Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Flor do deserto

A Rosa do Deserto torna-se muito atrativa pela beleza das flores e a forma do caule

Flor do Deserto

A Rosa do Deserto (Adenium obesum), também chamada de Flor do Deserto, é uma planta perene e suculenta que produz deslumbrantes e grandes flores vermelhas e cor-de-rosa. Originária do Sul da África e da Península Arábica, torna-se cada dia mais procurada para ser cultivada no Brasil, onde tem atraído olhares e conquistado admiradores nas principais feiras de paisagismo e jardinagem do país.

Este arbusto suculento, com troncos muito grossos, apresenta folhas verdes brilhantes e ramos cinza lisos. Pode chegar a crescer até 3-4 metros de altura. As flores, que crescem em aglomerados, apresentam pétalas tubulares na base e extremidades alargadas. Reproduz-se melhor através de enxertos, uma que vez que a polinização não é muito eficaz. Ela cresce bem tanto em jardins exteriores, quanto em vasos para ambientes internos, quando se deve tomar toda a precaução com a drenagem.

A Rosa do Deserto torna-se muito atrativa pela beleza das flores, mas também pela forma pouco comum do caule muito desenvolvido na base, para que possa suportar fortes ventos e acumular água. Habituadas ao clima do deserto, também se adaptam e se desenvolvem bem em países tropicais. Ela necessita de plena luz solar e é tolerante ao calor. O solo deve ter drenagem rápida, uma vez que o apodrecimento da raiz e do tronco são doenças comuns.

Flor do Deserto

É recomendado fertilizar as plantas a cada duas semanas durante a primavera, especialmente quando as mesmas são jovens. Durante a primavera deve-se regar regularmente, mas durante o inverno o solo deve permanecer seco.

Normalmente esta planta irá florescer muito pouco tempo depois que é plantada, o que vai se repetir duas vezes ao ano, sendo a primeira na primavera e a segunda no final do verão ou começo do outono. De vida longa, a Flor do Deserto tem beleza realmente marcante, com apaixonados e colecionadores por todo o mundo.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

943 Comments

  1. Boa tarde!
    A minha Rosa do Deserto está com as folhas amareladas e queimadas. O que devo fazer?

    • Boa tarde Renata,

      Você usou algum fertilizante para aduba-la? A deficiência de Cobre e de Molibdeno também ocasionam este sintoma.

      Por favor fale um pouco mais sobre esses sintomas.

      Abraços

      • Comprei umas mudas da rosa já tem dois meses e elas não cresce,o que devo fazer

        • Rose,

          O crescimento da rosa do deserto nesta época é mesmo bastante lento. Aguarde a primavera para aduba-la com torta de algodão.

          Abraços

  2. Bom dia Sr Raul preciso da sua ajuda passei o fim de semana fora e quando cheguei às abelhas aquelas pretinhas q grudam no cabelo tinham atacado minhas rosas do deserto e fizeram um estrago feio nelas furaram as folhas todas ,botões as rosas tudo furado como devo fazer com essas folhas furadas é oq passar pra espantar essas abelhas ? Desde já obrigado

    • Bom dia Luís,

      Os ninhos dessas abelhas devem ser localizados e destruídos. As rosas do deserto atacadas podem ser protegidas pela armadilha adesiva X-315, da 3M. Ela é específica para esta função.

      Abraços

  3. Bom dia!Tenho algumas rosas do deserto que as Folha já nascem enroladas já fiz de tudo e não adiantou continua do mesmo jeito, por favor mim diga o que devo fazer,do porque ficam assim.obrigada.

  4. Minha Rosa do deserto estão com as Folha enrolada,já fiz de tudo e não adiantou vai nascendo e enrolando o que fazer.Obrigada

    • Olá Lenize,

      Isto pode indicar uma deficiência de Molibdênio e de Cobre. Mas também pode ser uma infestação de tripes e de ácaros.

      Faça assim:

      – Regue semanalmente durante 6 semanas com Forth Enraizador e pulverize a muda 3 vezes com Cupro Dimy e com enxofre, alternadamente;
      – Coloque junto a planta uma placa na cor branca ou azul, besuntadas de melaço misturado com Pinhosol.

      Isto solucionará o problema.

      Abraços

  5. Bom dia, Raul. Estou tendo problemas com minha rosa. A princípio algumas folhas ficam amareladas nas pontas e caem. Agora percebi umas bolinhas escuras em algumas. Veja nas fotos, por favor? O que pode ser?

    • FOTO 2

      • Veja! Na verdade não são manchas escuras. Consegui retirar da folha.

        • FOTO 4

    • Boa tarde Marina,

      Acho que sua rosa-do-deserto foi atacada por antracnose. As manchas pardas nas extremidades das folhas indicam isto.

      Para controlar esta praga faça pulverizações com Fulland, um fertilizante mineral composto por fósforo, enxofre e cobre; ele é indicado para este problema.

      Abraços

  6. amo rosa do deserto mas a milha apareceu umas manchas escuras nas folhas e nos botão uma mancha tipo cor de ferrugem e mucha e cai oq poço fazer?

    • Roselaine,

      É possível que sua rosa-do-deserto tenha sido atacada por ferrugem. Pulverize-a três vezes, semanalmente, com Cupro Dimy.

      Abraços

  7. Olá!
    Há alguns dias minha rosa do deserto, ainda muito jovem, começou a apresentar essa aparência que você pode verificar nas fotos… O que pode estar causando isso?
    Agradeço desde já pela ajuda!

    • Ontem não consegui anexar as fotos. Seguem:

      • Mais uma…

        • E outra:

    • Olá Nayara,

      Parece um ataque de ácaros. Pulverize três vezes, semanalmente, com enxofre ou com calda sulfocálcica (cal
      virgem + enxofre).

      Abraços

  8. Bom dia Sr Raul. Quero fazer adubação, em minhas plantas, através da agua que as rego.
    Faço regas 2 vezes por semana. Qual o produto que devo usar para diluir na agua? e qual a medida? Tenho plantas de 1 mês até 1 ano. Obrigada.

    • Boa tarde Michely,

      Estamos no inverno, uma estação em que as plantas repousam e portanto não devem ser adubadas, a não ser com potássio, que é contido no chorume de algas, no aguapé, na vinhaça, nas cinzas de madeira, no cloreto de potássio e no sulfato de potássio.

      A dosagem depende da escolha do adubo e também do estado da planta.

      Abraços

    • Bom dia! A dosagem para cloreto de potássio e para Sulfato de potassio. Pretendo usar essas regas permanentemente. Obrigada.

      • Boa tarde Michely,

        A dosagem do cloreto de potássio é de 50 gramas por m² e do sulfato de potássio 30 gramas por m².

        Abraços

        • Boa tarde Sr. Raul, o que devo fazer para estimular em minhas plantinhas, desde cedo, soltar algumas galhas 2, 3 e até mais, adubação por água? fertilizantes? Obrigada

          • Bom dia Michely,

            O Forth Jardim é um bom fertilizante. Use-o a cada 15 dias, diluindo uma colher de sobremesa em 1 litro de água.

            Abraços

  9. Olá, minha rosa do deserto fiz poda e levantamento de caudex uns 75 dias. Duas semanas atrás começou aparecer manchas nas pontas das folhas tipo queimada. O que pode ser?

    • Olá Gleice,

      É um fungo, antracnose. Ele pode ser controlado pulverizando três vezes, semanalmente com Forth Cobre. Caso as manchas não diminuirem pulverize com Benomyl ou com mancozeb.

      Abraços

  10. Boa tarde. Gostaria que me ajudasse pois a parte inferior das folhas das minhas rosas do deserto estão como você pode ver , e não sei o se é fungo ou outra doença já tentei de tudo. Agradeço desde já

    • Bom dia Marlete,

      É quase certo de que seja um fungo, possivelmente uma mancha de pestalotia. A umidade e as temperaturas altas favorecem o desenvolvimento dessa doença, facilmente disseminada pelos ventos, os insetos e até os respingos de chuva. Surge com manchas pardas na área foliar.

      O tratamento pode ser feito da seguinte maneira:

      – Fazer uma poda eliminando as folhas afetadas. Desinfetar a tesoura quando acabar a operação;
      – Pulverizar 3 vezes com Cupro Dimy, semanalmente;
      – Espalhar sobre a terra onde a muda está plantada 200 g do fertilizante Forth Plantio e revolver o solo para que penetre melhor. Regar.
      Repetir esta aplicação a cada 45 dias. Este produto contém Magnésio, Enxofre, Zinco e Boro, elementos necessários para as plantas combaterem esse fungo;
      – Polvilhar, também, cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura em volta das mudas afetadas e afofar para que penetrem no solo.

      Abraços

  11. Ola bom dia
    Minha adenium aparentemente esta tudo bem na floração e folhagem,porém notei que o caudex estava mucho removi ele do vaso vi que uma espécie de fungo branco entre as raízes oque faço

    • Bom dia Damila,

      Polvilhe o solo com calcário dolomítico e cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura. Isto irá controlar esse fungo.

      Abraços

  12. Olá Raul, eu adoro rosas do deserto e seu site tem me ajudado muito a cuidar melhor das minhas. Parabéns pelo trabalho!!!

  13. Olá, Raul!!! Adoro rosas do deserto e seu site tem me ajudado muito! Obrigada por todas as informações. Parabéns!!!

    • Olá Valéria,

      Seu comentário é um grande incentivo para nosso trabalho. Muito obrigado!

      Abraços

  14. Me oriente por favor, minhas rosas do deserto estão deste jeito, as folhas enrolando e manchando ao nascer assim como as flores que murcham antes de abrir totalmente, pega sol a manhã toda,tem alguma praga na ponta do caule e começo das folhas, passei mistura de azeite e cravo que resolveu da 1.a vez porém agora não adiantou, o que faço?

    • Jurema,

      Acho que se trata de um fungo, borrife a folhagem com um fungicida de contato geral como Captan a 3 g por litro de água regularmente e aplique no solo o fertilizante Forth Equilíbrio, junto com farinha de ossos, cinzas de lenha e cascas trituradas de ovos, isto fornecerá nitrogênio, potássio e cálcio necessários para suas rosas do deserto.

      Abraços

  15. Essa está com essas manchas nas folhas e já quer produzir flores. O qie eu faço?

  16. Boa tarde. Queria saber o q será isso nas flores da rosa do deserto e como cuidar

  17. Boa tarde seu Raul. Gostaria q me ajudasse com essa rosa do deserto. As flores já nascem assim

    • Boa tarde Patrícia,

      Sua planta foi contaminada por um tipo de ferrugem.

      Faça o seguinte:

      – Corte as folhas afetadas com um estilete deixando a muda totalmente desnuda;
      – Exponha a planta ao sol;
      – Pulverize-a 3 vezes com Cupro Dimy, semanalmente;
      – Adicione ao solo do vaso o equivalente a um copo de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura e afofe para uma melhor penetração.
      – Suspenda as regas até surgir novas brotações. Nunca molhe as folhas.

      Abraços

  18. Boa Noite! Minha rosa do deserto esta ficando com as folhas queimadas! Ja pulverizei com Cupro dimy 2 x nesta semana e nao tive sucesso! Alguma outra dica ou sugestao? Muito obrigado!

    • Boa noite Marcelo,

      O Cupro Dimy não age de modo a devolver o verdor das folhas, mas detêm o avanço da doença fúngica.

      Você pode pulverizar, também, com enxofre, mas faça isto uma vez por semana e no máximo em três oportunidades.

      Abraços

  19. Olá minha Rosa do deserto está com essas manchas.o que posso fazer?

    • Oi Bety,

      Sua pergunta foi respondida em uma outra seção.

      Abraços

      • Olá, a minha também está assim. O que posso fazer?

        • Olá Lenara,

          É possível que seja um tipo de ferrugem. Faça três pulverizações, semanais, com Cupro Dimy.

          Abraços

  20. oi sr. Raul,
    saberia dizer se essas manchas nas minhas palmeiras é ferrugem, alguma outra praga ou apenas queimadura do sol?

    • Oi Renato,

      É ferrugem causada pelo fungo Puccinia psidii. Evite a adubação nitrogenada e faça três pulverizações, semanais, com calda bordalesa.

      Abraços

  21. 6ª planta: A única Arabicum. Folhas manchadas.

  22. 5ª planta: Planta com aprox. 1 ano e meio, folhas fracas, com muitas manchas e queimadas nas pontas.

  23. 4ª planta: Planta adulta, flores caindo sem ter seu ciclo completo, e brotos queimando antes de florescerem. Também há manchas nas folhas.

  24. 3ª planta: Muda de semente com aprox. 6 meses, folhas meio amareladas e crescimento lento.

  25. 2ª planta: Muda de semente com aprox. 6 meses, folhas meio amareladas e crescimento lento.

  26. 1ª planta: Muda de semente com aprox. 6 meses, folhas meio amareladas e crescimento lento.

  27. Bom dia Raul, estou tendo problemas com minhas RD’s, e pelos seus posts acredito que seja ácaro e/ou mais alguma coisa. Seguem as fotos das minhas rosas para análise:

    • Bom dia Renato,

      Estou com dúvidas sobre o que está atacando seus Adeniuns Obesum. Penso em Rhizoctonia solani ou em Pythium spp. Para controlar esses patógenos pulverize com BioTrich, seguindo as instruções do fabricante.

      Abraços

  28. Oi Sr. Raul
    Adquiri uma rosa do deserto Variegata rosada e ela veio pelo correio. Depois começou a brotar lindamente e de repente as folhas começaram a ficar com aspecto de queimadas e cair.
    Ela fica na varanda numa área Onde não bate sol direto. Me aconselharam a não deixar no sol por ser Variegata. Gostaria de saber o que está errado e como faço pra ela melhorar. Desde já agradeço muito

    • Oi Sr Raul. Plantei algumas sementes e as mudas estão com quase 3 mese. Notei que estão com as folhas com manchas amareladas e tb acho que falta algum nutriente pra desenvolverem melhor. Agradeço se puder me orientar. Muito obrigada

    • Oi Paula,

      Não tem nada de errado, apenas pode ser um ataque de fungos. Faça três pulverizações, semanais, com Forth Cobre.

      Abraços

      • Paula,

        Essas manchas amarelas nas folhas indicam ferrugem. Pulverize as mudas com enxofre.

        Abraços

        • Ok Sr. Raul. Farei isso! Muito obrigada pela ajuda!
          Um grande abraço

      • Obrigada. Só sobre o detalhe de ficar no sol, é verdade que devido as folhas da Variegata terem áreas brancas são sensíveis ao sol e podem queimar?

        • Oi Paula,

          É verdade, quando as folhas nascem variegadas a muda precisa de muitíssima luz solar, porém filtrada, diminuindo sua incidência em 50%. Essas folhas queimadas podem ser cortadas.

          Abraços

          • Ok. Entendi. Muito obrigada.

            • Você merece!

  29. Comprei esta muda de rosa do deserto a uma semana. Ela começou a amarelar as folhas e da umas manchas morrom até cair. O que pode ser? O que devo fazer? Está chovendo muitos estes dias e o sol não tem aparecido muito.
    Ficarei feliz se puder me ajudar, obrigada!

    • Débora,

      Talvez um fungo esteja atacando sua rosa-do-deserto. Pulverize-a três vezes, semanalmente, com calda bordalesa e evite as regas.

      Abraços

  30. Minha rosa do deserto estava cheia de botões aí ao abrir estavam todos como se estivessem queimados das folhas foram amarelando

    • Angelica,

      Sua rosa-do-deserto foi atacada por fungos. Pulverize três vezes, semanalmente, com calda bordalesa.

      Abraços

Secured By miniOrange