Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Vedélia para cobrir o chão

Temos sentido falta da simplicidade e da espontaneidade do verde e torna-se evidente a busca pela aproximação do homem com a natureza.

É interessante como esta busca se faz de maneira mais natural para àqueles que têm um vínculo mais profundo com a terra. Cobrir o chão do jardim, é pensar na proteção do solo, no bem-estar das plantas e no nosso contato direto com a terra.

No projeto paisagístico, quando a tendência quanto ao estilo e ao uso dos espaços encontram-se definidos, passamos a escolher as árvores, depois os arbustos e no final, a forração do solo. Esta escolha deve acontecer de forma integrada e natural, pensando nos agrupamentos que encontramos na natureza.

Sob as árvores dos jardins tropicais, por exemplo, as folhas abundantes são forrações naturais fantásticas, são bonitas e criam condições adequadas para as plantas. Em áreas abertas, a pleno sol, podemos abusar dos relvados e de floríferas.

Nos campos, a cobertura tem a finalidade de proteger o solo contra o impacto das gotas de chuva, diminuindo o risco de erosão, e de melhorar as condições físicas, químicas e biológicas.

Mostramos na matéria de hoje, uma planta muito rústica e apropriada para cobertura de solo em áreas grandes e de sol direto. Trata-se da vedélia, nativa do litoral brasileiro, cuja  ramagem rasteira e ramificada apresenta folhas de coloração verde escura, que acentuam o contraste com as pequenas inflorescências completamente amarelas e muito numerosas. A floração ocorre durante todo o ano.

A vedélia  deve ser cultivada a pleno sol ou a meia sombra, em solo fértil, regada a intervalos regulares. Tolera também a umidade excessiva, alagamentos ou seca.

É uma ótima opção como cobertura do solo, indicada tanto proteger taludes e barrancos como  também para embelezar canteiros, bordaduras, vasos e jardineiras.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

8 Comments

  1. GOSTARIA DE SABER SE POSSO PLANTAR A VEDELIA EM LUGARES DE SOMBRA O DIA TODO.

    • Rosana,

      Pode sim, ela tolera bem áreas sombreadas.

      Abraços

  2. Gostaria de saber se Vedilia é indicada para a região amazonica, em Belém-Pa

    • João, pode ser usada sim. Ela requer sol ou meia sombra, solos férteis e regas regulares.

  3. Plantei vedélia num canteiro com sombra, na entrada de carro. Ficou lindo, sempre verdinho com as flores amarelas se destacando!

    • Anemary, o efeito da vedélia é realmente bonito. Mais um exemplo de simplicidade que dá certo. Um abraço

  4. A Vedelia é uma ótima opção, básica, singela e de facil propagação, sua floração é constante e se adubada com P (fósforo) explode de florzinhas.
    Usei muito quando morava no RN/Natal em meus projetos. Outra opção tb, é o abacaxi roxo (tradescantia spathacea) se conseguir o mini então fica fantástico. Vai a Dica! Bjs a todos

    • Ótimas dicas Vivian, tanto a da adubação quanto a do uso do abacaxi roxo, que vale uma matéria. Um abraço!