Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Orquídeas embelezam a paisagem paulistana

Se você é observador, ao caminhar por diversas regiões da cidade de São Paulo, você já deve ter se deparado com alguma orquídea amarrada em uma árvore, não é verdade?

A ideia surgiu há quatro anos, com o advogado Paulo Visani. Ao lado da paisagista Adriana Irigoyen e do engenheiro agrônomo Mario Bertinatto, ele começou a resgatar orquídeas descartadas em lixos e a envolvê-las em árvores no canteiro principal da Avenida Nove de Julho. E um detalhe: tudo de maneira voluntária.

De acordo com o site da Revista Casa e Jardim, Adriana, que vive atualmente em Londres, conta que o trio solicitava aos amigos e vizinhos para recolher orquídeas rejeitadas. “Muitas pessoas não sabem que elas florescem várias vezes e acabam por jogá-las no lixo, o que é um absurdo”, conta.

A paisagista lembra que, com o passar do tempo, empresas de flores começaram a fazer doações. “Na época, saímos na mídia e inspiramos as pessoas. A ideia não era sermos protagonistas, mas difundir a prática, deixar um legado”, explica.

E a meta foi atingida. Quem se empolgou com a ideia e adotou a prática foi o segurança alagoano Paulo Barros de Oliveira, 39 anos. Ele trabalha no Jardim Europa e é o responsável por centenas de orquídeas amarradas em árvores pela região. E garante: “Cuido delas melhor que muito jardineiro”.

Se você quiser entrar para o time e enfeitar a sua região, a dica da paisagista Claudia Muñoz é escolher uma árvore “acolhedora”, que possa proteger a orquídea, tanto do sol, como do vento e da chuva. “Prenda com barbante e molhe uma vez por semana. Com o tempo, as raízes irão se fixar no tronco e crescerão naturalmente”, explica.

E aí, se empolgou? Que tal dar uma forcinha? Não fique triste se elas demorarem a florescer, pois isso, infelizmente, só acontece uma vez ao ano.

Comente!

Fonte das imagens: site Revista Casa e Jardim

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange