Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

O esterco de galinha na adubação

O aproveitamento do esterco, nas chácaras e sítios é um dos principais objetivos da avicultura.

Uma colônia de 100 poedeiras, incluído a criação dos pintos, pode render mais de 3 toneladas de esterco puro por ano, que depois de curtido está pronto para ser utilizado na adubação. Este excelente fertilizante orgânico pode ser aplicado no jardim utilizando entre 250 g a 700 g, para cada m² e, se empregado com a cama do galinheiro, o volume pode ser aumentado até dez vezes.

Um truque para evitar o característico cheiro de amônia é enriquecê-lo com cálcio, adicionando 5 k de cal hidratada para cada 100 k de esterco.

Na sua composição possui 4 vezes mais Nitrogênio, 20 vezes mais Fósforo e o dobro de Potássio, que o de gado; além de enxofre, cálcio e outros micronutrientes.

A época ideal para ser aplicado é a primavera, especialmente para a nutrição de plantas floríferas e frutíferas, no entanto é contra-indiciado nos gramados, já que sua alta porcentagem de fósforo incentivaria a grama a florescer, o que não é interessante. Nas marantas, palmeiras, cactus e coníferas, também não é aconselhada sua utilização.

É muito importante ter em conta que este estrume é bastante concentrado, se comparado a outros adubos orgânicos, por esse motivo deve ser usado com cuidado.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 Comments

  1. Olá
    Voce saberia me dizer qual a diferença basica entre o humus de minhoca e esterco de galinha?

    Já percebi e já li que algumas hortaliças, como a cebolinha, se dão muito melhor com o esterco de galinha. Mas por aqui é dificil conseguir.
    Sabendo a diferença maior, eu talvez conseguiria adaptar o húmus de minhoca que tenho aqui p/ ele ficar mais próximo do esterco de galinha…
    adicionando algum NPK, farinha de osso, sal amargo, etc

    • Olá Henrique,

      O húmus de minhocas contém 1,7% a 2% de nitrogênio, 1,4% a 3,8% de fósforo e 1,4% a 2,2% de potássio. O ideal é usar 200 g por m2 (fazer quatro aplicações em épocas quentes), no início de outubro, em meados de novembro, e início de janeiro e meados de fevereiro é o ideal.

      O esterco de galinha contém 1,6% de nitrogênio, 1,5% de fósforo, 0,8% de potássio, por tanto é um pouco menos efetivo do que o de minhocas, sendo que estas se reproduzem construindo intricadas galerias subterrâneas, enquanto trabalham, arejam a terra possibilitando um melhor escoamento das águas evitando processos de erosão, tão frequentes em solos compactos.
      As raízes penetram mais facilmente no solo que, graças aos húmus, fica enriquecido. O aparelho digestivo da minhoca
      funciona como um laboratório de processamento químico, ele
      tem certas bactérias que produzem enzimas tornando mais rico o
      excremento; a terra que o animal expele contém o dobro de potássio, o triplo de magnésio e o quíntuplo de nitrogênio e do ácido fosfórico da terra ingerida, além de conter substâncias inorgânicas representadas por uma vasta variedade de sais minerais.

      Pode adicionar torta de algodão e farinha de ossos ao húmus.

      Abraços

      • Obrigado pela explicação.

        Queria confirmar também uma coisa…
        estou certo em pensar que as hortaliças (manjericão, salsinha, hortelã, etc) precisam mais de nitrogênio, enquanto que as plantas de flores precisam mais de potássio e fósforo?

        • Está correta sua colocação, Henrique.

  2. Boa tarde,

    Por gentileza gostaria de saber informações de esterco de galinha (preço e frete).

    A nossa fazenda fica 50km de distância de Pelotas, na BR 116, em direção a Jaguarão, próximo ao trevo do Matarazzo.

    Temos um pomar com 80 mudas de frutas e um projeto de estufa de alface, rúcula e tomate.

    Obrigada desde já,

    Att,
    Claudia

  3. Oi,Raul Cânovas.
    Sou uma assinante da revista natureza e adoro os seu poster.Ontem conheci o seu blog e Adorei e quero te convidar a vir conhecer o meu simples blog vou adorarr.
    bjs..

    • Claro, Eunice,

      Deixe o endereço do blog, para que possa visitá-lo.

      Abraços

Secured By miniOrange