Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Flor do deserto

A Rosa do Deserto torna-se muito atrativa pela beleza das flores e a forma do caule

Flor do Deserto

A Rosa do Deserto (Adenium obesum), também chamada de Flor do Deserto, é uma planta perene e suculenta que produz deslumbrantes e grandes flores vermelhas e cor-de-rosa. Originária do Sul da África e da Península Arábica, torna-se cada dia mais procurada para ser cultivada no Brasil, onde tem atraído olhares e conquistado admiradores nas principais feiras de paisagismo e jardinagem do país.

Este arbusto suculento, com troncos muito grossos, apresenta folhas verdes brilhantes e ramos cinza lisos. Pode chegar a crescer até 3-4 metros de altura. As flores, que crescem em aglomerados, apresentam pétalas tubulares na base e extremidades alargadas. Reproduz-se melhor através de enxertos, uma que vez que a polinização não é muito eficaz. Ela cresce bem tanto em jardins exteriores, quanto em vasos para ambientes internos, quando se deve tomar toda a precaução com a drenagem.

A Rosa do Deserto torna-se muito atrativa pela beleza das flores, mas também pela forma pouco comum do caule muito desenvolvido na base, para que possa suportar fortes ventos e acumular água. Habituadas ao clima do deserto, também se adaptam e se desenvolvem bem em países tropicais. Ela necessita de plena luz solar e é tolerante ao calor. O solo deve ter drenagem rápida, uma vez que o apodrecimento da raiz e do tronco são doenças comuns.

Flor do Deserto

É recomendado fertilizar as plantas a cada duas semanas durante a primavera, especialmente quando as mesmas são jovens. Durante a primavera deve-se regar regularmente, mas durante o inverno o solo deve permanecer seco.

Normalmente esta planta irá florescer muito pouco tempo depois que é plantada, o que vai se repetir duas vezes ao ano, sendo a primeira na primavera e a segunda no final do verão ou começo do outono. De vida longa, a Flor do Deserto tem beleza realmente marcante, com apaixonados e colecionadores por todo o mundo.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

943 Comments

  1. Descubra como ter Rosas-do Deserto lindas e saudáveis que florescem o ano todo.

    Pare de sofrer com pragas e doenças ou quebrando a cabeça se sua Rosa-do Deserto não floresce, com o Manual você irá aprender a cultivar do zero mesmo que nunca tenha cultivado.

    Link da cultivo da Rosa do Deserto e saiba como:

    https://bit.ly/AprendaCultivarRosadoDeserto

    • Débora, muito obrigado pela informação!

      Abraços

  2. Minha rosa deserto estão com a folhas amarelas e outras com pontinhos brancos.e nascem com folhas deformadas.

    • Samuel,

      Esse sintoma indica uma infestação de ácaros ou de tripes.

      Combata essas pragas com calda de fumo.

      Pique 50 g de fumo de corda e coloque num vidro com 1 litro de
      água durante 12 horas (se deixar mais tempo, fermenta), coe e
      diluir em 5 litros de água, em seguida pulverize e repita isto mais duas vezes, semanalmente. Faça também uma adubação com torta de mamona.

      Abraços

  3. Boa tarde Raul! Estou tendo problemas com ácaros! Já usei água sanitária, leite de vaca, barragem, detergente e nada resolveu. O que posso usar para acabar com os ácaros?

    • Bom dia Enes,

      Combata esses ácaros pulverizando com enxofre ou com calda sulfocálcica (cal virgem + enxofre). – Por causa da reflexão da luz, uma camada fina de casca de arroz, nos canteiros, também os inibe.

      Abraços

  4. Boa tarde.
    Minha rosa do deserto está com folhas murchando e caindo posteriormente. Verifiquei que o peciola da folha escore em seguida a folha murcha e cai.

    • Bom dia Cristiane,

      Seguramente sua muda foi atacada por um fungo. Faça três pulverizações, semanais, com Forth Cobre e adicione no solo, onde esta plantada, 1/2 kg de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura (podem ser de lareira, padaria ou pizzaria), em seguida revolva superficialmente e regue moderadamente.

      Abraços

  5. Minhas rosas do deserto estão com essas manchas e murchando as folhas, o quê poderá ser e como proceder?

    • Stanley,

      Sua rosa-do-deserto foi infestada por um fungo, a Alternaria.

      Pulverize com Forth Fungicida as folhas até o ponto de escorrimento da calda sobre a planta, evitando os horários mais quentes do dia. Para um melhor desempenho, a aplicação de ser repetida três vezes, a cada 15 dias.

      Abraços

  6. boa tarde, minhas RD estão com as folhas desse jeito, o que pode ser?

    • Bom dia Gisley,

      Ela está sofrendo uma deficiência nutricional, especialmente de nitrogênio e cálcio.

      Adube-a com 150 gramas de farinha de ossos e 200 gramas de torta de mamona.

      Abraços

  7. Olá tudo bem ? Você poderia me ajudar no diagnóstico dessa rosa do deserto ?

    Ela ficou um tempo em um vaso inapropriado sem drenagem, ela ficou com varia partes podres, nos galhos, uma folha na ponta de cada galho com a pontinha amarelada e no caudex ficou uma umas mancas pardas amareladas, é algum tipo de virus ? Me falaram que pode ser o mosaico ? Ela voltou a brotar novamente agora.

    • Olá Fernando,

      O mosaico é um vírus que desenha riscas amarelas continuas e sinuosas nas folhas. Acho que, pela sua descrição, não é o caso.

      O mais provável é uma podridão causada por um fungo, o Phytophthora. Aconselho tirar as partes podres com uma faca bem afiada até eliminar totalmente os pontos escuros e, em seguida, polvilhar canela nos cortes. Deixe a muda fora da terra durante 6 dias e depois plante-a novamente em um novo substrato arenoso.

      Abraços

  8. Qual é essa deficiência?

  9. Qual deficiência a minha rosa do deserto tem??

    • Laisa,

      Essas manchas são um sintoma de oídio. Com temperaturas suaves e umidade alta, esse fungo aparece em ambas as faces da folha, revestindo-a com uma poeira cinzenta. Ataca principalmente as brotações que recebem menos sol e quando há deficiência de zinco.

      Para controlar essa doença faça três pulverizações, semanais, com Forth Enxofre e uma adubação com torta de algodão.

      Abraços

  10. Minhas rosas do deserto estão enrolando as folhas

    • Rosirlene,

      Suas rosas-do-deserto foram atacadas por tripes. Eles são insetos pequenos e sugadores que causam, além das deformações nas folhas, enrolando-as, o desaparecimento da clorofila, formando manchas pálidas.

      Para acabar com essa praga use uma calda de Santa-Maria.

      Macere 200 g de erva-de-santa-maria num litro de água fria durante 2 horas; depois de espremer o sumo do bagaço, dilua em 5 litros de água e pulverize. Repita essa aspersão mais duas vezes, semanalmente.

      Abraços

      • Obrigada, Deus lhe abençoe

        • Você merece, Rosirlene!

          Abraços

  11. Minhas rosas do deserto estão enrolando as folhas e calcificando os botões

  12. Olá! Minas Rosas do deserto foram atacadas por um pouco de colchonilha, não foi uma grande infestação. Tratei com sabão de coco e oleo mineral tem duas semanas e sigo sempre de olho. Porém agora as folhas que estavam verdes estão amarelando como na foto, em todas as 5 plantas. Estou preocupada porque polinizei uma delas que está com os pequenos bulbos se desenvolvendo e não queria perder. O que pode ser? Fungo, nutrição?

    • Olá Indira,

      Sim, podem ser fungos. Para acabar com eles pulverize três vezes, semanalmente, com Forth Cobre e adube com três colheres de torta de algodão e um punhado de cinzas de lenha livres de sal e gordura (podem ser de lareira, padaria ou pizzaria), em cada uma das 5 plantas.

      Abraços

  13. Boa noite, adoro rosas do deserto. Comprei essa e está apresentando as folhas esbranquiçadas. Deve ser fungo gostaria de saber o que colocar?

    • Bom dia Eloisa,

      Sim, é um fungo conhecido como oídio. Com temperaturas suaves e umidade alta, esse fungo aparece em ambas as faces da folha, revestindo-a com essa poeira cinzenta.

      Pulverize três vezes, semanalmente, com uma solução feita
      com 10% de leite azedo e 90% de água pura, alternando com outras três feitas com Forth Enxofre.

      Abraços

  14. Minha rosa do deserto está com essas manchas na folha. Pensei que era excesso de água. aí tirei terei areia para ver as raízes mas não estavam podres.

    • Samuel,

      Essas manchas nas folhas de sua rosa-do-deserto (Adenium obesum) são causadas ​​pela doença fúngica, mancha foliar de antracnose.

      Faça três pulverizações, semanais, com o fertilizante Forth Solúveis Produtivo. A fórmula garante uma fonte alta de Potássio, necessário para criar defesas contra esse fungo, além de fornecer Nitrogênio e micronutrientes. Alterne essa operação com outras três feitas com Forth Cobre, ele supre as necessidades de cálcio, cobre e enxofre.

      Isto irá revigorar sua muda!

      Abraços

  15. Sr Raul!

    Que nosso Senhor continue a derramar bençãos infinitas sobre você e sua familia!!!
    Removi estas folhas de uma das minhas rosas deserto, o que poderia ser o problema. Moro no interior de São Paulo.
    Abraços desde ja agradeço o compartilhamento de sua experiencia.

    • Amém, Willian,

      Sua planta foi contaminada por um tipo de ferrugem.

      Proceda da seguinte maneira:

      – Corte as folhas afetadas com um estilete deixando a muda totalmente desnuda;
      – Exponha a planta ao sol;
      – Pulverize-a 3 vezes com Cupro Dimy, semanalmente;
      – Adicione ao solo do vaso o equivalente a um copo de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura e afofe para uma melhor penetração.
      – Suspenda as regas até surgir novas brotações. Nunca molhe as folhas.

      Abraços

  16. Olá Raul, como vai? Você pode me ajudar? A minha rosa do deserto está doente e eu tenho tentando encontrar a solução, no entanto, tem se mostrado difícil.

    Desde já agradeço!

    • Olá Gustavo,

      Sua rosa-do-deserto (Adenium obesum) está com cochonilhas de carapaça e fungos.

      Pulverizar as folhas com óleo mineral ou vegetal ou de peixe, alternando com outras feitas com Forth Cobre. Três de cada, semanalmente.

      Isto irá devolver o verdor de sua muda!

      Abraços

      • Gratidão Raul. Muito obrigado!

        • Você merece, Gustavo!

          Abraços

  17. Tem uns carocinhos no caudex das minhas rosas do deserto o que será?

    • Maria,

      Pode ser um sintoma de ácaros. Combata-os com um chá-de-coentro.

      Com um punhado de folhas, prepare um chá e, depois de frio,
      pulverizar as plantas. Repita esta operação mais duas vezes, semanalmente.

      Se forem estes aracnídeos os responsáveis pelos carocinhos, este chá irá extermina-los.

      Abraços

  18. Olá, alguém pode me ajudar, minha flor do deserto está com as filhas meio rosadas, pequenas e agora com manchas brancas, ebó caule está meio mole, fiz a poda dela já tem um tempo, apliquei muito depois o enxofre, está indo bem, agora está assim

    • Olá Marcia,

      Eu posso ajudar. Talvez um ataque de tripes esteja afetando sua rosa-do-deserto, pelo menos é o que indica as manchas rosadas. Já o oídio aparece com manchas cinzentas.

      Pulverize três vezes, semanalmente com calda de fumo.
      Pique 50 g de fumo de corda e coloque num vidro com 1 litro de
      água durante 12 horas (se deixar mais tempo, fermenta), coe e
      dilua em 5 litros de água.

      Abraços

  19. Mais fotos. Elas ficaram assim, com aspecto alaranjado.

  20. Enviando mais fotos

  21. Ola, preciso de ajuda…tenho umas rosas do deserto que ckmeçaram a amarelar as folhas mais novas e depois as demais. Esse amarelamento foi para o galho e depois ate o caldex. O que pode ser isso?

    • Olá Raquel,

      O amarelecimento nas folhas da rosa-do-deserto (Adenium obesum) é causado ​​por uma doença fúngica, a mancha foliar de antracnose.

      Recomendo:

      – Melhorar a drenagem dos vasos e polvilhar carvão bem picadinho na terra deles;
      – Posicionar as mudas em local ensolarado;
      – Regar menos;
      – Pulverizar três vezes, semanalmente, com o fertilizante Forth Solúveis Produtivo. A fórmula garante uma fonte alta de Potássio, necessário para criar defesas contra esse fungo, além de fornecer Nitrogênio e micronutrientes. Alterne com outras três feitas com Forth Cobre, ele supre as necessidades de cálcio, cobre e enxofre.

      Este tratamento revitalizará suas mudas.

      Abraços

  22. Boa noite ,estou com uma muda de RD apresentando manchas vermelhas no verso das folhas só que quando crescem ela fica verde normal ,estava com ácaros a alguns dias mais tratei , como sou iniciante no cultivo (apenas hobby ) estou na dúvida se pode ser vírus mosaico , ela foi germinada em um vaso junto com outra a outra não apresenta sintomas , se for o vírus como devo proceder com a que apresenta o vírus e com a que não apresentou mais está no menso vaso só que um pouco distante uma da outra,desde já agradeço .

    • Bom dia Aluska,

      Não acredito que seja o vírus mosaico, pelo menos ele não se manifesta com manchas vermelhas. Talvez algum fungo a esteja atacando, nesse caso faça três pulverizações, semanais, com Forth Cobre.

      Abraços

  23. Boa Tarde, estou com algumas plantas do tipo ROSAS DO DESERTO e estou morando em um apartamento, onde, existe pouco incidência sol, teria como utilizar as luzes artificiais, como por exemplo lâmpadas em LED com as cores vermelha e azul

    • Boa tarde Juscelino,

      A utilização de lâmpadas LED, com luz de cor azul, estimula a absorção do gás carbônico. São as mais indicadas.

      Abraços

  24. Olá! Moro na região sul… minha rosa está toda manchada. Começou o inverno e ela ficou assim. O que devo fazer?

    • Olá Daiane,

      Essas manchas podem ser um sintoma de antracnose, uma doença fúngica.

      Para combater essa moléstia, proceda da seguinte maneira:

      – elimine, na medida do possível, as folhas com manchas;
      – Ao regar no molhe a folhagem;
      – Faça três pulverizações, semanais, com o fertilizante Forth Solúveis Produtivo. Essa fórmula garante uma fonte alta de Potássio, necessário para criar defesas contra esse fungo, além de fornecer nitrogênio e micronutrientes;
      – Alterne essas pulverizações com outras três, feitas com Forth Cobre, ele supre as necessidades de cálcio, cobre e enxofre.

      Depois desses tratamentos nos participe sobre os efeitos conseguidos.

      Abraços

  25. Moro na região sul… minha rosa está assim! O que devo fazer?

  26. Sr Raul
    Queria novamente sua ajuda

    • As folhas mais claras manchadas

      • Essa ja é outra

    • Bom dia Aline,

      Sua rosa-do-deserto foi infestada por ácaros. Para combater essa praga use cebola.
      Esmague a cebola e junte uma quantidade igual de água; coe a mistura e use o líquido resultante para pulverizar três vezes, semanalmente. Enterre essa polpa amassada no vaso.

      Alterne essas aplicações com outras feitas com 1 colher de sopa de farinha de trigo em 1 litro de água e pulverize as folhas, isto também é também eficaz.

      Abraços

      • Preciso tirar ela do sol?
        Muito obrigada ☺️

        • Não Alinne,

          Deixa ela em local bem ensolarado.

          Abraços

  27. Boa tarde, está é a minha primeira e única rosa do deserto, comprei ela bebe e já está deste tamanho, ela da muitas flores mas desde que mudou o tempo ela está estranha com um tom amarronzado e amarelo e as folhas está com uma crosta estranho o que devo fazer? Eu nunca adubei e quando troquei ela para um vaso maior utilizei terra adubada q se compra em loja de plantas e só… Pode me ajudar a cuidar melhor da minha bebê?

    • Bom dia Ruth,

      Essa crosta pode ser um sintoma de uma doença fúngica, a crosta-marrom, ela é ocasionada pelo fungo Apiosphaeria guaranitica e surge com aspecto ceroso, em ambas as faces das folhas, inicialmente amarela, tornando-se depois marrom. Ocorre queda prematura da folhagem, impedindo a floração normal da planta.

      Você pode combater essa doença pulverizando três vezes, semanalmente, com Forth Enxofre e adicionando ao solo, onde ela está plantada, um punhado de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura, podem ser de lareira, padaria ou pizzaria.

      Abraços

  28. O caule da minha Rosa do deserto ainda tá com caule comprimido e Alto como faço pra engrossar ela.

  29. Minha rosa do decerto tá com a ponta da folha seca o que faço ela ainda não floriu .

    • Rose,

      Faça uma adubação com farinha de ossos e o fertilizante Forth Rosa do Deserto.

      Ela irá recuperar!

      Abraços

  30. Boa noite minha RD esta com folhas amarelas e caudex murcho depois que eu transplantei oq eu faço?

    • Marcia,

      Tente fazer uma adubação com o fertilizante Forth Rosa Do Deserto. Use uma dose menor da que indicada pelo fabricante e posicione a muda em um local onde receba o sol da manhã.

      Abraços

Secured By miniOrange