Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Para atrair beija-flores

Espécies de aves visitam flores para se alimentar de néctar, partes florais e insetos.

O tamanho diminuto, a beleza reluzente, velocidade e agilidade dos beija-flores atraem as pessoas

O tamanho diminuto, a beleza reluzente, velocidade e agilidade dos beija-flores atraem as pessoas

Conta uma lenda indígena, que durante uma festa de primavera, organizada para todos os pássaros, os travessos beija-flores devoraram às escondidas todas as iguarias mais doces do banquete, não sobrando nada para os outros convidados. Como foram pegos em flagrante, receberam o castigo de repor, continuamente, um a um dos doces furtados. Desde então, eles vivem voando apressados e incessantemente em busca do néctar das flores.

Castigo ou não, o fato é que essa busca desesperada oferece a nós, humanos, um verdadeiro espetáculo natural. Não há quem não se renda à beleza e graciosidade dessas pequenas criaturas!

Cambará - Lantana camara

Cambará – Lantana camara

Os beija-flores são talvez as aves que mais atraem as pessoas, certamente pelo tamanho diminuto, pela beleza reluzente, velocidade e agilidade. Para trazê-los e mantê-los próximos de nós há duas formas principais: plantando vegetação que produza flores campanuladas ou colocando bebedouros, como garrafinhas de água com açúcar.

Verbena hybrida

Verbena hybrida

Diversas espécies de aves visitam flores regularmente para se alimentar de néctar, partes florais e insetos que vivem nas flores. Para atraí-las, as flores despertam nelas um dos seus principais sentidos: a visão. Aves possuem uma boa visão de cores. Por isso, as flores que atraem aves são coloridas, geralmente vermelhas ou amarelas. Além disso, têm pouco ou nenhum cheiro já que o olfato das aves é pouco desenvolvido. São flores tipicamente grandes ou estão em grandes inflorescências, para que assim chamem bastante atenção visual das aves e também para que possam reter grandes quantidades de néctar. Isto porque, afinal, é atrás de alimento que elas vão até as flores e, sem perceber, acabam saindo carregadas de pólen, e quando vão visitar outra flor realizam a polinização.

Num jardim devemos introduzir espécies de plantas que atraiam estes agentes polinizadores, dando vivacidade ao espaço e encantando as pessoas. Algumas plantas são de fácil cultivo, bonitas e fazem do jardim um ambiente propício ao aparecimento destes parceiros.

Um dos segredos para manter constante a visita dos beija-flores é selecionar espécies que apresentem floradas em diferentes épocas do ano.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

7 Comments

  1. Gostaria de saber o nome da flor/planta que abre o artigo e se é comestível, detalhe, eu aprecio o sabor dessa flor. Nunca me causou qualquer mal estar.

    • Boa tarde Núbia,

      É um flamboyant-mirim (Caesalpinia pulcherrima). A flor é comestível, pode degustá-la sem medo.

      Abraços

      • Muito valioso o esclarecimento, obrigada.

  2. Pelo amor de deus flores árvores em latas em vasos no chão de qualquer jeito.

  3. Fico indignada qdo vejo alguém dizer para colocar água com açúcar para pássaros abelhas etc. Se açucar nos faz mal, imagina pra eles, seres tão pequenos etc…

    • Boa noite Maria de Fátima,

      Encaminhamos seu comentário a Nancy Thame, autora do texto acima, para responde-lo.

      Abraços