Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Jardim perfumado

Muito mais que admirado e contemplado, um belo jardim deve transmitir muitas sensações. O jardim deve ser tocado, ouvido, degustado e, principalmente, cheirado. Normalmente, as grandes responsáveis pelos agradáveis aromas de um jardim, são as flores.

Jasminum fruticans

É preciso conhecer um pouco sobre as plantas, para que as espécies sejam usadas de maneira a oferecer prazer ao olfato, sem excessos que possam se tornar um incômodo para os que ali frequentam. Algumas combinações funcionam, outras podem enjoar.

Gostar do perfume das flores é um prazer universal. Cultivar plantas cheirosas exige o conhecimento do gosto pessoal, é como o perfume que se usa no dia a dia. O gosto pelas fragrâncias varia muito.

Em jardins pequenos, o ideal é usar apenas uma planta com perfume mais acentuado. Nos jardins maiores, pode-se usar mais de uma espécie, desde que os ambientes tenham uma certa distância um do outro. A época da florada deve ser considerada, pois podem é possível programar diversos aromas durante o ano.

Às vezes, relacionamos o jardim de aromas com os jardins mais clássicos, mas, em tese, todo estilo pode receber uma planta com aroma agradável. O aroma está relacionado com resgate, com memória, e é interessante fazer uma pesquisa com o cliente para colocar esta sensação no jardim.

São perfumes da infância, de algum momento importante, do entardecer, da manhã úmida; na verdade, eles fazem parte da história de cada pessoa.

Nos jardins sensoriais, por exemplo, desenvolvidos para deficientes visuais, os aromas são muito explorados, assim como o tato, a audição e o paladar. A emoção que pode ser transmitida foge do comum.

São muitas as plantas utilizadas com este fim. As mais procuradas são os jasmins, inclusive as trepadeiras, como o jasmim de Madagascar, o jasmim dos Açores, o jasmim rio e o jasmim dos poetas. Plantas como o manacá da serra, lavanda, viburno, lírios, roseiras e vários tipos de orquídeas, também têm grande demanda.

Algumas plantas sem flores vistosas podem ser perfumadas. É o caso de ervas, como a mirra, o alecrim, a sálvia, entre tantas outras. A tuia maçã e a tuia limão também possuem aromas muito agradáveis, que são exalados por suas folhas.

Um jardim com aromas é completo, ele cria memórias que duram décadas e nos fazem reviver bons momentos.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.