Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

A força da unha de gato

Basta um suporte adequado e em pouco tempo ela estará formada.

A falsa hera, comumente chamada de unha de gato, pertence à mesma família das figueiras e seu nome científico é Ficus pumila. É originária da China, Japão e Austrália e é muito utilizada no paisagismo como forração e revestimento de paredes e muros. Sua fixação é tão forte que chega a danificar chapiscos e rebocos das paredes. Seu sistema radicular é muito agressivo.

Ela deve ser freqüentemente podada, para amenizar maiores danos e por causa das folhas que se alteram: deixam de ser pequenas e levemente ásperas e se tornam grandes e lisas, quando costumam formar pequenos sicônios (figos) não comestíveis, como podemos observar em uma das fotos.

Para que cresça, basta lhe fornecer um suporte adequado e em pouco tempo estará completamente formada, pois seus ramos são muito aderentes e dispensam totalmente o tutoramento.

Apesar de extremamente rústica, a unha de gato não deve ser utilizada em jardins que objetivam baixa manutenção, devido à necessidade das podas periódicas que já comentamos. Ela amadurece e se torna lenhosa, frutifica e destrói o suporte. Por ser excepcionalmente aderente e bonita é indicada para recobrir muros, paredes, escadas, colunas e moldes de topiaria, preferencialmente estruturas sem acabamento.

Na verdade, o uso desta planta no recobrimento de paredes deve ser analisado com muito critério, pois além da agressividade, costuma reter muita umidade. No mercado, encontramos a unha de gato totalmente verde, mas também a variegada e outra de folhas bem pequenas. Estas últimas não apresentam a mesma rusticidade da variedade comum.

Para que tenham pleno desenvolvimento, devem ser cultivadas a pleno sol ou meia sombra, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica e com regas regulares. O espaçamento ideal entre plantas é de 50 cm. Elas toleram o frio e multiplicam-se por estaquia.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

233 Comments

  1. Bom dia, meu pai trabalha em um prédio residencial e lá tem uma parede com paisagismo feito com unha de gato e ele tem notado falhas na região Central do paisagismo, como se as folhas tivessem morrendo e caindo, está com uma coloração tendendo ao marrrom, assim como tem partes que aparecem a parede do prédio. O que poderia ser?, ataque de alguma praga ou doença? Agradeço.

    • Bom dia Alan,

      Pode ser alguma deficiência nutricional. Recomendo que faça pulverizações com o fertilizante Forth Palmeiras Foliar. Embora indicado para palmeiras, ele é eficiente para o estímulo do crescimento das folhas da unha-de-gato.

      Abraços

      • Muito obrigado Sr. Raul, mas além do fertilizante forth foliar palmeira, tem alguma outra? Agradeço pela ajuda, vamos colocar em prática

        • Olá Alan,

          Você pode aplicar, diretamente no solo, farinha de sangue e borra de café, já que eles possuem muito nitrogênio, mas a adubação foliar age mais rapidamente.

          Abraços

          • Muito obrigado pelos esclarecimentos, vamos entrar com adubação foliar. Segue uma foto mais focada da região prejudicada.

            • Oi Alan,

              Depois nos informe sobre os resultados, por favor!

              Abraços

  2. Ppsso planta essa planta perto de caixa de agua cano.de esgoto ?
    Queria planta no baranco da minha casa somente na terra do baranco itei ter algun prejuizo?

    • Poliame,

      A unha-de-gato é muito invasiva e desfavorável para ser plantada perto de caixa de água e do cano de esgoto. Prefira estas:

      Cuspidaria convoluta – cipó-rosa;
      Hedera canariensis – hera-batata;
      Hedera helix – herinha;
      Ipomoea alba – ipomeia-branca;
      Ipomoea purpúrea – ipomeia-roxa (FOTO);
      Macfadyena unguis-cati – ipê-trepadeira;
      Pyrostegia venusta – cipó-de-são-joão.

      Abraços

  3. A foto do local que quero que cubra.

  4. Olá, boa tarde!
    Já tenho um muro fechado do lado da rua e quero fechar o muro do lado de dentro, para poder esconder o caule de fora e para dar mais beleza a dentro da residencia já que o muro não foi rebocado.Tenho algumas dúvidas e quero algumas dicas, se o senhor puder me ajudar.

    Por ser um local coberto que só pega sol no final da tarde, será que ela sobrevive?

    por ter algumas palmeiras, será que uma não mata a outra?

    Será que cobre o caule por completo, de um jeito que não dê pra ver

    • Olá Consuelo,

      Em lugar da unha-de-gato prefira qualquer uma destas:

      Cissus rhombifolia – cipó-uva (FOTO);
      Epipremnum pinnatum – jiboia;
      Syngonium angustatum – singônio.

      Elas desenvolverão melhor nesse espaço sombreado.

      Abraços

  5. Prezado Sr. Raul,

    Poderia me orientar se a unha de gato e forte a ponto de sustentar um barranco após estar totalmente enraizada e ja expandida.
    Obrigado!

    • Bom dia Nino,

      Sim, ela é vigorosa, mas dependendo do tamanho do talude, você pode usar também as seguintes:

      – Pyrostegia venusta – cipó-de-são-joão;
      – Ipomoea purpúrea – ipomeia-roxa;
      – Cuspidaria convoluta – cipó-rosa (FOTO).

      Abraços

  6. Olá. Eu gostaria de saber quanto tempo a unha de gato leva, aproximadamente, pra preencher um muro de 30×3 metros, sem reboco nem pintura e como posso fazer pra acelerar o crescimento? Existem espécies com efeito vizual semelhante de crescimento mais rápido e menos agressivas ao muro?

    • Olá Daniel,

      Demora mais ou menos três anos para cobrir totalmente. Uma adubação com o fertilizante Forth Plantio estimula o crescimento, quando forem plantadas as mudas, ainda pode ser agregados 50 gramas de torta de algodão nessa etapa. A cada dois meses pode adubar com o fertilizante Forth Jardim, usando 30 gramas por muda e regando em seguida.

      O Parthenocissus tricuspidata (falsa-vinha) FOTO, é bem mais rápida, entretanto perde folhas com temperaturas baixas no inverno.

      Abraços