Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

A força da unha de gato

Basta um suporte adequado e em pouco tempo ela estará formada.

A falsa hera, comumente chamada de unha de gato, pertence à mesma família das figueiras e seu nome científico é Ficus pumila. É originária da China, Japão e Austrália e é muito utilizada no paisagismo como forração e revestimento de paredes e muros. Sua fixação é tão forte que chega a danificar chapiscos e rebocos das paredes. Seu sistema radicular é muito agressivo.

Ela deve ser freqüentemente podada, para amenizar maiores danos e por causa das folhas que se alteram: deixam de ser pequenas e levemente ásperas e se tornam grandes e lisas, quando costumam formar pequenos sicônios (figos) não comestíveis, como podemos observar em uma das fotos.

Para que cresça, basta lhe fornecer um suporte adequado e em pouco tempo estará completamente formada, pois seus ramos são muito aderentes e dispensam totalmente o tutoramento.

Apesar de extremamente rústica, a unha de gato não deve ser utilizada em jardins que objetivam baixa manutenção, devido à necessidade das podas periódicas que já comentamos. Ela amadurece e se torna lenhosa, frutifica e destrói o suporte. Por ser excepcionalmente aderente e bonita é indicada para recobrir muros, paredes, escadas, colunas e moldes de topiaria, preferencialmente estruturas sem acabamento.

Na verdade, o uso desta planta no recobrimento de paredes deve ser analisado com muito critério, pois além da agressividade, costuma reter muita umidade. No mercado, encontramos a unha de gato totalmente verde, mas também a variegada e outra de folhas bem pequenas. Estas últimas não apresentam a mesma rusticidade da variedade comum.

Para que tenham pleno desenvolvimento, devem ser cultivadas a pleno sol ou meia sombra, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica e com regas regulares. O espaçamento ideal entre plantas é de 50 cm. Elas toleram o frio e multiplicam-se por estaquia.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

99 Comments

  1. A unha de gato pegaria num talude de terra exposta com algumas pedras soltas, cortado bem vertical a uns 85°? A ideia seria para dar suporte à terra do talude.

    • Conrado,

      Acho que sim, esse talude é bastante íngreme e a unha-de-gato poderia aderir bem nele.

      Abraços

  2. Bom dia, gostaria de cobrir um muro com a hera unha de gato, porém, há uma piscina que fica a 1,5 desse muro, em determinado ponto. Haveria algum risco da raiz afetar a estrutura da piscina? Obrigado!

    • Boa tarde Wantuil,

      Não vejo problemas em ser cultivada nessas condições, embora muito expansiva a distancia de 1,50 metros é grande.

      Abraços

      • Só um esclarecimento por favor, a raiz da falsa vinha é menos agressiva que a unha de gato? meu medo é que no futuro as raízes afetam a piscina ou encanamentos que passa pelo jardim. Já ouvi história de raízes de ficus que vão a grandes distâncias e “estrangulam” o encamamento. Grato por sua atenção.

        • Wantuil,

          Falsa-vinha e unha-de-gato são a mesma planta, o Ficus pumila. Não acredito que estrangulem o encanamento a essa distancia, especialmente se é efetuada a poda de manutenção periódica.

          Abraços

  3. Boa noite, moro em uma casa com um terreno 14×24 de muro, qual a quantas mudas de unha de gato devo plantar e qual a distancia entre elas?

    Ah! Uma parte de um dos muros tem o cano da torneira do jardim, será que a unha de gato pode danificar os canos ou se manter a poda em dia ficará tudo bem?

    Desde já, muito obrigada!

    • Bom dia Franciele,

      Você deve plantar a unha-de-gato guardando uma distancia de 30 centímetros entre elas. Só existe uma variedade dela.

      É uma espécie bastante invasiva, portanto deve ser sempre podada para controlar seu crescimento.

      Abraços

  4. Olá! Gostaria de colocar a unha de gato no meu muro, mas a casa é alugada e não posso quebrar o chão de piso de cerâmica, ela pode ser plantada em vasos, tipo jardineiras? Cresce bem ou precisa expandir as raízes pra baixo?

    • Olá Diana,

      A unha-de-gato tem raízes expansivas, portanto precisa de um bom espaço para suas raízes. Tente as seguinte para serem cultivadas em vasos:

      Stephanotis floribunda – flor-de-noiva;
      Tecomaria capensis – tecomária-vermelha;
      Fuchsia hybrida – brinco-de-princesa;
      Senecio mikanioides – trepadeira-africana (FOTO);
      Manettia coccinea – manetia.

      Abraços

      • Obrigada Sr Raul! Infelizmente essas que o Sr me sugeriu são bem bonitas, mas aparentemente não ficam muito rente ao muro… Tenho um espaço relativamente estreito, por isso pensei na unha de gato, por ser mais decorativa e ficar bem rente ao muro…. Que pena que ela não desenvolve em jardineiras 😥 ainda vou pensar melhor no que fazer… Mto obrigada!

        • Bom dia Diana,

          A foto que nos envia mostra um canteiro com mais ou menos 30 centímetros de largura. Se é nele que quer plantar as trepadeiras, elas cabem perfeitamente.

          Abraços

  5. Sr Raul!
    Plantei era em um muro de aproximadamente 6 mts de altura e, esta, se desenvolveu perfeitamente já frutificando. Pergunto: pode a era ser agressiva a ponto de afetar canos no muro e mesmo quebrá-los causando infiltrações?
    Obrigado.

    • Olá Luis Felipe,

      Sim, a unha-de-gato é bastante invasiva, podendo abalar encanamentos e outras edificações.

      Abraços

  6. Boa tarde, Sr. Raul. Tenho um muro bem grande com unha de gato porém o vizinho derrubou e ela caiu inteira (como um tapete). Existe alguma forma de recuperar? Muito obrigada.

    • Boa noite Giordana,

      A única maneira de aproveitar esta unha de gato é cortando a parte aérea até bem próximo do solo, para utilizar as raízes dela, replantando mudas a cada 50 centímetros de distancia entre elas.

      Elas irão regenerar de maneira bem rápida, especialmente se agregar no solo um pouco de borra de café e torta de algodão.

      Abraços

  7. Bom dia,

    Venho questionar o que aconselha de trepadeira para cobrir o muro das fotos em anexo.
    É um muro bem extenso, está respingado com cimento e não pintado.
    Encontra-se ao pé do mar, sendo que pode apanhar em certas alturas com alguma ressalva e apanha muito sol ao longo do ano.
    Localiza-se na Ilha Terceira-Açores, pelo que se trata de uma ilha com alguma humidade, no entanto, a parte exterior deste muro apanha muito sol, sendo que a parte interior nem tanto.

    Pode ajudar-me a conseguir a melhor solução?

    Agradeço toda a atenção.
    Cumprimentos,
    Alexandra H. Leal

    • Boa noite Alexandra,

      Considerando o clima de sua região, com fortes ventos e muito sol, recomendo:

      Cuspidaria convoluta – cipó rosa;
      Ipomoea alba – dama-da-noite;
      Turbina corymbosa – lençol-branco;
      Clerodendron thomsonae – lágrima-de-cristo;
      Stephanotis floribunda – jasmim-de-madagascar (FOTO).

      Abraços

      • Muito obrigada pela sua resposta.
        Vamos analisar as opções que nos deu. Mostramos-lhe depois o resultado, quando começarmos a colocar.

        Muito obrigada pela sua atenção!
        Abraço,
        Alexandra Leal

        • Você merece, Alexandra! Aguardo as fotos com os resultados.

          Abraços

  8. Ela tem raiz grande, que possa infiltrar em encanações?
    Meu vizinho tem essa era plantada no muro que da p minha casa, e minha encanação estava tomada de raizes, entupiu tudo. Pode ser a era?

    • Sim, Renata, o Ficus pumila pode ter causado isto. Ele tem raízes bastante expansivas.

      Abraços

  9. Boa Tarde. Meu vizinho tem essa hera plantada do lado dele. Ela não poda as extremidades e parece um monstro em cima do muro. Qual a possibilidade de as raízes invadirem minha fossa séptica e consequentemente a tubulação? A fossa fica a um metro do muro. Obrigado

    • Boa tarde Ho,

      Acho difícil as raízes da unha-de-gato atravessar a parede e invadir sua fossa. Acredito que ficarão apenas no lado de seu vizinho, porém é importante que verifique isto fazendo uma pequena escavação de 50 ou 60 centímetros, de seu lado.

      Abraços

  10. Boa Tarde, gostaria de colocar uma planta dessa no muro de minha residencia. porém o condomínio me deu um prazo de 2 anos para o fechamento do mesmo. O muro tem 4 metros de altura, teria alguma forma de acelerar o crescimento das trepadeiras ?

    • Boa tarde Alexsander,

      Adube cada uma das Ficus pumila, que devem ser plantadas a cada 50 centímetros, com 50 gramas de farinha de ossos e 50 gramas de torta de algodão, revolvendo bem o solo onde serão plantadas. Isto irá acelerar o crescimento delas.

      Abraços

  11. Boa tarde me chamo Paulo Victor sou morador do Rio de janeiro fascinado por plantas e a mais ou menos a 4 anos atrás plantei uma era trepadeira(unha de gato) no meu muro só que quero cortar pra reformar a fachada da minha casa como devo proceder?!!

    Na próxima fachada quero replantar mas gostaria de limitar a era unha de gata a uma única parte do muro pois ela cresce muito e rapidamente para casa dos vizinhos… gostaria de saber de uma material para contornar meu muro para que lá não vá para casa do vizinho e eu tenha maior controle sobre ela na manutenção…

    Grato pela atenção e boa tarde!

    • Bom dia Paulo Victor,

      Para eliminar essa unha de gato basta cortar o tronco próximo do solo que irá secar naturalmente.

      O único efeito limitante para ela é a poda periódica. Não conheço outro método suficientemente eficaz.

      Abraços

  12. Boa tarde senhor Raul,tenho um barranco em meu quintal de uns dois metros de altura,não queria fazer muro nele,gostaria de plantar alguma hera que desse flores,o senhor poderia me indicar alguma?

    • Bom dia Jorcelia,

      Seguem algumas:

      Aptenia cordifolia – rosinha-de-sol
      Arachis repens – grama-amendoim
      Polygonum capitatum – tapete-inglês
      Sphagneticola trilobata – vedélia.

      Abraços

  13. OLÁ, GOSTARIA DE SABER SOBRE A RAIZ DA UNHA DE GATO, COMPRAMOS UMA CASA E O MURO JÁ TEM, ELAS ESTÃO MUITO BONITAS, PORÉM O QUE ME PREOCUPA É A RAMIFICAÇÃO DELA. CORRO O RISCO DE ENRAIZAR E CHEGAR ATÉ MINHA CASA E TAMBÉM A RAIZ ACABAR ESTRAGANDO A PISCINA TAMBÉM?
    Grata

    Fernanda

    • Olá Fernanda,

      As raízes aéreas da unha-de-gato são fortes e se prenderão a superfícies de concreto, tijolos, madeira ou pedra, onde se desenvolverão em todas as fendas e rachaduras possíveis. Elas podem até se enterrar na argamassa entre blocos e tijolos, entretanto não acho que possam afetar a piscina.

      Abraços

  14. Gostaria de saber se a unha de gato danifica a casa, meu esposo deixou ela invadir o telhado da nossa casa, pilares e ralos.

    • Lucineide,

      A unha-de-gato (Ficus pumila) é uma espécie alastradiça e invasiva, podendo entupir ralos e danificar edificações. Aconselho que, através de podas, seja contida.

      Abraços