Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Renomado paisagista argentino visita Lagoa e Praça da Independência e elogia projetos

paisagista-lagoa1

O renomado paisagista, escritor, professor e palestrante argentino Raul Cânovas visitou, na manhã desta sexta-feira (14), a Praça da Independência e o Parque da Lagoa, em João Pessoa. O paisagista esteve pela primeira vez na cidade em 2007, quando também visitou a Lagoa, e surpreendeu-se com o novo projeto paisagístico da local, além de elogiar as espécies de plantas escolhidas.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, e o diretor de Paisagismo da Secretaria de Desenvolvimento e Controle Urbano (Sedurb), Sérgio Chaves, acompanharam a visita. “É com muita honra que recebemos uma pessoa que, sem exageros, é uma referencia mundial em paisagismo”, destacou o secretário.

Durante a visita, Raul Cânovas fez diversos elogios ao projeto do Parque da Lagoa, obra que ele considerou um legado eterno para a cidade. “É difícil encontrar uma coleção de espécies tão bem adequadas ao espaço. A escolha da qualidade das espécies foi perfeita”, afirmou.

O paisagista afirma que não são raras as cidades em que o poder público foi negligente em relação ao paisagismo e acabaram tendo problemas com a invasão de espécies alienígenas e pragas que prejudicaram a flora local, já em João Pessoa ele percebeu a valorização das plantas locais e usos inteligentes para elas. “Árvores não são meramente decorativas. Espécies nativas criam um ambiente de sustentabilidade, tem resultados em melhores em conservação e precisam de menos cuidados”, explica.

paisagista-lagoaO paisagista defende que o paisagismo adequado não foca apenas na beleza e sim nas emoções que o local proporciona em quem transita por esses espaços, que são “pitadas de felicidade”. “Aqui se preserva a memória e as pessoas se sentem bem. A grama, as flores: a escolha das espécies foi perfeita”, elogiou. Ele conta que muitas vezes ao visitar algumas cidades sente-se triste com a descaracterização por que muitas passam, perdendo parte de sua identidade e que por isso sente-se satisfeito ao ver a preservação da memória de João Pessoa através do seu paisagismo.

Fonte: Mônica Melo → http://www.joaopessoa.pb.gov.br/renomado-paisagista-argentino-visita-lagoa-e-praca-da-independencia-e-elogia-projetos/

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.