Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Nova tecnologia pode eliminar toxinas de plantas

Pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, descobriram uma maneira de evitar a propagação de toxinas em partes comestíveis de plantas, normalmente, utilizadas na agricultura, como a canola.

Esta técnica pode ser benéfica para criadores de animais, pois galinhas e porcos, por exemplo, que se alimentam de canola ou alguma planta similar, estarão livres da intoxicação. Denominada “engenharia de transporte”, a tecnologia foi esmiuçada em uma publicação da revista Nature.

De acordo com a professora responsável pela pesquisa e educadora na Universidade, Barbara Ann Halkier, o grupo de cientistas fez o isolamento de duas proteínas da Arabidopsis thaliana, uma pequena flor encontrada na Europa e na Ásia, parente da canola.

Segundo a pesquisa, a planta, ao ser reproduzida sem as duas proteínas, teve suas sementes livres de glucosinolatos, causadores da intoxicação que atinge animais alimentados em grande volume por canola. Essas substâncias eram responsáveis pela veiculação das toxinas no ser vegetal.

A descoberta desta tecnologia tem trazido boas expectativas ao mercado, o que chamou a atenção de uma das maiores empresas mundiais especializadas em biotecnologia vegetal, a Bayer CropScience. A companhia está em negociação com a Universidade para apoiar o projeto e obter os direitos sobre a técnica, para começar a produzir sementes de canola livres de glucosinolato.

Fonte da imagem: The Canadian Design Resource

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange