Flor do deserto
A Rosa do Deserto torna-se muito atrativa pela beleza das flores e a forma do caule
A Rosa do Deserto (Adenium obesum), também chamada de Flor do Deserto, é uma planta perene e suculenta que produz deslumbrantes e grandes flores vermelhas e cor-de-rosa. Originária do Sul da África e da Península Arábica, torna-se cada dia mais procurada para ser cultivada no Brasil, onde tem atraído olhares e conquistado admiradores nas principais feiras de paisagismo e jardinagem do país.
Este arbusto suculento, com troncos muito grossos, apresenta folhas verdes brilhantes e ramos cinza lisos. Pode chegar a crescer até 3-4 metros de altura. As flores, que crescem em aglomerados, apresentam pétalas tubulares na base e extremidades alargadas. Reproduz-se melhor através de enxertos, uma que vez que a polinização não é muito eficaz. Ela cresce bem tanto em jardins exteriores, quanto em vasos para ambientes internos, quando se deve tomar toda a precaução com a drenagem.
A Rosa do Deserto torna-se muito atrativa pela beleza das flores, mas também pela forma pouco comum do caule muito desenvolvido na base, para que possa suportar fortes ventos e acumular água. Habituadas ao clima do deserto, também se adaptam e se desenvolvem bem em países tropicais. Ela necessita de plena luz solar e é tolerante ao calor. O solo deve ter drenagem rápida, uma vez que o apodrecimento da raiz e do tronco são doenças comuns.
É recomendado fertilizar as plantas a cada duas semanas durante a primavera, especialmente quando as mesmas são jovens. Durante a primavera deve-se regar regularmente, mas durante o inverno o solo deve permanecer seco.
Normalmente esta planta irá florescer muito pouco tempo depois que é plantada, o que vai se repetir duas vezes ao ano, sendo a primeira na primavera e a segunda no final do verão ou começo do outono. De vida longa, a Flor do Deserto tem beleza realmente marcante, com apaixonados e colecionadores por todo o mundo.
Formada em Engenharia agronômica, pela Escola de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ-USP e em Direito, pela Instituição Toledo de Ensino.
Tem pós graduação em Gestão Ambiental, pela ESALQ-USP e em Técnicas de Treinamento em Engenharia Agrícola, pela Sociedade Agrícola Alemã.
Desenvolve projetos de paisagismo, tendo experiência como proprietária da empresa Estado de Sítio Paisagismo, como professora universitária da disciplina e na direção de Horto Florestal , além de atividades de extensão na área ambiental e como colunista do tema.
Minha rosa do deserto não se desenvolve
Darcy,
Faça uma adubação com 200 gramas de torta de algodão e também use o fertilizante FORTH Rosa do Deserto, ele é apropriado para essa planta.
Abraços
Olá!!!
A minha rosa do deserto começou a nascer com as folhas enrugadas. Antes elas eram grandes e lisas, agora nascem pequenas e enrugadas. Verifiquei e não há bicho nas folhas. O que pode ser?
Obrigada!!
Olá Laura,
Pode ser uma infestação de tripes. São insetos pequenos e sugadores que causam, além das deformações nas folhas, enrolando-as, o desaparecimento da clorofila, formando manchas pálidas.
Para combater essa praga, use o Forth Inseticida, ele é muito eficaz.
Abraços
Ola mestre! Agradeço novamente o apoio, que Deus derrame toda sorte de benção sobre voce e sua familia!
Irei fazer uma poda em uma rosa do deserto, minha duvida é no pós-poda. Após a poda devo mante-la no sol? Em caso de chuva como procedo com a rosa podada? Devo utilizar algum tipo de fertilizante pós poda?
Obrigado!!!
Olá Willian,
Obrigado pelo carinho, meu amigo!
Faça essa poda com a ajuda de um estilete, cortando em diagonal e pulverizando com canela em pó cada corte. Os corte devem ser iguais, deixando os ramos na mesma altura.
Após a poda a muda deve ficar no sol, a luz solar estimulará novas brotações e pode ser adubada com o fertilizante Forth Rosa Do Deserto, seguindo as instruções do fabricante.
Abraços
Boa noite! Minha rosa do deserto está com as folhas amarelas e caindo. O que pode ter acontecido?
Bom dia Fernanda,
Esse sintoma pode indicar excesso da água nas irrigações e também falta de sol.
Outro fator para essa ocorrência é uma deficiência nutricional, especialmente de nitrogênio. Neste caso faça uma adubação com borra de café e/ou torta de mamona ou de algodão.
Abraços
Ganhei uma rosa do deserto, ela tinha uma flor e ela caiu e depois as folhas foram ficando amareladas e caindo,troquei de vaso pq era bem pequeno e agora as folhas estão ficando pretas e até as que estavam nascendo já está aparecendo uma pontinha preta,está muito frio aqui aonde moro,não sei o que fazer aonde deixo a planta em dias frios e chuvosos?
Sara,
A rosa-do-deserto não deve ser regada em demasia, tampouco precisa molhar as folhas quando irriga a muda. O solo do vaso deve permanecer enxuto e em local ensolarado.
As folhas amarelas podem indicar deficiência de nitrogênio e as pontas pretas nelas falta de cálcio. Faça uma adubação com farinha de ossos, cascas de ovos bem trituradas e torta de mamona.
Caso em dois meses não melhorar, deverá aplicar o fungicida Captan, pulverizando a muda.
Abraços
Minha planta está com essa coloração no verso da folha, oq pode ser ?
Higor,
Acho que essa coloração no verso das folhas é uma característica dessa rosa-do-deserto.
Abraços
Raul boa tarde, espero te encontrar com muita saude.
Duas de minhas rosas do deserto estão com as folhas engrossadas nas bordas e começando a enrugar; Pode me ajudar a entender o problema ?
Desde já agradeço a atenção e te parabenizo pelo blog e toda atenção que dá aos necessitados.
Att
Boa tarde Marcelo,
Isto pode ser um sintoma de ataque de tripes. São insetos pequenos e sugadores que causam, além das deformações nas folhas, enrolando-as, o desaparecimento da clorofila, formando manchas pálidas.
Para combater isto use uma calda de fumo.
Pique 50 g de fumo de corda e coloque num vidro com 1 litro de
água durante 12 horas (se deixar mais tempo, fermenta), coe e
dilua em 5 litros de água. Em seguida pulverize, repetindo esta pulverização três vezes, semanalmente. Tome o cuidado de molhar as duas caras das folhas.
Abraços
Boa noite
O q fazer com minha rosa do deserto.
Boa noite
Preciso de uma informação .
Minha rosa do deserto de uma hora pra outra apareceu umas manchas embaixo das folhas.
E isso pegou em outras também .
Bom dia Dulce,
Sua rosa-do-deserto foi infestada por um fungo, a ferrugem.
Faça três pulverizações, semanais, com Forth Cobre, tomando o cuidado de empapar as duas caras das folhas.
Abraços
Olhando por cima parece estar tudo bem com a planta. Mas embaixo das folhas estão cheias disso. Espalhou pra todas que tenho em casa. Moro em Salvador e o clima aqui está meio louco, chove e faz sol várias vezes durante o dia. Isso já tem mais de um mês assim.
Segue foto, primeira não saiu.
Bom dia grande Raul! Todas minhas rosas do deserto estão com essas manchas embaixo das folhas. O que pode ser?
Boa tarde Fabian,
Embora as rosa-do-deserto gostem de umidade, as folhas constantemente molhadas, especialmente em uma atmosfera estagnada ou em um meio de envasamento mal ventilado, sempre causam problemas.
Eu recomendo três pulverizações, semanais, com Forth Cobre, tomando o cuidado de que elas alcancem as folhas por baixo e por cima.
Isto acaba com problemas ocasionados por fungos.
Abraços
Obrigado por reservar um pouquinho do seu tempo pra me ajudar. Já vou inciar o tratamento das plantas. Abraços!
Você merece, Fabian!
Abraços
Raul, agora consegui a foto.
Obrigado
Minha roda do deserto está brotando após um período de frio e chuvas intensas quando perdeu todas as folhas. Algumas folhas novas estão vindo enrugadas. O que pode ser?
André,
Sua rosa-do-deserto foi atacada por tripes. São insetos pequenos e sugadores que causam, além dessas deformações nas folhas, enrolando-as, o desaparecimento da clorofila, formando manchas pálidas.
Para combater essa praga use calda de fumo.
Pique 50 g de fumo de corda e coloque num vidro com 1 litro de
água durante 12 horas (se deixar mais tempo, fermenta), coe e
dilua em 5 litros de água. Em seguida pulverize, repetindo mais duas vezes, semanalmente.
Abraços
Bom dia , Você pode me ajudar,minha rosa do deserto estava linda ,agora começou a ficar com as folhas amarelas com umas pintadinha, parecendo uns bichinhos,o que devo fazer ?
Boa tarde Luana,
É difícil imaginar o que está atacando sua rosa-do-deserto, mas se você viu alguns bichinhos, pode combate-los com o inseticida Forth Defende, ele é desenvolvido a partir de sementes de neem e é muito eficaz no controle de uma série de pragas.
Abraços
Bom dia , Você pode me ajudar,minha rosa do deserto estava linda ,agora começou a ficar com as folhas amarelas com umas pintadinha, parecendo uns bichinhos,o que devo fazer ?
Obrigada pela atençao e cuidado com nossas plantinhas. Fica bem.
Você merece, Laura!
Raul,
desde já , parabéns pelas respostas!
Minha rosa do deserto está com gomose. O que devo aplicar?
Rogério,
Como tratamento curativo recomendo o pincelamento dos troncos com pasta bordalesa.
Abraços
Mais
Mais
Bom dia Laura,
Sim, sua rosa-do-deserto foi infestada por ácaros e também por um fungo, a ferrugem.
Faça três pulverizações, semanais, com Forth Enxofre, isto irá controlar os dois problemas.
Abraços
Obrigada pela atençao e cuidado com nossas plantinhas. Fica bem.
Olá boa tarde…
É minha primeira RD e está deste jeito.
O que devo fazer Raul?
Boa tarde Flávia,
Se não for regas excessivas, pode ser deficiência de nitrogênio, isto leva ao amarelecimento e queda subsequente das folhas inferiores. Normalmente, uma planta com baixos níveis de nitrogênio terá caules nus com tufos de folhas pequenas e rígidas nas extremidades.
Recomendo:
– Retirar as folhas afetadas, deixando apenas as mais novas;
– Deixar a muda em local ensolarado;
– Regar quando a terra estiver enxuta;
– Adubar com borra de café, torta de mamona e cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura.
Isto irá melhorar sua rosa-do-deserto!
Abraços
olá, minha rosa mantem poucas folhas porque ela amarelam e secam começando da ponta e caem, nao consigo identificar nenhuma praga (visivel)
tentando mandar a foto
fica assim
mais de perto rs
Olá Bruno,
Isto é causado por uma doença fúngica aliado com ácaros.
Trate isto pulverizando três vezes, semanalmente, com enxofre e alternando com outras três de calda sulfocálcica.
Abraços
Oii boa tarde queria tirar uma dúvida… Minha rosa do deserto está com as folhas manchadas em baixo mesmo as que não estão queimadas.. eu não sei o que fazer
Oii boa tarde queria tirar uma dúvida… Minha rosa do deserto está com as folhas manchadas em baixo mesmo as que não estão queimadas.. eu não sei o que fazer
Oi Camila,
Isto pode ser um sintoma de míldio. As folhas novas mostram manchas pardas de forma irregular. A doença surge em temperaturas amenas e umidade muito alta, deixando as folhas secas e quebradiças.
Faça três pulverizações, quinzenais, com Forth Cobre.
Abraços
Amei seu blog como vi que nao havia uma sequencia de mes e ano estou mandando novamente meu pedido de help.
A rd da minha mae esta desse jeito nao sei se é acaro, antracnase ou outro fungo gostaria muito da sua ajuda.
Segue fotos
Oque pode causar isso…tem muitos bichinho bem pequenos e preto dentro das flores quando eu vou pegar eles pula…minhas flores está alastrada dele …e os botões novos todos ficam torto aprodece e vai
Welita,
Seguramente são pulgões os que estão atacando sua rosa-do-deserto. Faça uma calda de Alho.
Esmague 4 dentes de alho, coloque em 1/2 litro de água junto com três colheres de detergente de coco e uma pimenta malagueta bem triturada e deixe descansar por 12 dias. Depois desse período, acrescente 5 litros de água, misture e pulverize sobre a muda. Repita isto após 15 dias.
Sua rosa-do-deserto ficará bem!
Abraços
O que pode ser????
Olha a outra RD como está
Me ajude minha RD esta com o caldex com manchas amareladas. NÃO sei o q fazer
Duda,
Essas manchas indicam uma doença fúngica ocasionada, provavelmente, por excesso de regas e/ou falta de sol. Para controlar este problema polvilhe no solo do vaso, onde ela está plantada, uma camadinha de 2 centímetros de carvão bem picadinho junto com 50 gramas de calcário dolomítico e em seguida afofe para que isto penetre melhor.
Nas manchas amarelas passe calda bordalesa.
Abraços
Boa tarde…oq poderia ser isto? Doença? Inseto?
Boa tarde João Victor,
É uma doença, a Phragmidium mucronatum, conhecida vulgarmente como ferrugem.
É aconselhável não molhar a folhagem e fazer uma adubação potássica, dissolvendo 10 g de cloreto de potássio em 1 litro de água, regando sua muda. Repetir isto mais duas vezes a cada 10 dias. Também faça três pulverizações, semanais, com Forth Cobre.
Sua planta irá sarar!
Abraços
Muito obrigado Raul. Abraços
Você merece, João Victor!
Abraços
Olá, bom dia! Veja na foto como está minha rosa do deserto.
As folhas estão ficando amareladas e caindo. Atrás de algumas folhas tem uma coloração rosada. É norma, ou tem algo errado?
Bom dia Carol,
Sua rosa-do-deserto foi atacada por ácaros. Para combate-los aplique Forth Acaricida e por causa da reflexão da luz, uma camada fina de casca de arroz, no vaso também os inibe.
Abraços
Muito obrigada pelo auxílio, Sr Raul.
Vou começar a trata-la.
Abraços.
Ótimo Carol!
Abraços
Boa noite, tenho uma rosa do deserto e começou a aparecer algo parecido com verrugas brancas no caule dela, o que devo fazer?
Bom dia Isadora,
As verruguinhas que aparecem formando um empolamento na superfície foliar, que resulta em uma estrutura oca saliente com a concavidade virada para a face inferior da folha, indicam a presença de ácaros. Para combate-los faça pulverizações com Forth Acaricida. Também por causa da reflexão da luz, uma camada fina de casca de arroz, no vaso, os inibe.
Abraços
Mais uma tentativa de enviar a foto..rs