Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Flor do deserto

A Rosa do Deserto torna-se muito atrativa pela beleza das flores e a forma do caule

Flor do Deserto

A Rosa do Deserto (Adenium obesum), também chamada de Flor do Deserto, é uma planta perene e suculenta que produz deslumbrantes e grandes flores vermelhas e cor-de-rosa. Originária do Sul da África e da Península Arábica, torna-se cada dia mais procurada para ser cultivada no Brasil, onde tem atraído olhares e conquistado admiradores nas principais feiras de paisagismo e jardinagem do país.

Este arbusto suculento, com troncos muito grossos, apresenta folhas verdes brilhantes e ramos cinza lisos. Pode chegar a crescer até 3-4 metros de altura. As flores, que crescem em aglomerados, apresentam pétalas tubulares na base e extremidades alargadas. Reproduz-se melhor através de enxertos, uma que vez que a polinização não é muito eficaz. Ela cresce bem tanto em jardins exteriores, quanto em vasos para ambientes internos, quando se deve tomar toda a precaução com a drenagem.

A Rosa do Deserto torna-se muito atrativa pela beleza das flores, mas também pela forma pouco comum do caule muito desenvolvido na base, para que possa suportar fortes ventos e acumular água. Habituadas ao clima do deserto, também se adaptam e se desenvolvem bem em países tropicais. Ela necessita de plena luz solar e é tolerante ao calor. O solo deve ter drenagem rápida, uma vez que o apodrecimento da raiz e do tronco são doenças comuns.

Flor do Deserto

É recomendado fertilizar as plantas a cada duas semanas durante a primavera, especialmente quando as mesmas são jovens. Durante a primavera deve-se regar regularmente, mas durante o inverno o solo deve permanecer seco.

Normalmente esta planta irá florescer muito pouco tempo depois que é plantada, o que vai se repetir duas vezes ao ano, sendo a primeira na primavera e a segunda no final do verão ou começo do outono. De vida longa, a Flor do Deserto tem beleza realmente marcante, com apaixonados e colecionadores por todo o mundo.

Formada em Engenharia agronômica, pela Escola de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ-USP e em Direito, pela Instituição Toledo de Ensino.
Tem pós graduação em Gestão Ambiental, pela ESALQ-USP e em Técnicas de Treinamento em Engenharia Agrícola, pela Sociedade Agrícola Alemã.
Desenvolve projetos de paisagismo, tendo experiência como proprietária da empresa Estado de Sítio Paisagismo, como professora universitária da disciplina e na direção de Horto Florestal , além de atividades de extensão na área ambiental e como colunista do tema.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

211 Comments

  1. Minha rosa do deserto está apresentando manchas secas nas folhas. Não vi sinal de ácaro. Ela fica exposta ao sol de manhã até o entardecer e rego com pouca água duas vezes. O local é quente.
    O que poderia ser. Obrigada.

  2. Veja outra foto, as folhas amarelas ao fundo e as novas irrugadas.
    Esta planta toma 5 horas de sol por dia.

  3. Boa tarde
    Tenho 2 RD jovens. Uma delas estava florida, mas começou a dar algumas pintas nas folhas e ficarem amareladas. Agora estou percebendo que além disso as folhas verdes estão ficando irrugadas. Estou com medo dela morrer e da doença passar para a outra planta sadia. Você pode me ajudar?

    • Olá Liliene,

      As imagens mostram ataque da mancha-da-folha (Alternaria). Para controlar esta doença fúngica, retire as folhas afetadas e pulverize três vezes com Forth Cobre, semanalmente.

      Abraços

  4. olá Boa tarde tenho uma rosa do deserto e ela está com algumas folhas amarelando até mesmo as folhas novas pode me ajudar por favor

    • Posso sim, Giovana,

      Ela foi atacada por um fungo, possivelmente ferrugem (Sphenospora). As folhas contaminadas devem ser eliminadas. É aconselhável não molhar a folhagem e fazer uma adubação potássica, dissolvendo 50 g de cloreto de potássio em 5 litros de água e regar a rosa do deserto. Repetir isto mais duas vezes a cada 10 dias. Paralelamente pulverize três vezes, semanalmente, com enxofre Dimy.

      Abraços

    • notei tbm q alguma folhas estão esbranquiçadas pode me ajudar por favor

      • Sim, Giovana,

        O tratamento para sua planta é o que foi descrito há pouco. Siga essas instruções para que a planta melhore.

        Abraços

  5. Olá Raul,
    tenho uma rosa do deserto que tem a aparência saudável, mas de uns meses pra cá ela perdeu muitas de suas folhas, restando apenas grupos nas pontas dos caules.
    Elas amarelam e caem.
    No entanto, as folhas da ponta tem bom aspecto. Esses dias ela até voltou a florir.
    Como posso cuidar dela para que voltem a nascer folhas?

    • Olá Julia,

      Pela foto vejo que ela vive em um local interno ou, pelo menos, longe do sol pleno. Este é um requisito indispensável para o cultivo do Adenium obesum. O sol é indispensável para seu bom desenvolvimento.

      Abraços

      • Oi Raul, na verdade não.
        Eu coloquei ela aí só pra tirar a foto. Tava um contra-luz difícil de fotografar.
        Ela vive na minha janela pegando em torno de 4 a 5 horas de sol por dia.

        • Oi Julia,

          Nesse caso há uma necessidade de adubação específica para ele.

          Recomendo o fertilizante Plantafol na fórmula 10.54.10

          Ele ira deixa-lo mais compacto e menos estiolado.

          Abraços

  6. Bom dia Sr. Raul.. semana passada tive que sacrificar um filha minha. Não consegui controlar essa praga. Essa semana uma nova filha está apresentado esses sintomas parece ácaro. . Mais o interessante é que podei ela. mais as folhas já nascem atrofiada e não desenvolve o tamanho e com essas manchas.

    Obrigado!!!😊

    • Bom dia Aldrey,

      É ácaro, sim!

      A calda Sulfocálcica é o ideal para controlar essa praga. Proceda assim:

      Com 1 kg de cal virgem, fazer uma pasta adicionando 1 litro de água. Assim que a hidratação começar, adicionar aos poucos 1 kg de enxofre junto com água, mexendo bem. Tampe o recipiente durante 30 min. Adicione 1 litro de água e pincele os troncos e as folhas.

      Pronto!

      Abraços

  7. Olá! Minha rosa do deserto estava muito bonita depois de uma poda e um replantio (com substrato que preparei com areia, terra, carvão e farinha de ossos na proporção correta). Mas notei que a ponta das folhas está secando, quando passo o dedo sai uma espécie de pó. Pelas postagens daqui deduzi que pode ser fungo. Alguém pode me ajudar? Gostaria de tratá-la adequadamente. Deixo algumas fotos, obrigada!!

    • Olá Carolina,

      Essa ponta da folha “queimada” pode indicar uma doença causada por um fungo, Antracnose. Para tratar, corte as folhas atacadas e faça a seguir pulverizações com o fertilizante Forth Solúveis Produtivo. A fórmula garante uma fonte alta de Potássio, necessário para criar defesas contra esse fungo, além de fornecer Nitrogênio e micronutrientes. Alternadamente pulverize com Forth Cobre que supre as necessidades de cálcio, cobre e enxofre.

      Abraços

      • Olá Raul, muito obrigada pela resposta! Vou seguir a sua orientação e espero voltar aqui com boas notícias sobre a minha rosa do deserto. As pulverizações eu faço seguindo a indicação do fabricante? Ou devo aplicar com menor espaço de tempo?
        Mais uma vez obrigada, abraços!

        • Você merece, Carolina!

          Siga as instruções do fabricante.

          Abraços

          • Obrigada Raul! Abraços!

  8. Ola gostaria de uma ajuda ela está mole que devo faze

    • Olá Fabricio,

      Coloque-a em um ambiente onde possa receber mais sol durante o dia.

      Abraços

  9. Boa noite Seu Raul a minha rosa está assim tem 2 meses que mudei de casa e ela ficou assim ela tem 8 anos já o que fazer?

    • Boa noite Débora,

      A foto mostra um ataque de antracnose.

      Recomenda-se poda e destruição das folhas doentes.
      Pulverizações com Fulland, um fertilizante mineral composto
      por fósforo, enxofre e cobre, alternando com o fertilizante Forth Solúveis Produtivo. A fórmula garante uma fonte alta de Potássio, necessário para criar defesas contra esse fungo, além de fornecer Nitrogênio e micronutrientes.

      Abraços

  10. Boa tarde Sr.Raul, tudo bem?
    Essa minha filha está com essas manchas, parece clorose. O que o senhor acha..

    Obrigado!!!!☺

    • Boa tarde Aldrey,

      Acho que você acertou no diagnóstico, realmente parece clorose.

      Utilize, para pulverizar, 25 g de sulfato de ferro diluído em 1 litro de água, repita a operação mais duas vezes com intervalos de uma semana entre uma e outra aplicação.

      Abraços

  11. Olá, Boa tarde. Minha ROSA DO DESERTO está com uma doença que não sei cuidar. Ela não está dando flor e as folhas estão crescendo tortas. Vou enviar uma foto da praga para identificação. Por favor, me ajude. Adoro a minha flor.

    • Olá Bruno,

      Esse adenium foi atacado por ácaros. Faça 3 pulverizações, semanais, com enxofre, para controlar a praga.

      Abraços

  12. Bom dia Sr. Raul!
    Eu e minha mulher estamos com duas plantas apresentando problemas.. uma aparentemente com fungo (folhas e flores deformadas) e outra aparentemente com pulgão .. minha opinião pelas pesquisas feitas pela internet e em algumas respostas suas nesse post. O sr. poderia confirmar e recomendar o tratamento mais adequado? Muito obrigado!

    • Faltou a outra foto

      • Boa tarde Bernardo,

        Na foto maior se percebe a presença de cochonilha de carapaça, uma vez estabelecidas, tornam-se
        imóveis, fixando-se na superfície das folhas, formando colônias e sugando a seiva, elas causam atrofiamento e podem transmitir viroses.

        Corte em pedaços 500 g de sabão, dissolva em 1 litro de água quente, adicione 40 ml de óleo mineral aos poucos. Dissolva o preparado em água morna e, na hora de pulverizar as folhas por baixo e por cima, utilize 100g da pasta para cada 5 litros de água fria.

        Abraços

        • Sr Raul, muito obrigado pela resposta! A outra foto é de outra planta.. que acredito que esteja com fungo.. apresenta flor e folhas deformadas.. se o Sr puder analisar agradeço ! Um abraço

          • Você merece, Bernardo!

            Essas deformações podem ser causadas por ácaros. Em geral muito pequenos, possuem oito pares de patas; existem milhares de espécies, entre elas, os carrapatos e os causadores de sarnas.

            Em 1 litro de água misture um copo de leite azedo e pulverize. Acho que isto irá contornar o problema.

            Abraços

  13. Olá boa tarde Sr. Raul, aparentemente está havendo um contágio no meu cultivo de Adeniuns, algumas delas estão com as folhas verdes na face de cima e vermelho claro (púrpura) na face debaixo e estou muito preocupada. Obrigada

    • Olá Michely,

      Siga minhas indicações, elas irão melhorar.

      Abraços

  14. Bom dia olha como estão ficando as folhas da minha adenium, qual tratamento devo usar? Obrigada

  15. Ola, olha as folhas da minha adenium como estão ficando o que devo fazer? por favor

    • Bom dia Izabel,

      Seu Adenium foi atacado por ferrugem. É aconselhável não molhar a folhagem e fazer uma adubação potássica, dissolvendo 10 g de cloreto de potássio em 1 litro de água e regar a muda. Repetir isto mais duas vezes a cada 10 dias.

      Também 3 pulverizações semanais com Cupro Dimy ou Forth Cobre colaboram no tratamento.

      Abraços

      • Olá, obrigada pela orientação, mas tenho uma dúvida, o cupro dimy pulveriza nas folhas ou no pé da planta?

        • Olá Izabel,

          São as folhas as que devem ser pulverizadas.

          Abraços

  16. Olá minha adenium está amarelando as folhas o que devo fazer? Vc pode me ajudar por favor.

  17. Olá minha adenium está amarelado as folhas o que devo fazer? Vc pode me ajudar por favor.

    • Olá Luciene,

      Ela está recebendo, pelo menos, 5 horas diárias de sol. Isto é fundamental para um bom desenvolvimento.

      Em todo caso, se o problema é alguma praga, use o inseticida Pirate, ele é eficiente.

      Abraços

  18. Olá, Boa Tarde Sr. Raul. essas 5 plantas apresentam folhas amareladas, já passam por tratamento com Solúveis Produtivo a 3 semanas e não vejo melhoras. O que elas tem? Qual o tratamento correto? Muito obrigada, Abraços e Felicidades.

    • Olá Michely,

      Esses adeniuns estão com clorose. O sulfato de ferro corrige essa deficiência nutricional.

      Abraços

      • Olá boa noite Sr. Raul qual a dosagem de sulfato de ferro? Obrigada e felicidades.

        • Oi Michely,

          Use, para pulverizar os adeniuns, 25 g de sulfato de ferro diluído em 1 litro de água.

          Abraços

  19. Olá, Boa noite, e essa não está com as folhas vermelhas as folhas estão verdes porém marcadas se fechando ou encolhendo, o que faço? Obrigada

  20. e mais essa foto. Obrigado, abraços e felicidades

  21. Olá! boa noite Sr. Raul, tenho algumas Adeniuns que apresentam folhas marcadas se fechando ou encolhendo

    • Bom dia Michely,

      Esses adeniuns foram atacados por ácaros. Faça 3 pulverizações, semanais, com enxofre, para controlar a praga.

      Abraços

  22. Boa noite Sr. Raul, essas plantas estão fracas, as folhas com cores avermelhadas o que devo fazer?

    • Bom dia Michely,

      Pode ser uma deficiência de fosforo. Quando 50 g de superfos-fato simples for associado com 4 ou 5 kg de esterco bovino
      por metro quadrado, a solubilidade de fósforo disponível às
      raízes aumenta consideravelmente, melhorando o desenvolvimento delas.

      Abraços

  23. Boa noite,

    Minhas rosas do deserto estão com essas manchas. Qual é a doença e como tratá-la??

    Obrigada

    • Bom dia Maria Lucia,

      Suas rosas-do-deserto foram atacadas por cochonilhas que sugam a seiva, o inseticida rural Natural Camp ou o Combat
      (composto por: Neem, citronela e pimenta). O macerado de urtiga também é eficaz.
      Polvilhe no solo carvão vegetal bem picadinho, junto com pitadas de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura.

      Abraços

  24. Boa noite, minha rosa do deserto, está com as folhas desse jeito já faz algum tempo, o que pode estar acontecendo?

    • Bom dia Claudenir,

      Sua pergunta já foi respondida.

      Abraços

  25. Boa noite
    tenho 2 rosas do deserto e ambas as rosas apresentam um coloração avermelhada na parte abaxial da folha (foto em anexo). Umas das rosas do deserto começou a brotar novas folhas que estão vindo maiores do que as anteriores e com um verde bem intenso e sem essa coloração avermelhada na fase abaxial. gostaria de saber se isso pode indicar alguma doença na planta?

    • Bom dia Bruno,

      A foto mostra uma muda sadia. Entretanto a coloração púrpura pode indicar uma deficiência de fósforo, que pode ser corrigida aplicando, em cada muda, 200 g de farinha de ossos.

      Abraços

  26. De uma semana pra cá minha rosa do deserto começou a ficar assim, o que pode ser?

    • Tiago,

      Sua muda foi atacada pela mancha-cinza-da-folha (Pyricularia grisea).

      Corte todas as folhas afetadas e queime-as. Em seguida pulverize a planta 3 vezes, semanalmente, com Forth Cobre.

      Abraços

  27. Bom dia, minha rosa do deserto já faz um certo tempo que as folhas estão dessa maneira, é algum tipo de doença ?

    • Sim Claudenir,

      É um fungo o responsável por esse sintoma. Pulverize 3 vezes, semanalmente, com Cupro Dimy. Ele resolverá o problema.

      Abraços

  28. Em anexo foto, Rosa do Deserto com Ácaro vermelho.
    Ontem a noite apliquei MANZATE para Antracnose e hoje não vi mais os Ácaros passeando.
    Muito obrigada pela fórmula artesanal e pelo Link vou providenciar a compra dos produtos, Abraços e Felicidades.

    • Você merece. Michely!

      Abraços

  29. Olá! Bom dia Raul, estou iniciando a cultivação de Rosas do Deserto, não tenho experiencia nenhuma com este lado técnico de controle de pragas. Tenho plantas de 1 mês a 6 meses de idade, umas 1000 mil plantas. Pelas suas orientações e imagens acredito que minhas plantas estão com alguns fungos Antracnose, Fusarium e já vou começar a trata-las, porem um mal mais algumas possuem e não vi nenhum comentário em suas perguntas, por isso estou lhe pedindo orientações. É bichinho vermelho que anda, parece formar uma teia, deixa folhas por igual amarelas, conforme foto tem um bichinho pendurado na teia, abraços e obrigado

    • Bom dia Michely,

      Esse bichinho é um ácaro vermelho e pode combate-lo pulverizando com o fungo Beauveria bassiana. Segue o link da empresa que o comercializa: http://www.viafloragro.com/fungo-beauveria-bassiana-controle-biologico-de-pragas–761336803xJM.

      Também a urina de vaca, rica em nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, ferro, manganês, boro, cobre, zinco, sódio, cloro, cobalto e molibdênio, aumenta a resistência das plantas a os ácaros e antracnose.
      Após a coleta, coloca-se a urina em garrafas PET, onde fica fechada durante 4 dias em local sombreado, para que fermente.
      As Rosas do Deserto podem ser pulverizadas trimestralmente usando 5 ml da urina em 1 litro de água.

      Abraços

  30. Não sei se verá esse comentário mas como parece que entende de Rosa do Deserto talvez possa me ajudar a solucionar o que está acontecendo com ela.
    Um mês atrás vi que ela foi atacada por fungos, cortei as folhas, mais que isso, podei ela e tive que transplantar ela de vaso por conta de que as raizes estavam grandes demais, grudou no fundo do vaso, era o vaso errado enfim.
    Então em menos de um mês ela voltou a dar folhas, o caudex dela ficou até mais verde e pensei que estava bem. Fiz o substrato certo, coloquei até carvão na mistura, areia, apliquei o Cupro Dimy.
    Então ela voltou a apresentar aquelas manchas pretas que começam por pontinhos, vai tomando as folhas e fazendo elas cair.
    Notei teias nela, pensei ser acaro,
    Depois vi uns bichinhos que aprecem ser mosquinhas, tem asas meio brancas mas não sei se é mosca branca porque elas ficam apenas na terra…notei então uma das raizes secando, como se tivesse sendo comida.
    Comprei o K-Otrine pois que tem outras plantas que tem essas “mosquinhas” mas não está ajudando, nada parece matar elas e não sei mais o que fazer.
    Tentei de tudo:
    Oleo de Neem, Cupro Dimy, Calda de Fumo,Vinagre e o K-Otrine
    Por favor, eu ainda posso salvar a Rosa do Deserto?
    O que devo fazer?
    Ouvi dizer que para não ter mais pragas para usar uma terra de compostagem com restos de minhocas…o que acha?
    Espero que possa me ajudar e obrigada desde já.

    • Olá Fernanda Maria,

      As manchas pretas nas folhas indicam ferrugem que pode ser combatida com Cupro Dimy, mas deve ser aplicado três vezes, semanalmente. Essas mosquinhas podem ser controladas pulverizando com 5 ml de creolina diluída em 10 litros de água. Faça esta pulverização semanalmente, pelo menos três vezes.

      Espero que, por fim, solucione esses problemas.

      Abraços