Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

A força da unha de gato

Basta um suporte adequado e em pouco tempo ela estará formada.

A falsa hera, comumente chamada de unha de gato, pertence à mesma família das figueiras e seu nome científico é Ficus pumila. É originária da China, Japão e Austrália e é muito utilizada no paisagismo como forração e revestimento de paredes e muros. Sua fixação é tão forte que chega a danificar chapiscos e rebocos das paredes. Seu sistema radicular é muito agressivo.

Ela deve ser freqüentemente podada, para amenizar maiores danos e por causa das folhas que se alteram: deixam de ser pequenas e levemente ásperas e se tornam grandes e lisas, quando costumam formar pequenos sicônios (figos) não comestíveis, como podemos observar em uma das fotos.

Para que cresça, basta lhe fornecer um suporte adequado e em pouco tempo estará completamente formada, pois seus ramos são muito aderentes e dispensam totalmente o tutoramento.

Apesar de extremamente rústica, a unha de gato não deve ser utilizada em jardins que objetivam baixa manutenção, devido à necessidade das podas periódicas que já comentamos. Ela amadurece e se torna lenhosa, frutifica e destrói o suporte. Por ser excepcionalmente aderente e bonita é indicada para recobrir muros, paredes, escadas, colunas e moldes de topiaria, preferencialmente estruturas sem acabamento.

Na verdade, o uso desta planta no recobrimento de paredes deve ser analisado com muito critério, pois além da agressividade, costuma reter muita umidade. No mercado, encontramos a unha de gato totalmente verde, mas também a variegada e outra de folhas bem pequenas. Estas últimas não apresentam a mesma rusticidade da variedade comum.

Para que tenham pleno desenvolvimento, devem ser cultivadas a pleno sol ou meia sombra, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica e com regas regulares. O espaçamento ideal entre plantas é de 50 cm. Elas toleram o frio e multiplicam-se por estaquia.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

380 Comments

  1. Boa noite, retirei varios galhos dos muros de meu namorado da unha de gato inclusive enteiros alguns e com suas raizes, plantei eles alguns inteiros cobrindo so uma das partes no solo do lado de meus muros de casa que sao pintados com tinta Acrílica de uso externo.
    Será que ela consegue sobreviver e subir?

  2. Ola tudo bem?

    A Unha de gato pode crescer em arama?

    Obrigada

    • Olá Andrea,

      Não, ela prefere muros chapiscados, entretanto se a tela de arame for mais fechada, pode tentar o cultivo.

      Abraços

  3. Olá, tudo bem Sr Raul. Gostaria de plantar unha de gato no meu muro chapiscado, o muro tem 5×6 metros . Porém tenho uma dúvidas… eu tenho uma cisterna a 2 metros de distância , não tem manilhas, e só o buraco porém onde moro a terra e bem firme e argilosa, tenho também encanação de água e esgoto a 2 metros de distância do muro A dúvida é se a unha de gato estraga as paredes da cisterna por dentro e água, esgoto está muito próximo? Obrigado!

    • Olá Ricardo,

      Não vejo nenhum inconveniente em plantar essas unha-de-gato. As raízes não irão alcançar a cisterna nem o esgoto, já que o solo é argiloso.

      Abraços

  4. Bom dia Raul!

    Tenho um paredão de barro arenoso,com 10 m de altura.
    Gostaria de saber se a unha de gato daria certo.
    O solo e o barranco são extremamente duros. Estou mandando a foto.
    Obrigada!

    • Bom dia Eliane,

      Esse barranco é muito íngreme e a altura é grande, mas a unha-de-gato pode aderir desde que, periodicamente, faça uma adubação foliar com o fertilizante Casa Verde Foliar Dimy, umedecendo as folhas.

      Abraços,

  5. Olá amigo! Tenho uma palmeira de uns 6 mts de altura que está com seu tronco totalmente envolvido pela unha de gato. É possível que ela possa matar a árvore? Desde já muito obrigado pela sua atenção, parabéns pelo trabalho!

    • Olá Luis,

      A unha-de-gato não afeta a palmeira, mas é importante que não alcance a coroa folhar já que isto pode atrofiar a brotação de novas folhas.

      Abraços

  6. Boa tarde!
    Essa planta unha de gato pode ser plantada perto a muro sem reboco?

    • Bom dia Amauri,

      Sim, ela deve ser plantada junto aos muros. Se este muro for sem reboco ela adere melhor.

      Abraços

  7. Não consegui, espero que não faça grande diferença.

  8. Estou tentando fazer o upload de uma imagem da minha estante (vi as pessoas utilizando disto para dar referência).

  9. Olá,
    Moro no Nordeste, e gostaria de colocar uma hera em meu quarto. Uma de tamanho pequeno e que as folhas “caíam”, para poder colocá-la na estante (na terceira prateleira de baixo para cima).
    Poderia me recomendar alguma que não atraia, hóspede ou chame insetos ou qualquer tipo de “bicho”? (Se não for possível por favor me indique alguma que atraia o mínimo possível).

    Desculpe o incômodo. Mas me suprendi com sua gentileza e delicadeza em responder cada comentário, então decidi abusar um pouco de sua boa vontade.

    P.s: admiro seu conhecimento e dedicação.

    • Olá Gabriela,

      Para essa situação há uma planta ótima que pode ser colocada na estante, com ramos pendentes. É o Cissus rhombifolia (FOTO). Suporta bem a sombra e é de crescimento moderado.

      Abraços

Secured By miniOrange