Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Adubação somente com ureia

Só fornece um nutriente em alta concentração (nitrogênio). Deixa o gramado com coloração verde-escuro, porém causa estiolamento da grama. Deixa a grama mais susceptível a pragas principalmente insetos sugadores e doenças, deixa a folha macia e mais susceptível a danos físicos.

Adubação de um gramado somente com uréia é uma prática usada por muitas firmas, jardineiros e proprietários de residência.

É sabido que um gramado necessita de 13 nutrientes, sem considerar a Sílica que é um nutriente com bons resultados para poaceas e gramíneas.

A ureia possui 45% de nitrogênio; sendo o nitrogênio o nutriente mais utilizado pela grama de forma geral.

Existem outras formas de adubos nitrogenados como: Sulfato de amônio, Salitre do Chile, Nitrato de amônia, Nitrato de Potássio, Nitrocálcio, etc. Os fertilizantes orgânicos também apresentam teores de nitrogênio; as tortas de algodão, mamona, amendoim apresentam teores de 4% a 7% de nitrogênio; o esterco de galinha apresenta de 1,5% a 2% de nitrogênio, o esterco bovino e compostos orgânicos de forma geral possuem menos de 1% de nitrogênio.

O nitrogênio é o responsável principalmente pelo crescimento e a coloração verde em um gramado.

A uréia pode ser usada em um gramado, tomando-se o cuidado na sua utilização, e em dosagens grandes podem “queimar” o gramado. O que não deve ser feito é colocar somente adubo nitrogenado no gramado e a ureia é muito utilizada.

Para o gramado devemos oferecer além do nitrogênio vários macro e micronutrientes.

Um grande exemplo é que em solos pobres em molibidênio (micronutriente), há a falta da enzima nitrato redutase causando assim deficiência de Nitrogênio no gramado mesmo em solos com nitrogênio.

Fazendo uma analogia da planta com o ser humano, é como se comermos durante um longo período só um tipo de alimento (ex. macarrão); com o

tempo iria faltar no nosso corpo vitaminas, proteínas e nutrientes impedindo o desenvolvimento de várias funções no corpo.

Para a planta também devemos oferecer um “Buffet” com adubos que possuem vários nutrientes, evitando assim que a falta de algum impeça o desenvolvimento do gramado.

Texto de: Haroldo Sampaio. Eng. Agrônomo/Professor.

Blog de paisagismo orientado ao aperfeiçoamento profissional, acadêmico e pessoal de paisagistas, jardineiros, arquitetos, agrônomos, biólogos e afins.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

79 Comments

  1. Olá Raul !
    Tenho uma pequena área plantada com a grama esmeralda em baixo de um caramanchão que está em formação.Essa grama está amarelada e com alguns brotinhos se esforçando para brotar.Me indicaram colocar biomas pq o solo é muito pobre em nutrientes.Eu posso colocar ? E quanto tempo tenho que cortar a grama ?
    Agradeço sua gentileza
    Carmen Luiza

    • Olá Carmen Luiza,

      A grama esmeralda não desenvolve em baixo de um caramanchão, por causa do sombreamento. Não é devido a deficiências nutricionais.

      Faça uma cobertura de 1 centímetro com areia lavada e aplique 30 g por m² do fertilizante Dimy Grass.

      Corte a grama quando alcançar 2 centímetros de altura podando um terço das folhas.

      Abraços

  2. Olá Raul é um imenso prazer poder comunicar com você !!
    Tenho algumas duvidas que gostaria de tirar sobre a grama bermudas grass
    Gostaria de saber se estou fazendo o correto à adubação
    No verão como o crescimento da grama é mais rápida estava aplicando um adubo foliar agro mineral da beifort com a fórmula 8-6-7
    Com bastantes taxas de micronutriente isto faz uns 30 dias, agora para o inicio do inverno estava pensando em aplicar o Salitre Nitrato Duplo de Sódio
    E potássio com a formula 15-00-14, minha duvida seria que deveria usar uma formula 25-5-15 o fósforo para está época do ano, neste tipo de grama
    Pode ser feitas aplicações com menos taxa de Fósforo? Ou teria que ter algum balanceamento até mesmo com outro adubo para aplicar.
    Tenho problemas constantemente com inços faço aplicaçoes com herbicidas em variações de dois a três meses por isto a duvida de usar os npk mais
    Balanceados ou poderia ser independentes

    • Olá Yuri,

      Também recibo com entusiasmo suas dúvidas.

      Com o início dos calores a grama assimila bem os fertilizantes nitrogenados, por exemplo o Maxgreen S1 na fórmula 30-00-05 + micro. Já nos messes frios a nutrição precisa ser rica em potássio, aplicando 30 g de sulfato de potássio por m², rico também em enxofre e sem a presença do nitrogênio, mal absorvido no inverno.

      O fósforo, no inicio do outono, pode ser aplicado usando 50 g de superfosfato simples por m²

      Com respeito ao salitre deve tomar cuidado por ser rico em nitrogênio´podendo queimar seu gramado durante as estiagens e as temperaturas baixas.

      Ervas daninhas denotam sempre nutrição errada ou escassa.

      AS coberturas feitas com 80% de areia lavada de rio a partir de setembro são eficientes quando aliadas a um bom condicionador de solos complementando os 20%.

      Abraços

  3. Raul Bom dia!!! Tenho um mini-campo na minha chácara que foi plantada a grama esmeralda. meu campo ja tem um ano e meio e no ano passado na época do frio ele sofreu com alguma especie de fungo que fez varias manchar no gramado e quase matou a grama, gostaria de saber qual produto posso aplicar no meu gramado pra evitar esse tipo de problema e tambem se vc recomenda algum tipo de adubo fertilizante para ser aplicado agora na na época do inverno pra manter o gramado forte.

    • Bom dia Raul
      Plantei a uma semana a grama esmeralda ela esta com algumas manchas amareladas estou bem preocupada, eu rego todos os dias e pega sol e sombra naquela área …
      Gostaria de saber se isso é normal pelo fato de ser plantada recentemente ???
      E quanto tempo pega a raiz dela??

      • Bom dia Mara,

        A grama recém plantada não necessariamente amarela. O verdor dela depende de vários fatores:

        – tipo de solo;
        – preparo do terreno;
        – correção do pH;
        – adubação adequada;
        – assentamento correto das placas;
        – ausência de rejuntas;
        – compactação das placas depois de assentadas;
        – irrigação na parte da manhã, cedo.

        Portanto não saberia lhe dizer quanto tempo demorará em melhorar o aspecto.

        Abraços

    • Bom dia Joaquim,

      Desculpe minha demora em responder sua questão. Por qualquer motivo alheio a minha vontade só li sua solicitação agora.

      Essas manchas que surgem no gramado são ocasionadas por fungos: brusone, ferrugem, mancha de curvularia podridão das raízes, queima o rhizoctonia.

      Aconselho os seguintes cuidados:

      – recolha as aparas de grama após o corte;
      – regule o corte conforme a estação;
      – mantenha o ferramental limpo;
      – pulverize a cada 3 meses com calda bordalesa.

      Nesta época de temperaturas baixas lhe recomendo usar o fertilizante Maxgreen S3 (FOTO). Ele foi desenvolvido especificamente para gramados no período invernal.

      Abraços

    • Bom dia Joaquim,

      Desculpe minha demora em responder sua questão. Por qualquer motivo alheio a minha vontade só li sua solicitação agora.
      Essas manchas que surgem no gramado são ocasionadas por fungos: brusone, ferrugem, mancha de curvularia podridão das raízes, queima o rhizoctonia.
      Aconselho os seguintes cuidados:
      – recolha as aparas de grama após o corte;
      – regule o corte conforme a estação;
      – mantenha o ferramental limpo;
      – pulverize a cada 3 meses com calda bordalesa.
      Nesta época de temperaturas baixas lhe recomendo usar o fertilizante Maxgreen S3 (FOTO). Ele foi desenvolvido especificamente para gramados no período invernal.

      Abraços