Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Arena Pernambuco funcionará com energia sustentável

Em clima de sustentabilidade, a Arena Pernambuco, um dos espaços que receberão jogos da Copa do Mundo de 2014, contará com uma ajuda extra no quesito energia: a produção de energia solar por meio de painéis. Instaladas na estrutura do estádio, as placas fotovoltaicas terão a capacidade para produzir 1.450 MWh/ano.

A implantação desse sistema se inicia ainda neste ano e a expectativa é de que o projeto esteja finalizado até junho de 2013, pronto para ser colocado em funcionamento. Localizado em São Lourenço da Mata, município há 16 quilômetros da capital Recife, capital de Pernambuco, o estádio terá a capacidade para 46 mil torcedores.

A Arena Pernambuco será capaz de produzir energia limpa suficiente para abastecer 1.200 residências. Inicialmente, a prioridade no uso da eletricidade será voltada para o estádio, porém, o excedente poderá ser dirigido às redes locais de transmissão.

Ao total, foram gastos R$ 13 milhões em investimentos para a concretização deste projeto, que conta com o apoio do governo estadual local, em parceria com o grupo Neoenergia, formado pela Companhia Energética de Pernambuco e pela Odebrecht.

De acordo com o site Ciclo Vivo, a assessora de eficiência energética do grupo Neoenergia, Ana Cristina Mascarenhas, afirma que a instalação de uma usina solar fotovoltaica em um estádio sede da próxima Copa, será algo muito positivo, representa uma ótima vitrine para a propagação das fontes de energia elétrica renováveis. “Indiscutivelmente, isso representa uma significativa contribuição ao meio ambiente”, disse, em declaração ao Ambiente Energia.

Além do Arena Pernambuco, o Maracanã, o Mineirão e o Itaquerão completam a lista de estádios com os padrões sustentáveis, que contam com painéis solares para a produção de energia renovável.

Fonte da imagem: Ciclo Vivo

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange