Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Flor do deserto

A Rosa do Deserto torna-se muito atrativa pela beleza das flores e a forma do caule

Flor do Deserto

A Rosa do Deserto (Adenium obesum), também chamada de Flor do Deserto, é uma planta perene e suculenta que produz deslumbrantes e grandes flores vermelhas e cor-de-rosa. Originária do Sul da África e da Península Arábica, torna-se cada dia mais procurada para ser cultivada no Brasil, onde tem atraído olhares e conquistado admiradores nas principais feiras de paisagismo e jardinagem do país.

Este arbusto suculento, com troncos muito grossos, apresenta folhas verdes brilhantes e ramos cinza lisos. Pode chegar a crescer até 3-4 metros de altura. As flores, que crescem em aglomerados, apresentam pétalas tubulares na base e extremidades alargadas. Reproduz-se melhor através de enxertos, uma que vez que a polinização não é muito eficaz. Ela cresce bem tanto em jardins exteriores, quanto em vasos para ambientes internos, quando se deve tomar toda a precaução com a drenagem.

A Rosa do Deserto torna-se muito atrativa pela beleza das flores, mas também pela forma pouco comum do caule muito desenvolvido na base, para que possa suportar fortes ventos e acumular água. Habituadas ao clima do deserto, também se adaptam e se desenvolvem bem em países tropicais. Ela necessita de plena luz solar e é tolerante ao calor. O solo deve ter drenagem rápida, uma vez que o apodrecimento da raiz e do tronco são doenças comuns.

Flor do Deserto

É recomendado fertilizar as plantas a cada duas semanas durante a primavera, especialmente quando as mesmas são jovens. Durante a primavera deve-se regar regularmente, mas durante o inverno o solo deve permanecer seco.

Normalmente esta planta irá florescer muito pouco tempo depois que é plantada, o que vai se repetir duas vezes ao ano, sendo a primeira na primavera e a segunda no final do verão ou começo do outono. De vida longa, a Flor do Deserto tem beleza realmente marcante, com apaixonados e colecionadores por todo o mundo.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

489 Comments

  1. Não consigo enviar a imagem :(

  2. Boa noite,”!
    Gostaria que me ajudasse com minha RDs, a 3 anos tenho ela e ela nunca floriu, queria saber o que posso fazer? Obrigada!

    • Bom dia Bruna,

      Possivelmente não floresça pela carência de fósforo. adube-a usando:

      – 30 gramas de farinha de ossos, aplicados no solo do vaso e revolvendo superficialmente;
      – 2 ml/litro de água, a cada 40 dias, do fertilizante Forth Flores, em irrigação.

      Abraços

  3. Não está anexando

  4. Segue a imagem

  5. Bom dia. Minha rosa do deserto está com uma aparência de não muito saudável, o que devo fazer? Desde já agradeço a atenção.

    • Boa tarde Eduardo,

      Pela foto que nos envia posso imaginar duas coisas. A primeira uma doença fúngica causada por umidade excessiva nas folhas, que pode ser controladas pulverizando com Captan a 3g por litro de água, semanalmente por três vezes.

      A segunda pode ser um vírus e para isto não vejo uma solução imediata, já que não há defensivos que combatam esses agentes infecciosos microscópicos.

      Abraços

  6. Apareceu umas bolinhas marrom nas folhas da minha rosa do deserto que solta com facilidade. Não sei o que é nem como tratar.

    • Cintia,

      Podem ser tatuzinhos. São crustáceos terrestres, equipados com uma carapaça articulada que se refugiam debaixo das plantas. Quando cutucados, enrolam o corpo formando uma bolinha.
      As colônias aumentam com umidade excessiva. O prejuízo se
      limita às raízes e aos brotos que ficam localizados na superfície do solo.
      Recomendo a catação manual, mas faça isso com luvas, pois podem ser transmissores de doenças.

      Também podem ser cochonilhas de carapaça e para livra-la dessa praga deve pulveriza-la com óleo mineral ou vegetal (1% de óleo 99% de água). Se infestação é pouca pode usar um cotonete embebido em vinagre para retira-las das folhas.

      Abraços

  7. Apareceu umas bolinhas marrom nas folhas da minha rosa do deserto que solta com facilidade. Não sei o que é nem como tratar.

  8. Boa tarde, Sr Raul!
    Estou com duas RD e suas folhas estão com aspecto bem diferente das outras… O que seria? Muito obrigada!

    • Boa tarde Francieli,

      Acho que se trata da mancha-parda. Ela pode ser controlada com uma adubação feita com 20 gramas de sulfato de potássio em cada vaso e pulverizações com Aproach Prima, da Du Pont.

      Abraços

      • Muito obrigada pela resposta!

        Abraço

        • Você merece, Francieli!

  9. Oi!
    Comprei 2 unidades, e estavam lindas, replantei em outro caso. Estavam bem. Aí comprei outra para tentar fazer polinização. Aí as minhas duas primeiras começaram a ter problemas, folhas amarelando caindo.
    Fiquei preocupada! Será que fiz algo errado? Aí percebi que a última que comprei estava com o caule amarelado, mas acho que vi tarde.
    Deve ter vindo com alguma praga. Como não sabia identificar o problema, vi um vídeo sobre a cochinilhas, fiz a solução é mergulhei todas as minhas plantas. Fiquei na dúvida , se depois disso elas podem voltar para o sol, e a partir de quanto tempo?
    Segunda dúvida, será que ataquei o problema certo???
    Eu estou enviando a foto das folhas, se puder me ajudar a identificar oque é o problemas. Pelo amor de Deus!!!! E me dizer oque fazer!!!!
    Acabei mergulhando até as minhas orquídeas na solução também, estou com medo de virar uma infestação.
    Eu comprei 10 sementes de rosa do deserto, e plantei, como vc ensinou também, estão a sombra.
    Por favor me ajude!
    Obrigado pelo sei lindo trabalho, já sou sua fã!
    Um grande abraço!

    • Oi Celina,

      A foto não mostra amarelamento das folhas, mas apenas umas manchas escuras, que talvez indiquem algum fungo.

      Misture 3 partes de água com 1 parte de Leite de Magnésia Phillips e pulverize suas mudas com essa solução. Isto feito 3 vezes, semanalmente, pode minimizar o problema.

      Cuidado com as regas, estas devem ser feitas espaçadamente e de modo reduzido.

      Abraços

  10. Bom dia!
    Minha rosa do deserto está com as folhas amareladas caindo e com pó branco. O q fazer?

    • Bom dia Danielly,

      Sua rosa-do-deserto pode ter sido atacada por míldio ou pelo oídio, dos fungos que possuem sintomas parecidos. Para controlar essas doenças, pulverize três vezes, semanalmente, com sulfato de cobre e mais três vezes com enxofre, intercalando essas aplicações.

      Abraços

  11. Vou tentar enviar foto para vc ver minha Rosa do deserto .

    • Viviane,

      São ácaros, pulverize três vezes, quinzenalmente, com enxofre.

      Por causa da reflexão da luz, uma camada fina de casca de arroz, no vaso, os inibe.

      Abraços

  12. Fotos da minha Rosa do deserto

  13. Olá Raul! Minhas rosas do deserto apareceram umas manchas pretas , e alguns amarelamentos de folhas , há uns 10 dias .Aqui na minha região estava chovendo bastante estes dias. O que eu faço?

    • Olá Viviane,

      Faça seis pulverizações, quinzenais, com enxofre, alternando-as com sulfato de cobre. Isto é, três de cada.

      Abraços

  14. Minha flor do deserto está com umas manchas claras nas folhas, são bem discretas. Recentemente, algumas folhas foram amarelando ate cair… quais problemas podem ser?

    • Segue a foto…

      • Enfim, não consegui enviar a foto, mas as manchinhas são amareladas…

    • Isadora,

      É provável que sua rosa-do-deserto tenha sido atacada por um fungo. Faça três pulverizações, semanais, com Cupro Dimy. Isto irá resolver!

      Abraços

  15. O que significam as folhas brancas na Rosa do Deserto?

    • É uma mutação da rosa-do-deserto, Frederico, que a tornará um pouco mais fraca, retardando seu crescimento.

      Abraços

  16. Bom dia!!! A minha adenium esta bem ,mas ela nao abre as flores cresce mas é como se tivesse uma anomalia que deixa flor feia, comprida.

    • Bom dia Betânia,

      Isto se deve, possivelmente, a uma carência de potássio e cálcio. Misture na parte superficial do solo o equivalente a 1/2 litro de cinzas de madeira, livres de sal e/ou gordura, 5 colheres de sopa de borra de café e 5 colheres de cascas trituradas de ovos.

      Faça também 3 pulverizações, semanais, com Cupro Dimy.

      Abraços

  17. Olá, algumas das minhas mudas estão com as folhas manchadas e enroladas gostaria muito de combater mas não sei como

    • Olá Jailma,

      Isto indica uma deficiência de cobre e molibdênio, mas também pode ser um ataque de ácaros.

      Aplique 5 ml de Forth Enraizador diluídos em um litro de água durante 6 semanas e também, a cada 15 dias, use Forth Orquídeas, diluindo 5 ml em um litro de água.

      Se o ataque for de ácaros pulverize com enxofre ou com calda sulfocálcica.

      Abraços

  18. Boa noite!! As rosas do deserto da minha mae estão nascendo sem clorofila, e morrem rapidamente por não aguentarem a luz solar. todas as mudas plantadas recentemente estão nascendo assim. o q pode estar havendo e como corrigir esse problema???

    • Elen, bom dia,

      O ferro tem influência benéfica sobre a formação da clorofila. Sua falta provoca clorose (folhas pequenas, amarelo-claras,
      começando pelas mais jovens; no início, as nervuras permanecem
      verdes, mas com aparência debilitada).

      O sulfato de ferro supre a deficiência.

      Abraços

      • Na verdade acredito não ter expressado bem na pergunta. Ela esta plantando sementes, e as plantas já nascem esbranquiçadas e sem clorofila. ideal seria adubar o solo com ferro?? como faríamos isso?

        • Mto grata pela rapidez e solicitude nas respostas.

          Abraços

          • Sim Elen,

            Deve aplicar 150 g de sulfato de ferro por metro quadrado.

            Abraços

  19. Donde puedo consegir una lanta de LA ROSA DEL DESIERTO ,

    • Merce,

      Normalmente nos gardens há sempre mudas para venda, mas aonde você mora? Nos informe para lhe dar algum fornecedor.

      Abraços

  20. A minha não bota uma Rosa desde q comprei a pouco mais de um ano.
    O que fazer para ela florir??

    • Themyse,

      Aplique 15 g de superfosfato simples, associado com 1 kg de esterco de galinha. Isto aumentará a floração.

      Abraços

  21. Boa noite. Não sei o que está acontecendo com minha rosa do deserto e como proceder … peço sua ajuda

    • As folhas ficam meio esbranquiçadas..retorcidas. estava com pulgao passei o veneno mas parece que tem algo a mais que pulgao nela .

      • Boa tarde Marcela,

        Acho que se trata de um fungo conhecido como antracnose. Para combate-lo faça três pulverizações, semanais, com Fulland, um fertilizante mineral composto por fósforo, enxofre e cobre.

        Abraços

        • Obrigada pela atenção . Vou providenciar…

          • Você merece Marcela!

            • Bom dia Sr Raul, procurei na minha cidade, na cidade vizinha e não encontro o fulland e nem algo similar, será que teria outro produto para indicar ??

  22. Boa noite entre algumas mudas novinhas que tenho algumas perderam muitas folhas secaram e caíram outras ficaram meia esbranquiçadas como se parecerem variegatas

  23. Boa noite entre algumas mudas novinhas que tenho algumas perderam muitas folhas secaram e caíram outras ficaram meia esbranquiçadas como se fosse carregada, pode me ajudar por favor

    • Boa tarde Nelson,

      Não serão ácaros? Eles causam descoloração e enrugamento nas folhas.

      Pulverize com enxofre ou com calda sulfocálcica (cal
      virgem + enxofre), ou com o inseticida rural Natural Camp ou com Combat (composto por: Neem, citronela e pimenta).

      Abraços

  24. Olá, tenho uma rosa do deserto com um caudex de mais um menos 6 cm de diâmetro a planta cresceu para cima e depois quando comprei já tinha alguns brotos ao lado, porém as folhas começaram a cair desde lá de cima até nos brotos novod o que devo fazer ? Ela já está bem grande para o vaso já comprei outro mas estou com medo de ela não aguentar transplante.

    • Esqueci de dizer os brotos são aqueles que nascem no caudex atualmente não tem nenhuma folha e não aparenta estar seco pois seu caudex está firme e com substrato de drenagem boa.
      Desde de já agradeço :)

      • Como está a rosa

        • A imagem não apareceu vou enviar novamente

    • Olá Davi,

      A foto não chegou até nós. Mas acredito se tratar de deficiência nutricional, talvez potássio, magnésio, enxofre e cobre.

      Faça uma adubação com o fertilizante Forth Flores, ele supre essas necessidades.

      Abraços

  25. Olá

    Minha rosa do deserto está com as folhas assim e não parece estar mais crescendo como antes. O que pode ser? Obrigada!!

    • Olá Fernanda,

      Ela foi atacada por ácaros. Faça três pulverizações, semanais, com enxofre ou com calda sulfocálcica (cal
      virgem + enxofre), isto irá controlar essa praga.

      Abraços

  26. Oie, o q vc acha q essa Rosa do Deserto tem?

    • Olá Vitória,

      Você enviou alguma imagem? Não chegou até nós. Tente novamente.

      Abraços

  27. A minha rosa do deserto está com as folhas tipo um verde meia acinzentada e o caudex dela está amarelado.oque devo fazer , meu nome é Edna.

    • Edna,

      Isto pode ser ocasionado por excesso de água nas regas. Melhore a drenagem aplicando areia de construção, 50 gramas de calcário dolomítico e um pouco de extrato pirolenhoso, o Natupirol e o Mokussu são as marcas mais conhecidas.

      Abraços

  28. Bom dia, preciso de ajuda com a minha rosa do deserto! Ontem percebi que ela estava com pulgões. Vi na internet que seria bom borrifar toda a planta com uma solução de detergente de coco e água. Ao borrifar na parte de baixo da folha, percebi manchas marrom e a espessura da folha, nas manchas, parece mais fina. O que devo fazer? Obrigada!

    • Bom dia Mariele,

      Essas manchas pardas indicam uma doença conhecida como mancha de pestalotia.

      – Faça uma poda eliminando as folhas afetadas. Desinfete a tesoura quando acabar a operação;
      – Pulverize 3 vezes com Cupro Dimy, semanalmente;
      – Espalhe sobre a terra onde a muda está plantada 200 g do fertilizante Forth Plantio e revolva o solo para que penetre melhor. Regar.
      Repita esta aplicação a cada 45 dias, interrompendo-a no final de outono. Este produto contém Magnésio, Enxofre, Zinco e Boro, elementos necessários para as plantas combaterem esse fungo;
      – Polvilhe, também, o equivalente a 1 litro de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura em volta da muda afetada e afofe para que penetrem no solo.

      Abraços

  29. Olá!
    Boa amoite. Preciso de ajuda. Minha RD está com as folhas enrugadas. Somente as localizadas mais próximas ao ápice. O que pode ser ? Como tratar.

    Muito grato pela atenção.

    • Olá Pablo,

      Sua rosa-do-deserto foi atacada por ácaros. Eles se instalam no dorso das folhas em posição oposta à das colônias, que vivem na parte inferior, evitando a luz solar.

      A cebola é um bom repelente. Esmague a cebola numa trituradora
      e junte uma quantidade igual de água; coe a mistura e use o
      líquido resultante para pulverizar sua muda três vezes, semanalmente. Enterre essa polpa amassada no vaso onde ela está plantada.

      Abraços

  30. Genivaldo, boa noite! Tudo bem com você?
    Preciso da sua ajuda.. ganhei algumas mudas de rosa do deserto, no entanto apresentam algumas anomalias que desconheço. Algumas estão com caroços e outras com as folhas e até mesmo o caule enrolado.

    Segue fotos para melhor compreensão!

    Desde já agradeço!

    Denise Coelho

    • Bom dia Denise,

      Vou responder sua questão. Meu nome é Raul Cânovas.

      Sua rosa-do-deserto foi infestada por ácaros, em geral muito pequenos, possuem oito pares de patas e provocam o aparecimento de manchas avermelhadas no dorso das folhas em
      posição oposta à das colônias, que vivem na parte inferior,
      evitando a luz solar.

      Outro dos sintomas são as verruguinhas que aparecem formando um empolamento na superfície foliar, que resulta em uma estrutura oca saliente com a concavidade virada para a face inferior da folha.

      Para controlar essa praga prepare um chá de coentro com um punhado de folhas e, depois de frio, pulverize a planta três vezes, semanalmente.

      Também pode em 1 litro de água misturar um copo de leite azedo e pulverizar três vezes, semanalmente.

      Abraços