Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Vasos e flores no jardim

O espaço torna-se muito mais bonito e valorizado com a presença de vasos e flores.

Quando falamos em vasos e flores, é claro que também podemos pensar nas cultivadas no jardim e que podem ser colhidas e colocadas em vasos dentro de casa

Fazer um jardim é sempre uma conquista e requer transformação em cada um de nós. Significa dar sentido para espaços muitas vezes esquecidos.

Para acertar na composição de um projeto de paisagismo é preciso muito critério com a seleção das plantas e com a escolha dos acessórios. Vasos, móveis e até a textura da parede devem estar de acordo com a proposta.

Como o verde das plantas predomina no jardim, as flores são sempre muito desejadas. Algumas são mais fáceis de conduzir, outras exigem cuidados especiais, porém, até mesmo em sacadas e varandas podemos cultivá-las. Elas podem preencher canteiros, podem ser abundantes em trepadeiras, podem ser colocadas em maciços ao longo de um caminho ou preencher vasos colocados em um jardim.

Quando dispostas em vasos, é necessário entender suas necessidades para a escolha do tamanho certo, uso da terra adequada, fazer as regas necessárias e uma boa drenagem.

Muitas vezes, os vasos de flores são usados no jardim, quando queremos dar um toque colorido. Neste caso, podemos usar flores anuais, o que necessita reposição de tempos em tempos. O efeito é compensador, pois o jardim torna-se muito mais bonito e valorizado.

Para aqueles que desejam plantas perenes, o uso de arbustos floridos e de pequenas trepadeiras podem oferecer o efeito desejado. No entanto, são plantas que exigem vasos maiores, pela necessidade de maior quantidade de terra. Também precisamos ficar atentos em relação a podas. Flores em cores análogas, como as azuis e violetas, criam um efeito harmonioso, mas de pouco impacto visual. O mesmo ocorre com as de cor branca. Se o intuito for despertar atenção, aposte nos tons quentes, como o amarelo, o laranja e o vermelho.

Quando falamos em vasos e flores, é claro que também podemos pensar naquelas cultivadas no jardim e que podem ser colhidas e colocadas em belos vasos dentro de casa.

Sem dúvida nenhuma, a preocupação com os detalhes resulta em grande diferencial nos projetos e enriquecem os espaços.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

2 Comments

  1. quero saber jardins com suculentas tenho esbaso com muito sol

    • Olá Fatimarochelle,

      Não sei se consegui entender sua mensagem. Mas se você tem um espaço com sol a maior parte do dia, realmente as plantas suculentas ou crássulas, como também são chamadas,são ideais.

      Aqui algumas, de fácil cultivo, que recomendo:

      Aeoniuns
      Crassulas
      Echeverias (FOTO)
      Kalanchoes
      Pachyphytuns e
      Seduns

      Abraços