Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

A Iluminação de um Jardim

Como transformar uma área diurna em um ambiente encantador à noite

Foto: www.lightingarden.com

Para aproveitar ao máximo seu jardim ou seu terraço, você precisa de uma iluminação que não tenha medo da noite e que lhe proporcione um ambiente funcional, aconchegante e extremamente cativante. Um ambiente externo iluminado permite mudar o visual da paisagem do dia para a noite. Isso acontece porque na cor noturna desaparecem os matizes do dia e surgem os cinzentos, com seus jogos de luzes e de sombras. Desse modo o encanto cromático se torna marcante, levando os tons a serem mais suaves e infinitamente mais tênues.

Foto: www.lightingarden.com

Não importa se trata de um terraço ou de um jardim, de uma sala de jantar externa ou de uma piscina, o fundamental é criar um projeto de iluminação original e único. Mas muito mais do que o aspecto estético, a iluminação deve ser viável e prática. Um paisagismo cheio de encantos pode melhorar a estética visual do espaço, sem cair na armadilha de inventar uma poluição luminosa. Da mesma forma, a atual tecnologia LED possibilita a criação de soluções muito mais eficientes e frias, em termos de temperatura.

Foto: www.lightingarden.com

Quando se trata de projetar a iluminação externa, é importante ter todos os tipos de luz na ponta dos dedos, pois todos ajudarão a moldar seus espaços. Desde as luminárias suspensas, muito práticas para a mesa de jantar, até aos modelos de chão, embutidos e portáteis. Eles podem ser projetores presos ao solo, que fornecem iluminação indireta, de modo que você dificilmente pode ver o elemento de luz, mas a luz romântica que eles emitem. Há também balizas altas ou baixas, de 10 ou 15 centímetros a um metro de altura, que nos sinalizam estradas, passeios ou cantos dos jardins e devem ser colocadas simetricamente e à mesma distância, para que mantenham um ritmo leve. Sem esquecer, os pequenos LEDs embutidos no piso, que marcam degraus, escadas e certos elementos de segurança.

Foto: www.lightingarden.com

Além das luminárias suspensas, existe um outro tipo de iluminação que permite efeitos deslumbrantes, seja em painéis, arandelas de parede ou localizadas na parte inferior de uma jardineira, e é capaz de transformar um jardim romântico durante o dia num absolutamente atual ao pôr-do-sol. Esta iluminação LED, que pode ir dentro de estruturas, como pérgulas ou corredores, traz um ar de contemporaneidade ao espaço. Fora isto pode ser gerenciado por automação residencial, que permite mudar a cor, criando vários cenários.

Há também a possibilidade de fornecer uma solução de iluminação semelhante à encontrada no interior de uma sala, tornando o jardim muito mais convidativo. Podemos lograr este resultado colocando lâmpadas suspensas nas árvores, que geram pequenas áreas de estar ao pé delas, onde podemos colocar mesas e cadeiras, criando um ambiente gostoso e receptivo.

Porém não devemos esquecer das velas, elas são nossas aliadas para criar atmosferas mágicas e românticas.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.