Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Sutileza nos jardins

A natureza é dinâmica e nos traz permanentemente belas surpresas

Nos dicionários, encontramos o significado da palavra sutileza: “qualidade daquilo que é sutil; delicadeza, finura, penetração de espírito”.

Numa corrida sem chegada, natural no mundo de hoje, ou no desprezo às pequenas coisas, muitas vezes, damos maior relevância à conferência de itens estipulados para serem cumpridos, do que à missão que nos foi conferida.

Se implantarmos um projeto de paisagismo com todas as normas técnicas, ele poderia obter nota 10 na conferência dos quesitos. No entanto, jardins são atrativas amostras da natureza, onde a vegetação se integra perfeitamente com o conjunto, o que acrescenta emoções e bem-estar. A natureza é dinâmica e nos traz permanentemente belas surpresas.

Não é somente a técnica e o valor estético que devem prevalecer, mas também, o sentimento. Então, vale recorrer a detalhes criados com plantas ou objetos, que trazem diferencial nos espaços. Algumas ideias dão vida e alegria aos ambientes. Elas estão ligadas à energia da alma, ao considerarmos arte, sensibilidade e sutilezas.

O paisagismo com sutilezas faz diferença. No entanto, não devemos exagerar em seu uso para não perdermos o contexto. São como simples atitudes que deixam memórias eternas. Na música “Sutilezas”, de Rosa Passos, conseguimos sintetizar alguns trechos que traduzem esta percepção, tão necessária para o diferencial do projeto, onde o sentir é prioritário. Ela diz, entre outros versos: “sutileza é o som macio na aspereza. É a água, a calma, a ave, a natureza. Os ecos de um mundo celestial. É o som da delicadeza, a intimidade do sussurro. Um pouco de silêncio, o ritual. É a busca do simples, do puro”.

Colocamos algumas imagens nesta matéria, onde podemos perceber o toque essencial de tamanha simplicidade, que traz a evidência de que ser livre pode ser mais simples do que nos parece. Será que não complicamos?

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.