Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Flor do deserto

A Rosa do Deserto torna-se muito atrativa pela beleza das flores e a forma do caule

Flor do Deserto

A Rosa do Deserto (Adenium obesum), também chamada de Flor do Deserto, é uma planta perene e suculenta que produz deslumbrantes e grandes flores vermelhas e cor-de-rosa. Originária do Sul da África e da Península Arábica, torna-se cada dia mais procurada para ser cultivada no Brasil, onde tem atraído olhares e conquistado admiradores nas principais feiras de paisagismo e jardinagem do país.

Este arbusto suculento, com troncos muito grossos, apresenta folhas verdes brilhantes e ramos cinza lisos. Pode chegar a crescer até 3-4 metros de altura. As flores, que crescem em aglomerados, apresentam pétalas tubulares na base e extremidades alargadas. Reproduz-se melhor através de enxertos, uma que vez que a polinização não é muito eficaz. Ela cresce bem tanto em jardins exteriores, quanto em vasos para ambientes internos, quando se deve tomar toda a precaução com a drenagem.

A Rosa do Deserto torna-se muito atrativa pela beleza das flores, mas também pela forma pouco comum do caule muito desenvolvido na base, para que possa suportar fortes ventos e acumular água. Habituadas ao clima do deserto, também se adaptam e se desenvolvem bem em países tropicais. Ela necessita de plena luz solar e é tolerante ao calor. O solo deve ter drenagem rápida, uma vez que o apodrecimento da raiz e do tronco são doenças comuns.

Flor do Deserto

É recomendado fertilizar as plantas a cada duas semanas durante a primavera, especialmente quando as mesmas são jovens. Durante a primavera deve-se regar regularmente, mas durante o inverno o solo deve permanecer seco.

Normalmente esta planta irá florescer muito pouco tempo depois que é plantada, o que vai se repetir duas vezes ao ano, sendo a primeira na primavera e a segunda no final do verão ou começo do outono. De vida longa, a Flor do Deserto tem beleza realmente marcante, com apaixonados e colecionadores por todo o mundo.

Formada em Engenharia agronômica, pela Escola de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ-USP e em Direito, pela Instituição Toledo de Ensino.
Tem pós graduação em Gestão Ambiental, pela ESALQ-USP e em Técnicas de Treinamento em Engenharia Agrícola, pela Sociedade Agrícola Alemã.
Desenvolve projetos de paisagismo, tendo experiência como proprietária da empresa Estado de Sítio Paisagismo, como professora universitária da disciplina e na direção de Horto Florestal , além de atividades de extensão na área ambiental e como colunista do tema.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

317 Comments

  1. B tarde
    A minha rosa do deserto tbm esta com as pontas amareladas e secas … Me recomendarao passar um veneno a base de piretoide

  2. Olá, minha rosa do deserto Branca está com manchas pretas nos botões.Oque pode ser?

    • Thiélen,

      Isto pode indicar um tipo de ferrugem. Pulverize três vezes, semanalmente, com Cupro Dimy.

      Abraços

  3. Estou com minhas sementes germinando,estão no copo e tampadas com papel insulfilme,qto tempo ela fica tampada com esse papel,não vão morrer?

    • Rose,

      Retire o insulfilme assim que aparecerem as duas primeiras folhas.

      Abraços

  4. tentativa de envio de foto n° 3

  5. .

  6. Olá sr. Raul poderia me ajudar com minha planta?! Ela está apresentando essa coloração na parte inferior de todas as folhas e na parte de cima as folhas apresentam alguns nódulos amarelos, além de algumas nascerem deformadas! O que pode ser?

    • Olá Ozaias,

      Esse pode ser um sintoma de ataque de ácaros. Pode tratar esse problema pulverizando com enxofre ou com calda sulfocálcica (cal virgem + enxofre), ou com o inseticida rural Natural Camp ou com Combat (composto por: Neem, citronela e pimenta).

      Abraços

  7. Bom dia Sr. Raul,

    Estou com problemas em minhas plantas. Dê uma olhada nas folhas… e em outras elas estão como se fosse um mofo esbranquiçado…folhas amarelando e caindo… São dois problemas distintos?

    • Bom dia Salviano,

      Suas plantas foram afetadas pelo oídio, esse fungo aparece em ambas as faces da folha, revestindo-a com uma poeira cinzenta.

      Faça três pulverizações, semanais, com enxofre e adube com borra de café, farinha de sangue (esta em dosagem bem pequena), torta de algodão ou salitre do chile, para fornecer nitrogênio.

      Abraços

    • O que devo fazer?

  8. Segue mais uma foto. Obrigado

  9. Parabéns pelo canal. Ótimas informações.
    Minhas rosas estão com folhas conforme a foto. O q devo fazer? Obrigado

    • Olá Wendell,

      Suas rosas-do-deserto foram atacadas por fungos. Faça três pulverizações com Cupro Dimy e aplique uma colher de sobremesa de salitre do chile duplo potássico em cada vaso.

      Abraços

  10. Bom dia pq minhas rosas estão assim… O que devo fazer?

    • Boa tarde Sarah,

      Por favor seja um pouco mais explícita sobre o estado delas.

      Abraços

  11. Minha rosa esta com a folhas verdes claras. Podei ela fazem 3 meses e esta demorando a se desenvolver. Algumas folhas cerdes claras cairam com as pontas amarronzadas. Nunca fertilizie ela. O que pode ser? Na minha casa so pega so 1 hs por dia mas ela sempre fica na janela pegando claridade direta. Agradeço

    • Minha rosa esta com a folhas verdes claras. Podei ela fazem 3 meses e esta demorando a se desenvolver. Algumas folhas cerdes claras cairam com as pontas amarronzadas. Nunca fertilizie ela. O que pode ser? Na minha casa so pega so 1 hs por dia mas ela sempre fica na janela pegando claridade direta. Agradeço

      • Claudia,

        Elas precisam de pelo menos 6 horas de sol por dia. Pulverize-as com Forth Fungicida – pronto uso, seguindo as indicações da bula.

        Abraços

        • Então acha que é fungo? E tb afalta de sol? É que moro em Porto Alegre eaqui é mto frio essa epoca do ano

          • Sim, Claudia, é fungo. Proceda como recomendei.

            Abraços

  12. Olá!
    A minha primeira rosa do deserto, está queimando as folha. O q eu faço? por favor!

    • Olá Joana,

      Sua rosa do deserto foi atacada pela antracnose. Recomendo a poda e destruição das folhas doentes e 3 pulverizações, semanais, com Fulland, um fertilizante mineral composto por fósforo, enxofre e cobre. Estas pulverizações devem ser alternadas com Cupro Dimy.

      Abraços

      • Oi!
        Eu ñ encontro esse primeiro, aq minha cidade.
        Tô com com dó de podar, pq ela ta abrindo 3 botões de flores😔

        • Então não pode Joana e pulverize com Cupro Dimy.

          Quem sabe resolve?!

          • Muito obg Raul, encontrei dois fertilizantes daqueles q vc me indicou,um q contém cobre, potássio e outro q tem enxofre, fiz a mistura dos dois😮ñ sei se podia, mas parece q deu certo, ela ta nascendo várias folhas e ñ ta mais queimando. Tô muito feliz!!!
            Muito obg mesmo!
            Ainda ñ encontrei o cupro dimy, mas vou encomendar de outra cidade aq próxima! 😉

            • Ah, que bom Joana!

              Fico feliz por ter dado certo.

              Abraços

  13. Boa tarde minhas rosas do deserto está amarelando as folhas e caindo o que faço ?

  14. Boa tarde, tenho algumas rosas do deserto e a alguns dias as folhas estão amarelando e caindo ,e uma outra está com o botão marron o que posso fazer para melhorar?

  15. Bom dia , tenho algumas rosas do deserto e elas estão amarelando as folhas e caindo . Mas está florindo e tem outra que o botão ta meio marron e não tá abrindo o que posso fazer ??

    • Bom dia Thallyta,

      Pulverize-as 3 vezes, semanalmente, com Cupro Dimy.

      Abraços