Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Um repolho que enfeita

Folhagem é da região do Mediterrâneo é pode ser cultivada em vasos e jardineiras.

Uma folhagem muito decorativa tem chamado a atenção das pessoas que gostam de plantas diferentes e coloridas. Neste ano teve presença marcante na Casa Cor São Paulo. É o repolho ornamental, herbácea perene, com folhas crespas, variando do verde para tons roxos e do branco para tons róseos, durante as estações mais frias, em locais de clima ameno a frio, principalmente. O cultivo deve ser em sombra ou meia-sombra, apenas com luz natural e sem incidência direta da luz solar.

Da espécie Brassica oleraceae, a mesma da couve, repolho, brócolis, couve-de-bruxelas e couveflor, o repolho ornamental pertence à variedade acephala, ou seja, não forma cabeça. É uma folhagem originária da região do Mediterrâneo.

Pode ser cultivada em vasos e jardineiras, adornando interiores bem iluminados. No jardim, forma belas bordaduras ou conjuntos com outras plantas. Seu uso é fenomenal em maciços densos, onde sua textura diferenciada e cores transformam o ambiente.

Curiosamente, este repolho não é apropriado para preparações culinárias, pois apresenta folhas demasiadamente duras. Seu uso em hortas tem função apenas ornamental. Aliás, é tão ornamental que tem sido vendida como planta de floriculturas.

Ela deve ser cultivada em solo de boa drenagem, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia o frio de climas subtropicais e é resistente a geadas. É mais rústica que as variedades comestíveis e não é exigente em fertilidade. Porém, beneficia-se com adubações orgânicas, principalmente antes do plantio. Apesar de perene, necessita ser trocada dos canteiros em intervalos bienais ou anuais, pois perde a beleza com o tempo. Multiplica-se por sementes, postas a germinar no outono e inverno.

De aspecto exótico e de cores vibrantes, o repolho ornamental é mais uma novidade para ser explorada no paisagismo. Confira as fotos da matéria!

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.