Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Flor do deserto

A Rosa do Deserto torna-se muito atrativa pela beleza das flores e a forma do caule

Flor do Deserto

A Rosa do Deserto (Adenium obesum), também chamada de Flor do Deserto, é uma planta perene e suculenta que produz deslumbrantes e grandes flores vermelhas e cor-de-rosa. Originária do Sul da África e da Península Arábica, torna-se cada dia mais procurada para ser cultivada no Brasil, onde tem atraído olhares e conquistado admiradores nas principais feiras de paisagismo e jardinagem do país.

Este arbusto suculento, com troncos muito grossos, apresenta folhas verdes brilhantes e ramos cinza lisos. Pode chegar a crescer até 3-4 metros de altura. As flores, que crescem em aglomerados, apresentam pétalas tubulares na base e extremidades alargadas. Reproduz-se melhor através de enxertos, uma que vez que a polinização não é muito eficaz. Ela cresce bem tanto em jardins exteriores, quanto em vasos para ambientes internos, quando se deve tomar toda a precaução com a drenagem.

A Rosa do Deserto torna-se muito atrativa pela beleza das flores, mas também pela forma pouco comum do caule muito desenvolvido na base, para que possa suportar fortes ventos e acumular água. Habituadas ao clima do deserto, também se adaptam e se desenvolvem bem em países tropicais. Ela necessita de plena luz solar e é tolerante ao calor. O solo deve ter drenagem rápida, uma vez que o apodrecimento da raiz e do tronco são doenças comuns.

Flor do Deserto

É recomendado fertilizar as plantas a cada duas semanas durante a primavera, especialmente quando as mesmas são jovens. Durante a primavera deve-se regar regularmente, mas durante o inverno o solo deve permanecer seco.

Normalmente esta planta irá florescer muito pouco tempo depois que é plantada, o que vai se repetir duas vezes ao ano, sendo a primeira na primavera e a segunda no final do verão ou começo do outono. De vida longa, a Flor do Deserto tem beleza realmente marcante, com apaixonados e colecionadores por todo o mundo.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

943 Comments

  1. Olá, gostaria de tirar uma dúvida. Tenho uma rosa do deserto há cerca de dois anos, da flor dobrada. Sempre dá flor porém ela fica com o interior com aspecto de apodrecimento e nāo abre. Posteriormente a flor cai. Nāo sei o que pode estar acontecendo. Obrigada

    • Olá Ellen,

      Quando uma rosa do deserto retém água, ela pode começar a apodrecer, por tanto as regas devem ser moderadas no início da manhã para permitir que a folhagem e as flores sequem antes das horas úmidas da noite.

      As flores caem e desenvolvem uma podridão final da flor quando há uma deficiência de cálcio, isto se soluciona aplicando o fertilizante Forth Equilíbrio e também três pulverizações, semanais com sulfato de cobre e agregando no solo, afofando um pouco, 20 gramas de sulfato de potássio.

      Abraços

  2. Boa tarde

    Minhas rosas do deserto estão já a muito tempo com folhas muito manchadas ou totalmente amarelas. Como sugestão de alguns vídeos que assisti coloquei vários tipos de inseticidas caseiros e outros químicos. Mas nada de melhorar. Troquei o substrato, retirei as folhas de muitas delas e nada de melhorar. NÃO SEI MAIS O QUE FAZER

    • Boa tarde Bárbara,

      Em primeiro lugar recomendo regar sua rosa-do-deserto na parte da manhã sem molhar as folhas e fazer isto uma vez por semana de forma moderada, também deixe ela em um local ensolarado.

      Esses sintomas podem indicar algum fungo ou alguns insetos como cochonilha, pulgão, lagarta e tripes; no primeiro caso a planta apresenta manchas irregulares, ovais e/ou circulares, enferrujadas com lesões castanhas e necróticas de 5 a 15 mm de diâmetro. Para controlar isto borrife a folhagem com um fungicida de contato geral como Captan a 3 g por litro de água. O objetivo é cobrir a folhagem com uma camada protetora de fungicida. Se alguma podridão for observada, retire as folhas afetadas e corte as hastes podres. Sempre remova quaisquer folhas secas ou flores no início do período chuvoso e mantenha as plantas totalmente livres de qualquer material morto.

      Espero ter ajudado.

      Abraços

  3. Oi senhor Raul, preciso da sua ajuda. Minha rosa do deserto está com as folhas enroladas. Além disso o broto n abre. O que pode ser?

    • Ela está assim senhor Raul. Pode me ajudar?

  4. Oi senhor Raul… Minha adenium tá com as folhas assim, todas enroladas, além disso o broto n se abriu. O que pode ser?

    • Oi Cristiane,

      São vários os motivos para este sintoma, pode ser uma deficiência de cobre e/ou molibdênio, nestes caso recomendo uma adubação feita com o fertilizante Forth Cote 15-09-12.

      Também os tripes, insetos que causam estas deformações, causam isto e podem ser combatidos com calda de fumo.

      Pique 50 g de fumo de corda e coloque num vidro com 1 litro de
      água durante 12 horas (se deixar mais tempo, fermenta), coe e
      diluir em 5 litros de água. Em seguida pulverize.

      Abraços

  5. Queria saber se essas manchas e sinal de doença na planta

    • Lígia,

      Qualquer tipo de mancha, na superfície das folhas, indica a presença de fungos, bactérias ou vírus. Isto é uma manifestação de doenças.

      Abraços

  6. Bom dia, sou nova nessa coisa de jardinagem; Ganhei um bonsai vai fazer 5 meses e de um tempo pra cá percebi essas manchas (os pontinhos brancos são de sabão em pó, deixaram cair nela :( ). O que seria?

    • Bom dia Michaella,

      Acho que se trata de um fungo, rhizoctoniose, faça pulverizações com Ecotrich, um fungicida microbiológico muito eficiente nesses casos.

      Abraços

  7. Boa tarde, posso deixar minha rosa do deserto direto no sol? As folhas esta manchando de amarelo e as vezes amareta total e cai, estou pensando em retirar todas no processo de catação . Me oriente por favor. Obrigada.

    • Bom dia Margareth,

      Você deve deixa-la no sol direto, a rosa-do-deserto não suporta a falta de luz solar.

      O amarelamento das folhas se deve a uma deficiência nutricional, possivelmente nitrogênio. molibdênio e cobre. Aplique uma colher de sobremesa, diluída em 1 litro de água do fertilizante Forth Jardim, a cada 15 dias, regando vagarosamente a muda.

      Abraços

  8. Boa tarde Raul. Minhas mudas e outras maiores estão apresentando essas manchas nas folhas p que posso usar para combater?
    Obrigado.

    • Bom dia Lucas,

      Essas manchas indicam uma doença conhecida como ferrugem. O excesso de nitrogênio e a umidade alta, especialmente na primavera e nas regiões baixas, favorece esta doença, que surge com manchas amarelo-alaranjadas ou marrom-avermelhadas na face inferior das folhas.

      – Evite de molhar as folhas;
      – As partes atacadas devem ser eliminadas;
      – Faça uma adubação potássica, dissolvendo 50 g de cloreto de potássio em 5 litros de água e regue a muda. Repita isto mais duas vezes a cada 10 dias;
      – Faça três pulverizações, semanais, com sulfato de cobre e/ou enxofre.

      Abraços

      • Muito obrigado pela atenção.

        • Você merece Lucas!

  9. Boa tarde,

    Tenho uma rosa do deserto que uma parte do caudex parece mais mole, replantei com novo substrato, para ver se havia podridão na raiz. Agora ela tem muitas manchas, parecem verrugas e tbm a ponta das folhas queimadas. Pelo que vi nas respostas anteriores, acho que são ácaros.
    Gostaria que confirmasse, por favor e o que fazer para salvá-la. Obrigada, admiro muito o seu trabalho.

    • Mais uma foto do caudex bem prejudicado.

      Abraços

    • Bom dia Claudia,

      Também acho que essas verrugas sejam um indicio de ácaros. O controle pode ser feito pulverizando com enxofre ou com calda sulfocálcica (cal virgem + enxofre), ou com o inseticida rural Natural Camp ou com Combat (composto por: Neem, citronela e pimenta).

      Tente com algum desses para minimizar esse ataque.

      Abraços

  10. Não entendo por que as fotos não estão indo…

  11. Boa tarde, Raul. Algumas rosas do deserto têm apresentado esses sintomas das folhas anexas a esta mensagem. São pintinhas amareladas que contêm uma secreção melada. Você tem alguma ideia do que possa ser? Vou anexar 3 fotos. Obrigada.

    • Vamos ver se vai…

    • Realmente a fotos não chegaram até nós, Denise. Mas essa secreção melada pode indicar pulgões ou piolhos-das-plantas, são insetos diminutos que se alimentam da seiva.

      Macere 200 gramas de erva-de-santa-maria num litro de água, durante 2 horas. Depois de espremer o sumo do bagaço, dilua em 5 litros de água e pulverize três vezes, semanalmente.

      Abraços

  12. Minhas folhas de rosas do deserto ficam amareladas, outras vão ficando minhas e pretas, outras com pontas brancas

    • Pedro,

      Isto me parece uma clara falta de nutrientes. Adube-a com Forth Cote na fórmula 15-09-12, seguindo as recomendação existentes na bula. Isto estimulará o desenvolvimento de sua rosa-do-deserto.

      Abraços

  13. Olá! As folhas da minha Rosa do deserto estão com bolinhas em relevo, ficando amarelas e caindo. O que posso fazer?

    • Olá Ciro,

      As verruguinhas que aparecem formando um empolamento na superfície foliar, que resulta em uma estrutura oca saliente com a concavidade virada para a face inferior da folha, indicam a presença de ácaros.

      Controle esses insetos pulverizando três vezes, semanalmente, com enxofre ou com calda sulfocálcica. Por causa da reflexão da luz, uma camada fina de casca de arroz, no vaso, inibe os ácaros.

      Abraços

  14. Bom dia.
    Minha rosa do deserto está com as folhas cheias de bolinhas em relevo, e ficando amarelas. Por favor, o que posso fazer?

  15. Me ajude! Apareceram essas manchas nas minhas rosas , não sei o que faço

    • São manchar pretas em todas as folhas, começaram no verso da folha e se alastraram, as folhas ficam com aspectos de apodrecidas

      • Olá Amanda,

        É uma doença conhecida como mancha negra da roseira. Surgem manchas pretas nas folhas, que amarelam e caem. apanhe as folhas caídas no chão e espalhe um pouco de palha em volta do pé da muda. Também faça três pulverizações, semanais, com Cupro Dimy.

        Isto irá resolver!

        Abraços

  16. Boa noite. Gostaria de uma ajuda. Uma das minhas mudas estão começando a amarelar as folhas e elas estão caindo. Sendo que as do topo, ainda estão verdes. É normal isso? Ou seria alguma doença na planta.
    Os pontinhos brancos na foto, são de casca de ovo moída. Choveu e foi casca pra todo que é lado.

    • Bom dia Tainara,

      A foto não chegou até nós, mas pode ser uma deficiência nutricional, talvez falta de magnésio, cobre e/ou molibdênio.

      Use o fertilizante Forth Plantio, ele é rico especialmente em magnésio e contem um pouco de cobre e de molibdênio na sua fórmula. A casca de ovos é também indicada por conter magnésio.

      Abraços

  17. Minha flor qdo sai o botão ele não abre e aparece umas manchas marrons o que pode ser?

    • Gislaine,

      Podem ser fungos. Faça três pulverizações, semanais, com Cupro Dimy e polvilhe na terra do vaso 5 colheres de sopa de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura, em seguida afofe e regue delicadamente.

      Abraços

  18. Bom dia to com um grande problema minha rosa do deserto tem uma parte que esta com os galhos lindo e os outros nao cescem estacionou o que faco me ajude por favor e tem varias mudinhas tam estacionaram ja tem una 7 meses e nao sai dos 5cm

    • Boa tarde Zilda,

      Isto me parece uma clara falta de nutrientes. Adube-a com Forth Cote na fórmula 15-09-12, seguindo as recomendação existentes na bula. Isto estimulará o desenvolvimento de sua rosa-do-deserto.

      Abraços

  19. Minha rosa.do deserto os botões não chega a florecer
    Eles ficam pretos e cai
    Bem no início. Porque?

    • Bell,

      Sua rosa-do-deserto foi atacada por fungos. Pulverize três vezes, semanalmente, com Cupro Dimy e polvilhe no solo do vaso o equivalente a um litro de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura, em seguida afofe para penetrarem melhor.

      Abraços

  20. A flor da minha rosa fica escuras nas beradinhas porque será?

    • Márcia,

      Possivelmente ela está sendo atacada por algum fungo. Faça três pulverizações, semanais, com sulfato de cobre, pode ser da marca Cupro Dimy.

      Abraços

  21. Ola bom dia, primeiramente quero parabenizar pelo excelente artigo.
    Gostaria de fazer algumas perguntas sobre minha rosa, ela apresenta manchas pretas nas folhas, e também nas flores, muitas vezes as folhas e flores caem antes de crecer, e nascem com deformidades, ja podei os galhos com mais problemas, mas voltou tudo dinovo, ela fica no sol pelo menos umas 7 hs por dia, por favor se puder me ajudar, ai vao as fotos, obrigado

    • Gilson, muito obrigado pelo elogio!

      Se sua rosa do deserto for cultivada em condições muito úmidas, pode desenvolver uma podridão por fungos, que geralmente começa na ponta do caule e também pode afetar as folhas naquele caule, fazendo com que elas se tornem amareladas e depois marrons. Sempre regue-a na parte da manhã e quando o solo ficar seco e não molhe as folhas. Para salvar a planta, pode as folhas afetadas e desinfecte a tesoura limpando a lâmina com álcool entre cada corte para evitar a propagação da doença. Depois faça três pulverizações, semanais, com enxofre.

      Abraços

      • Estou aplicando nela uma mistura de canela, cravo, fumo, e umas gotinhas de detergente, as vezes também aplico leite, recentemente apliquei fosforo diluido em agua na rega, tambem deixei borra de cafe fermentar e estou regando com ele, e por ultimo apliquei cinza de queimada, que nunca havias aplicado, djzem que fortalece muito a planta, e também evita esse tipo de pproblema que mencionei ao senhor, o que o senhor acha, lembrando que nao entendo nada dw planta, o que vi foi aqi na internet, obrigado por me responder.

        • Oi gilson,

          Acho que com tudo o que você está aplicando, sua rosa do deserto tem que melhorar. Inclusive as cinzas – por terem bastante potássio – são ótimas para controlar qualquer fungo.

          Abraços

          • A minha intenção em expor oq estava fazendo, era para que se caso tivesse aplicando alguma coisa que nao devia o senhor falaria, mas pelo visto, estou no caminho certo e posso continuar o que estou fazendo, sera que se faz necessário aplicar o enxofre como o senhor falou, ou o que estou fazendo ja basta, so para finalizar a rosa esta bem na berada da picina, sera que teria problemas.

            • Olá Gilson,

              É interessante a aplicação do enxofre, ele é um bom defensivo contra os fungos.

              Abraços

            • Muito obrigado pela sua atenção.

            • Ola bom dia tudo bem com o senhor, espero que sim, o senhor havia me passado uma receita com enxofre para combater fungos na minha rosa do deserto, no qual deformava as folhas, e também as flores ficando com manchas preta e caindo, fiz o tratamento em várias rosas, algumas ficaram ótimas, porém tenho umas em volta da picina, bem na borda, sera que a humidade exalada da picina estaria atrapalhando o tratamento e potencializando os fungos, se sim, será que poderia fazer uma aplicação de enxofre ou de algum outro produto com uma frequência menor para tentar controlar, pois sao tão lindas em volta da piscina, e nao gostaria de removê-las, conto com vossa explicação, muito obrigado.

  22. Minha rosa do deserto esta aparecendo uns vermelhidão, e as folhas ficam amarelas, o que pode ser.

    • Mirvania,

      Essa vermelhidão pode indicar a presença de ácaros. O vermelho, provoca o aparecimento de manchas avermelhadas no dorso das folhas em posição oposta à das colônias, que vivem na parte inferior, evitando a luz solar. Pulverize três vezes, semanalmente com enxofre ou com calda sulfocálcica, isto irá controlar essa praga.

      Abraços

  23. minhas rosas estáo com as folhas avermelhadas

    • Aloysio,

      Isto pode indicar ataque de ácaros ou ferrugem.

      No primeiro caso faça três pulverizações, semanais, com enxofre ou com calda sulfocálcica. Se for uma contaminação por ferrugem, pulverize três vezes, semanalmente, com sulfato de cobre e/ou enxofre.

      Abraços

  24. minha mudinha esta com as folhas rangadas de brando são 18 mudas só ela apresentou esse problema.

    • Cristiane,

      Acredito que sua rosa-do-deserto esteja com um vírus, o mosaico. Para ele não conheço nenhum tratamento, há sim a termoterapia e a quimioterapia, mas são economicamente inviáveis.

      Abraços

  25. Minha rosa do deserto que podei e ela agora não desenvolve tá com folhas enroladas e triste. O que fazer

    • Ducelene,

      Esse sintoma pode indicar uma deficiência de nutrientes, especialmente molibdênio. Quando amareladas ou verde azuladas e enroladas indicam carência de cobre e quando enroladas e amareladas entre as nervuras é falta de molibdênio.

      Faça três pulverizações, a cada 30 dias, com 5 ml por litro de água de Forth Cobre e regue, semanalmente, durante 6 semanas com 5 ml de Forth Enraizador por litro de água.

      Isto irá devolver a vitalidade a sua rosa-do-deserto.

      Abraços

  26. Olá boa tarde muito obrigada por todas as dicas é muito importante para todos nós aqui.
    Eu gostaria de saber porque as folhas da minha rosa do deserto estão nascendo vermelhas por baixo e enroladas não ficam bonitas.

    • Olá Joselita,

      Isto é um sintoma de ácaros. Em geral muito pequenos, possuem oito pares de patas; existem milhares de espécies, entre elas, os carrapatos e os causadores de sarnas. Os que atacam as plantas são: o branco, o rajado e, especialmente, o vermelho, que provoca o aparecimento de manchas avermelhadas no dorso das folhas em posição oposta à das colônias, que vivem na parte inferior, evitando a luz solar.

      Pulverize três vezes, semanalmente, com enxofre ou com calda sulfocálcica. Isto irá resolver o problema.

      Abraços

  27. Minha rosa do deserto está c as folhas manchas preta

    • Mônica,

      Essas manchas pretas podem indicar a presença de ácaros. Olhe na parte debaixo das folhas, se perceber pequenos insetos andando, podem provocar esse sintoma. O inseticida Pirate combate esses ácaros.

      Abraços

  28. mando agora s fotos

  29. fotos

  30. Bom dia minha rosa esta com algumas folhas enrugadas e não floresceu mais não vejo insetos nem nada o que será o que fazer só floresceu uma vez

    obrigado

    • Boa tarde Flavio,

      Esse enrugamento das folhas pode indicar a presença de ácaros. Com o tempo, a folha necrosada cai. Outro dos sintomas são
      as verruguinhas que aparecem formando um empolamento na superfície foliar, que resulta em uma estrutura oca saliente com a concavidade virada para a face inferior da folha.

      Pulverize com Enxofre Dimy e faça uma camada fina de casca de arroz, no vaso, isto inibe os ácaros.

      Abraços

      • Boa tarde, Sr.Raul. parabéns pelo bom trabalho.
        Estou em dúvida sobre o que atacou a rosa do deserto. Seriam ácaros?

        • Boa tarde Ismael,

          Não são ácaros, mas cochonilhas de carapaça.
          Para combater essa praga proceda assim:

          Corte em pedaços 500 g de sabão, dissolva em 1 litro de água quente, adicione 40 ml de óleo mineral aos poucos. Dissolva o preparado em água morna e, na hora de pulverizar, utilize 100 g da pasta para cada 5 litros de água fria. Repita isto mais duas vezes, semanalmente.

          Abraços

Secured By miniOrange