Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Horta vertical é opção para casas com áreas pequenas

Quem nunca teve a vontade de fazer uma hortinha dentro de casa, mas acabou desistindo da ideia por conta da falta de espaço? Seu sonho, agora, poderá se tornar realidade! E mais, além de uma alternativa criativa, é uma opção sustentável!

A dica é do arquiteto Marcelo Rosenbaum, responsável pelas construções do quadro “Lar Doce Lar”, do programa Caldeirão do Huck. A ideia da horta vertical com garrafas PET foi apresentada na casa da Família Rodrigues, em São Paulo, no programa #48. A alternativa foi tão apreciada por internautas, que ele explicou no próprio site o passo a passo para criar um modelo parecido. Além de encontrar um destino para os resíduos, antes descartados sem nenhuma utilidade, o material é reutilizado para um fim diferente.

De acordo com Rosenbaum, as garrafas plásticas podem ser reaproveitadas para cultivar vegetais de pequeno porte, temperos e ervas medicinais, presas em muros e paredes ou apoiadas em suportes de diferentes materiais. O arquiteto explica que ideia é aproveitar pequenos espaços e materiais de baixo custo para montar a horta, seja em casa, no apartamento ou mesmo no local de trabalho. “É uma forma popular de se apropriar de técnicas já existentes sustentáveis, viáveis e econômicas.”

Material:

– garrafas PET de 2 litros (vazia e limpa); tesoura; corda de varal, barbante, cordoalha ou arame; 2 arruelas por garrafa (apenas para quem optar por cordoalha ou arame); terra e muda de planta.

Método:

1. Corte a garrafa com uma espécie de janela, que será a abertura por onde a planta crescerá. Veja a foto;

2. Faça dois furos na região inferior e, outros dois, na superior, ambos nos extremos das garrafas. Faça-os de maneira uniforme, em distâncias equivalentes, para que fiquem proporcionais quando as PETs estiverem penduradas. Faça um último furo no fundo, para escoar a água colocada em excesso na terra;

3. Passe dois fios pelas extremidades para manter a garrafa presa:

a. Se tiver optado pelo uso de arames ou cordoalhas, prenda as arruelas na parte inferior, como um “calço”;

b. Se for utilizar corda ou barbante, não há necessidade de arruelas, basta dar um nó na altura que deseja colocar a garrafa;

4. Por fim, coloque a terra e a muda dentro da garrafa. Pendure-a e regue a sua plantinha.

Você pode aplicar a ideia como as fotos apresentam, com uma garrafa embaixo da outra ou, simplesmente, uma ao lado da outra. Faça como preferir e se delicie com sua horta!

E aí, gostou da ideia? Comente!

Fonte das imagens: Rosenbaum

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange