Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Quase de metade dos brasileiros não se preocupa em economizar água

De acordo com uma pesquisa, encomendada pela ONG WWF-Brasil ao Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), 48% da população brasileira consome água desenfreadamente, sem se preocupar em economizá-la. Há 5 anos, em outro estudo realizado em 2006, esse grupo representava 37%. As pessoas reconhecem as maneiras de conter o gasto, porém, admitem que não colocam em prática.

A pesquisa, realizada em novembro de 2011, em 26 Estados do país e ouviu 2.002 pessoas, faz parte do “Programa Água para a Vida”, uma parceria entre a WWF-Brasil e o Grupo HSBC. De acordo com o estudo, 80% dos entrevistados acredita que poderá sofrer com o abastecimento de água no futuro, porém, apenas 68% deles sabem que o desperdício é a principal causa deste problema.

O levantamento aponta que 67% das casas brasileiras encaram algum problema por conta da falta de água, sendo que 29% dos domiciliados nordestinos enfrentam uma constante falta dela. E ainda, apenas 1% dos entrevistados reconhece que o desmatamento está entre as causas que agravam a falta de água no Brasil.

Diariamente, o consumo médio de água por habitante no país, é de 185 litros, uma quantidade considerada normal e bem próxima do índice europeu, aonde chega aos 200 litros por pessoa. No entanto, a realidade é outra em regiões secas, como o semiárido brasileiro – abaixo dos 100 litros –, e de localidades da África subsaariana – abaixo dos 50 litros.

A indústria foi vista como a maior poluidora por 77% dos entrevistados, porém, a poluição das águas por uso doméstico, muitas vezes é superior à da industrial nas metrópoles.

Qual a sua opinião sobre isso? Quais são as suas maneiras de fazer a economia da água? Você acredita que podemos reverter a situação se a sociedade se tornar mais consciente?
Deixe seu comentário!

Fonte das imagens: WWF-Brasil

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.