrom escuro. O que pode ser?

    • Ecidir,

      Essas bolinhas podem indicar cochonilhas de carapaça, para tratar isso polvilhe o solo com carvão vegetal bem picadinho, junto com pitadas de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura e passe nas bolinhas um cotonete embebido em óleo de neem, em cerveja, gasolina ou vinagre.

      Abraços

  24. Olá, minha rosa do deserto está nascendo com as folhas deformadas, de um dia para o outro apareceu essa mancha oleosa escura, e as demais folhas estão ficando amareladas.

    • Olá Lucas,

      Sua rosa-do-deserto está sendo atacada por ácaros, controle-os aplicando o inseticida Forth Defende. Siga as instruções da embalagem.

      Abraços

  25. Ola, gostei muito do site e também do conhecimento apresentado, no quesito duvidas, parabéns pela dedicação>
    Tenho uma rosa do deserto bem nova, mas ela apresenta as folhas enferrujadas e secas, mesmo as folhas novas. Gostaria de saber, se isso pode ser alguma doença ou é devido o periodo mesmo. Segue imagem.
    Agradeço a atenção.

    • Muito obrigado Willian, pelas suas considerações!

      As doenças das rosas-do-deserto são causadas pelo excesso de água e falta de drenagem. Quando as folhas são molhadas atraem fungos, que se instalam ocasionando essas manchas marrons e amareladas.

      Para combater essa doença fúngica faça três pulverizações, quinzenais, com Forth Cobre. Ele fortalecerá sua planta e ao mesmo tempo combaterá o fungo.

      Abraços

  26. Qual a adubação ideal para rosa do deserto

    • Adeilson,

      Para estimular a floração use o fertilizante Forth Rosa do Deserto. Ele é específico para essa planta.

      Abraços

  27. Minha flor do deserto edta om uma faixa amarelada na base do tronco. Ta to u.a como a outra que não tinha. O que devo fazer?

    • Dedier,

      A rosa-do-deserto deve ser cultivada em local ensolarado e aberto. As regas devem ser limitadas, aguardando o ressecamento do solo e nunca molhando a parte aérea.

      Esse amarelamento pode ser controlado fazendo pulverizações com o fertilizante Fulland. Elas devem ser feitas seguindo as recomendações da bula.

      Abraços

  28. Gostaria de saber o que são essas manchas nas folhas da minha rosa do deserto?

    • Súzan,

      Eu precisaria ver essas folhas, mas talvez possam ser ácaros. Eles atacam com frequência a rosa do deserto e podem ser combatidos com o inseticida natural a base do óleo das sementes do Neem, Forth Defende. Aplique-o seguindo as instruções da embalagem.

      Abraços

  29. Estou com duas plantas doentes aqui, uma delas, está com o caudex com partes amarelas e outra as folhas estão estranhas. Estou enviando a foto, se puderem ajudar fico muitíssimo grato.

    • Caudex

      • Folhas outra planta

      • Folhas outra planta.

    • Willian,

      Infelizmente suas fotos não chegaram até nós. Por favor, tente novamente.

      Abraços

  30. Minha Rosa do deserto está com as folhas preta. Por quê?
    E o que devo fazer?

    • Rutiele,

      Ela está com fumagina. Aparece em forma de uma camada escura e gordurosa, similar à fuligem e é causada por fungos que surgem nos excrementos de cochonilhas e pulgões.
      Lave as folhas com uma calda de sabão de coco e posteriormente pulverize três vezes, semanalmente,com óleo mineral a 1%.

      Abraços