Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Raul Cânovas acredita em paisagismo para o bem-estar

Paisagista argentino falou sobre a importância dos espaços públicos em visita a João Pessoa

“Paisagismo não é mais só perfumaria”, disse o paisagista, escritor, professor e palestrante argentino Raul Cânovas, em entrevista exclusiva à jornalista Naná Garcez, coordenadora editorial da Revista EDIFICAR. O profissional destacou que o paisagista do século 21 está muito mais preocupado do o bem-estar das pessoas do que com a estética dos projetos.

“Será que o funcionário de uma fábrica será mais produtivo se ele tiver um jardim bonito para olhar em seus momentos de descanso? O paisagista tem que pensar nisso”, comentou reforçando que a função de um paisagismo bem feito vai além de enfeitar ambientes.

Segundo Raul Cânovas, a praça até poucos anos atrás era “onde as crianças brincavam e os velhinhos liam o jornal”. E mesmo que o espaço público tenha mudado muito, o paisagista acredita que não mudou a sua função principal, que é promover a interação social. “A praça sempre será um ponto onde as pessoas podem se reunir para conversar. Ela não é só um local de passagem, a tendência inclusive é não usar linhas retas. Elas tendem a ter caminhos sinuosos para que a pessoa possa gastar mais tempo fazendo aquele percurso e apreciando a paisagem”, disse.

Para ele, é importante ter nos espaços públicos espécies nativas da região, que além de serem mais fáceis de manter, correspondem à identidade do local. “É importante ter na praça elementos que a identifiquem. Vi aqui um monumento, uma alegoria em homenagem a Ariano Suassuna, é importante não perder essa memória. Temos que fugir dessa globalização perversa em que todo lugar parece igual, para que, quando se olhe uma foto, a pessoa consiga identificar qual é aquele local”, afirmou.

O paisagista, que esteve pela primeira vez em João Pessoa em 2007, elogiou os cuidados da cidade com a preservação ambiental e a lei que proíbe a construção de edificações altas na orla marítima. “Sinto que aqui respeitam a natureza um pouco mais”, declarou.

Por Bárbara Wanderley

Fontehttp://revistaedificar.com.br/noticias/raul-canovas-acredita-em-paisagismo-para-o-bem-estar/

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.