Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

A força da unha de gato

Basta um suporte adequado e em pouco tempo ela estará formada.

A falsa hera, comumente chamada de unha de gato, pertence à mesma família das figueiras e seu nome científico é Ficus pumila. É originária da China, Japão e Austrália e é muito utilizada no paisagismo como forração e revestimento de paredes e muros. Sua fixação é tão forte que chega a danificar chapiscos e rebocos das paredes. Seu sistema radicular é muito agressivo.

Ela deve ser freqüentemente podada, para amenizar maiores danos e por causa das folhas que se alteram: deixam de ser pequenas e levemente ásperas e se tornam grandes e lisas, quando costumam formar pequenos sicônios (figos) não comestíveis, como podemos observar em uma das fotos.

Para que cresça, basta lhe fornecer um suporte adequado e em pouco tempo estará completamente formada, pois seus ramos são muito aderentes e dispensam totalmente o tutoramento.

Apesar de extremamente rústica, a unha de gato não deve ser utilizada em jardins que objetivam baixa manutenção, devido à necessidade das podas periódicas que já comentamos. Ela amadurece e se torna lenhosa, frutifica e destrói o suporte. Por ser excepcionalmente aderente e bonita é indicada para recobrir muros, paredes, escadas, colunas e moldes de topiaria, preferencialmente estruturas sem acabamento.

Na verdade, o uso desta planta no recobrimento de paredes deve ser analisado com muito critério, pois além da agressividade, costuma reter muita umidade. No mercado, encontramos a unha de gato totalmente verde, mas também a variegada e outra de folhas bem pequenas. Estas últimas não apresentam a mesma rusticidade da variedade comum.

Para que tenham pleno desenvolvimento, devem ser cultivadas a pleno sol ou meia sombra, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica e com regas regulares. O espaçamento ideal entre plantas é de 50 cm. Elas toleram o frio e multiplicam-se por estaquia.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

435 Comments

  1. Olá, Tenho dúvidas sobre a raiz da unha de gato, ate quantos metros ela pode crescer ao solo?

  2. Boa tarde!
    Plantei unha de gato na parede de minha casa e já está quase entrando para baixo do telhado. Corre o risco delas entrarem e continuar crescendo entre a laje e o telhado ou precisa de sol nesses galhos para continuar crescendo? Obrigado.

    • Boa tarde Ubirajara,

      A unha-de-gato (Ficus pumila) é invasiva e alastradiça, podendo prosperar em áreas sem luz solar.

      Recomendo que faça um controle, mediante podas.

      Abraços

  3. Bom dia!
    Tenho um barranco nos fundos da minha casa com 9 metros de alturas com inclinação acentuada. Gostaria de saber qual planta usar para contenção do talude e evitar erosão mas que o visual não ficasse muito agressivo.

    • Bom dia Marco Antônio,

      Para essa situação recomendo:

      Cuspidaria convoluta – cipó-rosa;
      Hedera canariensis – hera-batata;
      Hedera helix – herinha;
      Ipomoea alba – ipomeia-branca;
      Ipomoea purpúrea – ipomeia-roxa;
      Macfadyena unguis-cati – ipê-trepadeira;
      Pyrostegia venusta – cipó-de-são-joão.

      Abraços

Secured By miniOrange