Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Flor do deserto

A Rosa do Deserto torna-se muito atrativa pela beleza das flores e a forma do caule

Flor do Deserto

A Rosa do Deserto (Adenium obesum), também chamada de Flor do Deserto, é uma planta perene e suculenta que produz deslumbrantes e grandes flores vermelhas e cor-de-rosa. Originária do Sul da África e da Península Arábica, torna-se cada dia mais procurada para ser cultivada no Brasil, onde tem atraído olhares e conquistado admiradores nas principais feiras de paisagismo e jardinagem do país.

Este arbusto suculento, com troncos muito grossos, apresenta folhas verdes brilhantes e ramos cinza lisos. Pode chegar a crescer até 3-4 metros de altura. As flores, que crescem em aglomerados, apresentam pétalas tubulares na base e extremidades alargadas. Reproduz-se melhor através de enxertos, uma que vez que a polinização não é muito eficaz. Ela cresce bem tanto em jardins exteriores, quanto em vasos para ambientes internos, quando se deve tomar toda a precaução com a drenagem.

A Rosa do Deserto torna-se muito atrativa pela beleza das flores, mas também pela forma pouco comum do caule muito desenvolvido na base, para que possa suportar fortes ventos e acumular água. Habituadas ao clima do deserto, também se adaptam e se desenvolvem bem em países tropicais. Ela necessita de plena luz solar e é tolerante ao calor. O solo deve ter drenagem rápida, uma vez que o apodrecimento da raiz e do tronco são doenças comuns.

Flor do Deserto

É recomendado fertilizar as plantas a cada duas semanas durante a primavera, especialmente quando as mesmas são jovens. Durante a primavera deve-se regar regularmente, mas durante o inverno o solo deve permanecer seco.

Normalmente esta planta irá florescer muito pouco tempo depois que é plantada, o que vai se repetir duas vezes ao ano, sendo a primeira na primavera e a segunda no final do verão ou começo do outono. De vida longa, a Flor do Deserto tem beleza realmente marcante, com apaixonados e colecionadores por todo o mundo.

Formada em Engenharia agronômica, pela Escola de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ-USP e em Direito, pela Instituição Toledo de Ensino.
Tem pós graduação em Gestão Ambiental, pela ESALQ-USP e em Técnicas de Treinamento em Engenharia Agrícola, pela Sociedade Agrícola Alemã.
Desenvolve projetos de paisagismo, tendo experiência como proprietária da empresa Estado de Sítio Paisagismo, como professora universitária da disciplina e na direção de Horto Florestal , além de atividades de extensão na área ambiental e como colunista do tema.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

363 Comments

  1. Bom dia a todos!
    Após uma semana aproximadamente de chuva, minha rosa do deserto começou a ficar com as folhas amarelas, isso ocorreu em menos de 2 dias. Parece que só de relar as folhas amarelas caem.
    Fiquei muito preocupada de ser fungo, acabei tirando as folhas amarelas e coloquei canela no ponto do corte para cicatrizar.
    Gostaria muito que me ajudassem, pois esta rosa está repleta de botões e não quero perde-la.
    O vaso fica maior parte do dia no sol, está neste local mais de 6 meses

    Agradeço muito,
    Abraços

  2. Bom dia Raul,
    Gostaria MUITO que me ajudasse com minha rosa do deserto, pois não quero perde-la.
    Após 1 semana de chuva, minha rosa começou a ficar com as folhas amareladas. Parece que é só relar que as folhas caem. Fiquei muito aborrecida pois está cheia de botões.
    O que pode ser?
    Ela fica no sol quase o dia todo (exceto pela manhã), faz aproximadamente 6 meses que está neste lugar.
    Desde já agradeço muito

    • Boa tarde Débora,

      Acho que sua rosa do deserto foi atacada pela antracnose, uma doença tão antiga que Plínio já falava dela no século I de nossa era. Ataca as folhas, deixando manchas pardas. Seu procedimento com canela foi correto.

      – Retire com uma tesoura as folhas queimadas;
      – Alterne pulverizações com Fulland, um fertilizante mineral composto por fósforo, enxofre e cobre e com o fertilizante Forth Solúveis Produtivo. A fórmula garante uma fonte alta de Potássio, necessário para criar defesas contra esse fungo, além de fornecer Nitrogênio e micronutrientes.

      Abraços

  3. Boa tarde.
    Gostaria de saber quantas vezes por semana devo regar a rosa do deserto.
    Tenho uma e estou regando mais ou menos 2x por semana.
    Mas estou preocupado em estar fazendo errado.

    Muito obrigado

    Jean

    • Boa tarde Jean Vicente,

      As regas dependem da umidade relativa ambiental de sua região, assim como da frequência das chuvas. Mas se regar uma vez por semana acho que sua rosa do deserto ficará feliz. O importante é não encharcar o solo, mas regar sempre com moderação.

      Abraços

  4. Bom dia! Comprei de presente para minha mãe, mas a muda não s desenvolve, sempre com as folhas meio amarelada, gostaria que me ajudasse.

    • Boa tarde Amarildo,

      Sua rosa do deserto foi atacada por um fungo. Faça o seguinte:

      – A regar não molhe as folhas, mas apenas a terra do vaso;
      – Pulverize três vezes, semanalmente, com Cupro Dimy;
      – Aplique um punhado de borra de café;
      – Aplique um copo de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura.

      Afofe bem a terra do vaso para esses elementos penetrarem melhor.

      Abraços

  5. Boa tarde , tudo bem ? Gostaria de esclarecer uma dúvida sobre aparentemente fungo branco no galho e folha da minha flor.

    • Boa tarde Jhulyara,

      Essa folha amarelada com a ponta afetada, mostra sinais de antracnose.

      – Recomendo a poda e destruição das folhas doentes,
      – Pulverizações com Fulland, um fertilizante mineral composto
      por fósforo, enxofre e cobre,
      – Alternando com pulverizações feitas com o fertilizante Forth Solúveis Produtivo. A fórmula garante uma fonte alta de Potássio, necessário para criar defesas contra esse fungo, além de fornecer Nitrogênio e micronutrientes.

      Abraços

  6. Olá! Fiz a poda das galhas na minha rosa do deserto, agora já está saindo as folhas só q surgiu uma manchas escuras nas folhas e elas caem.Notei q o olho (no meio) de onde as folhas saem estão pretos. estou muito, muito preocupada. Aqui na minha cidade não acho adubo. Inseticida, nada.

    • Olá Fátima,

      É difícil diagnosticar o que está afetando sua muda, apenas com essa descrição. Mas certamente é uma doença fúngica que pode ser controlada com três pulverizações, semanais, de calda bordalesa.

      Polvilhe, também no solo do vaso, carvão bem picadinho misturado com cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura.

      Abraços

  7. Olá, minha mudinhas estão com um problema que não consegui identificar, poderia me ajudar. Obrigada

    • Olá Aline,

      Tampouco consigo identificar o problema apenas com essa foto. Ela mostra um pedaço de caule e cascas de pinheiro molhadas.

      Você poderia especificar melhor o que está acontecendo?

      Abraços

  8. Foto

  9. Minha rosa do deserto sempre foi bem verde e viva e uns dias pra cá pegou uma praga redondo parecendo uma carapuça amarelado com um ponto marrom no meio estava cheio, em menos de duas semanas as folhas estavam caindo e as flores morrendo, me aconselharam limpar folha por folha com agua e um pouquinho de detergente,mas de uns dias pra cá as folhas estáo murchas e sem vida, não sei o que fazer , está me dando uma tristeza vê lá assim e não saber o que fazer. Como devo proceder? Desde já agradeço

    • Não tinha conseguido mandar as fotos

    • Gessica,

      As fotos não chegaram até nós. Mas pelo que você descreve parece ser cochonilhas de carapaça, uma vez estabelecidas, tornam-se imóveis, fixando-se na superfície das folhas, formando colônias e sugando a seiva; isto acaba por recobrir a folha dificultando a respiração e a fotossíntese.

      Pincele as folhas com óleo mineral ou vegetal ou de peixe. Isto resolve o problema.

      Abraços

  10. Minhas rosas do deserto estão com as pontas das folhas queimadas. Já fiz de tudo, mas nada adiantou. Gostaria de saber o que devo fazer para acabar com este problema.Desde já fico muito agradecida se puder me ajudar. Obrigada.

    • Sonia,

      Suas mudas foram atacadas por um fungo.

      Proceda da seguinte maneira:

      – Corte as folhas afetadas com um estilete deixando a parte sadia;
      – Exponha as plantas ao sol;
      – Pulverize-as 3 vezes com Cupro Dimy, semanalmente;
      – Adicione ao solo dos vasos o equivalente a um copo de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura e afofe para uma melhor penetração.
      – Ao regar não molhe as folhas.

      Abraços

  11. Prezado, temos uma rosa do deserto com as folhas amarelando, no entanto, tem esses pontos em algumas delas.

    Poderia nos ajudar?

    • Foto..

      • Olá Itamar,

        Sua rosa do deserto está infestada por cochonilhas de carapaça, elas, uma vez estabelecidas, tornam-se
        imóveis, fixando-se na superfície das folhas.

        Faça o seguinte:

        Corte em pedaços 250 g de sabão, dissolva-o em 1/2 litro de água quente, adicione 20 ml de óleo mineral aos poucos. Dissolva o preparado em água morna e, na hora de pulverizar, utilize 20g
        da pasta para cada litro de água fria.

        Abraços

  12. bom dia, estou com esse problema nas minhas plantas, eu pulverizei por um tempo esse enxofre, porem não tive resultados, as folhas novas ainda estão brotando com pequenas manchas e meio enroladas. (as manchas brancas é o enxofre)

    • Boa tarde Fernando,

      A foto mostra, talvez, um ataque de ácaros. O controle pode ser feito pulverizando com enxofre (algo que você já está fazendo, mas precisa ser mais enfático)ou com calda sulfocálcica (cal
      virgem + enxofre), ou com o inseticida rural Natural Camp ou com
      Combat (composto por: Neem, citronela e pimenta.

      A combinação de mais de um defensivo dá melhores resultados.

      Abraços

  13. Olar.estou enviando a foto dela.

  14. Olá. Ganhei da minha vó essa planta e moro no litoral e o.clima é bem úmido. As folhas estão amarelando. Não sei o que fazer. Por favor.

    • Olá Djenifer,

      A foto não chegou até nós. Mas imagino se tratar de uma flor do deserto (Adenium obesum).As causas podem ser:

      – Excesso de regas, elas não devem ser molhadas como outras plantas que cultivamos, o substrato arenoso deve estar levemente úmido, nunca molhado e pode ser misturado com um pouco de carvão moído;
      – Falta de sol, as mudas precisam de, no mínimo, 6 horas de pleno sol por dia.
      – As manchas podem ser ocasionadas por ácaros. Faça, semanalmente, 3 pulverizações com enxofre.

      Abraços

  15. Bom dia!!! As folhas da minha Rosa do deserto estão enrolando, o que pode ser??

    • Boa tarde Clarissa,

      Seguramente é um sintoma de ataque de ácaros. O Boveril PL 63, da Koppert é um inseticida microbiológico muito eficiente nesses casos. Pulverize nos finais de tarde e verá os resultados em 12 dias, aproximadamente.

      Abraços

  16. B tarde
    A minha rosa do deserto tbm esta com as pontas amareladas e secas … Me recomendarao passar um veneno a base de piretoide

    • Boa tarde Cristiane,

      Prefira fazer pulverizações a cada 10 dias com calda bordalesa, alternando com o fertilizante Forth Solúveis Produtivo, sua fórmula garante uma fonte alta de Potássio, necessário para criar defesas contra esse fungo, além de fornecer Nitrogênio e micronutrientes.

      Abraços

  17. Olá, minha rosa do deserto Branca está com manchas pretas nos botões.Oque pode ser?

    • Thiélen,

      Isto pode indicar um tipo de ferrugem. Pulverize três vezes, semanalmente, com Cupro Dimy.

      Abraços

  18. Estou com minhas sementes germinando,estão no copo e tampadas com papel insulfilme,qto tempo ela fica tampada com esse papel,não vão morrer?

    • Rose,

      Retire o insulfilme assim que aparecerem as duas primeiras folhas.

      Abraços

  19. tentativa de envio de foto n° 3

  20. .

  21. Olá sr. Raul poderia me ajudar com minha planta?! Ela está apresentando essa coloração na parte inferior de todas as folhas e na parte de cima as folhas apresentam alguns nódulos amarelos, além de algumas nascerem deformadas! O que pode ser?

    • Olá Ozaias,

      Esse pode ser um sintoma de ataque de ácaros. Pode tratar esse problema pulverizando com enxofre ou com calda sulfocálcica (cal virgem + enxofre), ou com o inseticida rural Natural Camp ou com Combat (composto por: Neem, citronela e pimenta).

      Abraços

  22. Bom dia Sr. Raul,

    Estou com problemas em minhas plantas. Dê uma olhada nas folhas… e em outras elas estão como se fosse um mofo esbranquiçado…folhas amarelando e caindo… São dois problemas distintos?

    • Bom dia Salviano,

      Suas plantas foram afetadas pelo oídio, esse fungo aparece em ambas as faces da folha, revestindo-a com uma poeira cinzenta.

      Faça três pulverizações, semanais, com enxofre e adube com borra de café, farinha de sangue (esta em dosagem bem pequena), torta de algodão ou salitre do chile, para fornecer nitrogênio.

      Abraços

    • O que devo fazer?

  23. Segue mais uma foto. Obrigado

  24. Parabéns pelo canal. Ótimas informações.
    Minhas rosas estão com folhas conforme a foto. O q devo fazer? Obrigado

    • Olá Wendell,

      Suas rosas-do-deserto foram atacadas por fungos. Faça três pulverizações com Cupro Dimy e aplique uma colher de sobremesa de salitre do chile duplo potássico em cada vaso.

      Abraços

  25. Bom dia pq minhas rosas estão assim… O que devo fazer?

    • Boa tarde Sarah,

      Por favor seja um pouco mais explícita sobre o estado delas.

      Abraços

  26. Minha rosa esta com a folhas verdes claras. Podei ela fazem 3 meses e esta demorando a se desenvolver. Algumas folhas cerdes claras cairam com as pontas amarronzadas. Nunca fertilizie ela. O que pode ser? Na minha casa so pega so 1 hs por dia mas ela sempre fica na janela pegando claridade direta. Agradeço

    • Minha rosa esta com a folhas verdes claras. Podei ela fazem 3 meses e esta demorando a se desenvolver. Algumas folhas cerdes claras cairam com as pontas amarronzadas. Nunca fertilizie ela. O que pode ser? Na minha casa so pega so 1 hs por dia mas ela sempre fica na janela pegando claridade direta. Agradeço

      • Claudia,

        Elas precisam de pelo menos 6 horas de sol por dia. Pulverize-as com Forth Fungicida – pronto uso, seguindo as indicações da bula.

        Abraços

        • Então acha que é fungo? E tb afalta de sol? É que moro em Porto Alegre eaqui é mto frio essa epoca do ano

          • Sim, Claudia, é fungo. Proceda como recomendei.

            Abraços

  27. Olá!
    A minha primeira rosa do deserto, está queimando as folha. O q eu faço? por favor!

    • Olá Joana,

      Sua rosa do deserto foi atacada pela antracnose. Recomendo a poda e destruição das folhas doentes e 3 pulverizações, semanais, com Fulland, um fertilizante mineral composto por fósforo, enxofre e cobre. Estas pulverizações devem ser alternadas com Cupro Dimy.

      Abraços

      • Oi!
        Eu ñ encontro esse primeiro, aq minha cidade.
        Tô com com dó de podar, pq ela ta abrindo 3 botões de flores😔

        • Então não pode Joana e pulverize com Cupro Dimy.

          Quem sabe resolve?!

          • Muito obg Raul, encontrei dois fertilizantes daqueles q vc me indicou,um q contém cobre, potássio e outro q tem enxofre, fiz a mistura dos dois😮ñ sei se podia, mas parece q deu certo, ela ta nascendo várias folhas e ñ ta mais queimando. Tô muito feliz!!!
            Muito obg mesmo!
            Ainda ñ encontrei o cupro dimy, mas vou encomendar de outra cidade aq próxima! 😉

            • Ah, que bom Joana!

              Fico feliz por ter dado certo.

              Abraços

  28. Boa tarde minhas rosas do deserto está amarelando as folhas e caindo o que faço ?

  29. Boa tarde, tenho algumas rosas do deserto e a alguns dias as folhas estão amarelando e caindo ,e uma outra está com o botão marron o que posso fazer para melhorar?

  30. Bom dia , tenho algumas rosas do deserto e elas estão amarelando as folhas e caindo . Mas está florindo e tem outra que o botão ta meio marron e não tá abrindo o que posso fazer ??

    • Bom dia Thallyta,

      Pulverize-as 3 vezes, semanalmente, com Cupro Dimy.

      Abraços