Fortaleza expõe desenhos do paisagista Burle Marx
Até o dia 14 de outubro, a cidade de Fortaleza será a casa da mostra “Roberto Burle Marx: Cenas”, um acervo com 78 desenhos, produzidos pelo paisagista Roberto Burle Marx, entre 1932 e 1942. As obras, expostas pela primeira vez, poderão ser conferidas gratuitamente nas galerias da Caixa Cultural.
Produzido com técnicas distintas sobre o papel, o material desse reconhecido paisagista brasileiro compõe um acervo exclusivo, que faz parte de mais de três mil peças tombadas do sítio do artista, unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Ministério da Cultura.
O objetivo principal da mostra é apresentar cenas rurais e urbanas, atreladas à figura humana e à paisagem natural. Os visitantes encontrarão imagens da natureza tropical, da arquitetura civil e da população local, como lavadeiras, crianças, fuzileiros e músicos.
Dividida em dois segmentos, a mostra terá o primeiro setor voltado para as primeiras expressões do artista sobre o Nordeste brasileiro e para as espécies vegetais tropicais, concretizadas em 1932. Na segunda divisão, feitas de nanquim com um traço peculiar, brasileiros são retratados em seus cotidianos na década de 1940.
Exposição “Roberto Burle Marx: Cenas”
Quando: de 11 de setembro a 14 de outubro
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Local: Caixa Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema)
ENTRADA FRANCA
Você conhece as obras de Burle Marx? Comente!
Fonte da imagem: G1
Isabela Meleiro é jornalista, redatora, fotógrafa e revisora.