Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Plantas em vasos

Grande parte das plantas em vasos morre por excesso de água e não por falta dela.

Cultivar espécies em vasos é, muitas vezes, a solução para quem não dispõe de um pedaço de terra, mas gosta de ter o verde sempre por perto.

Plantas alegram qualquer ambiente, mas como todo ser vivo se ressente, perde o brilho e morre se não receber os cuidados necessários. Além de solo fértil e água, precisa de ventilação e luminosidade para crescer, florescer e frutificar.

O segredo para ter plantas bonitas e saudáveis em casa é dar a elas condições próximas as de seu habitat natural, ou seja, pensar na composição da terra, na incidência de luz, na água e na nutrição. No caso do cultivo em vasos, adaptam-se melhor em recipientes de barro ou cerâmica por imitarem o solo, possibilitando que as raízes respirem mais.

Grande parte das plantas em vasos morre por excesso de água e não por falta dela. É preferível regar frequentemente e sem exageros. Terra encharcada propicia o aparecimento de fungos e pragas e provoca o apodrecimento das raízes. A rega na dose certa é um dos segredos para se cultivar plantas saudáveis.

Outro ponto importante é a luminosidade, pois sem ela as plantas não realizam a fotossíntese, uma de suas funções essenciais. O pigmento verde, a clorofila, sob a ação da luz, retém gás carbônico, libera oxigênio e vapor d’água, que refresca os ambientes. A fotossíntese também é o processo pelo qual as espécies produzem os açúcares que as alimentam. É por isso que, em local escuro, as plantas “enfraquecem”. Logicamente há exceções, pois as variedades de interior, por exemplo, de verde mais intenso, suportam melhor os ambientes com baixa luminosidade. Já as folhagens mais coloridas e as espécies floridas, não abrem mão de luz solar para realçar seus matizes.

São muitas as opções de vasos no mercado, de diversos materiais, formas e tamanhos. A escolha é uma questão de estilo, mas é fundamental a harmonia entre planta e vaso, tanto quanto às exigências da planta, quanto na questão estética.

Mostramos vários modelos e composições de vasos nas fotos desta matéria. Com o conhecimento das espécies e um pouco de criatividade, o resultado pode ser muito agradável.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.