Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Adubação somente com ureia

Só fornece um nutriente em alta concentração (nitrogênio). Deixa o gramado com coloração verde-escuro, porém causa estiolamento da grama. Deixa a grama mais susceptível a pragas principalmente insetos sugadores e doenças, deixa a folha macia e mais susceptível a danos físicos.

Adubação de um gramado somente com uréia é uma prática usada por muitas firmas, jardineiros e proprietários de residência.

É sabido que um gramado necessita de 13 nutrientes, sem considerar a Sílica que é um nutriente com bons resultados para poaceas e gramíneas.

A ureia possui 45% de nitrogênio; sendo o nitrogênio o nutriente mais utilizado pela grama de forma geral.

Existem outras formas de adubos nitrogenados como: Sulfato de amônio, Salitre do Chile, Nitrato de amônia, Nitrato de Potássio, Nitrocálcio, etc. Os fertilizantes orgânicos também apresentam teores de nitrogênio; as tortas de algodão, mamona, amendoim apresentam teores de 4% a 7% de nitrogênio; o esterco de galinha apresenta de 1,5% a 2% de nitrogênio, o esterco bovino e compostos orgânicos de forma geral possuem menos de 1% de nitrogênio.

O nitrogênio é o responsável principalmente pelo crescimento e a coloração verde em um gramado.

A uréia pode ser usada em um gramado, tomando-se o cuidado na sua utilização, e em dosagens grandes podem “queimar” o gramado. O que não deve ser feito é colocar somente adubo nitrogenado no gramado e a ureia é muito utilizada.




Para o gramado devemos oferecer além do nitrogênio vários macro e micronutrientes.

Um grande exemplo é que em solos pobres em molibidênio (micronutriente), há a falta da enzima nitrato redutase causando assim deficiência de Nitrogênio no gramado mesmo em solos com nitrogênio.

Fazendo uma analogia da planta com o ser humano, é como se comermos durante um longo período só um tipo de alimento (ex. macarrão); com o

tempo iria faltar no nosso corpo vitaminas, proteínas e nutrientes impedindo o desenvolvimento de várias funções no corpo.

Para a planta também devemos oferecer um “Buffet” com adubos que possuem vários nutrientes, evitando assim que a falta de algum impeça o desenvolvimento do gramado.

Texto de: Haroldo Sampaio. Eng. Agrônomo/Professor.

Blog de paisagismo orientado ao aperfeiçoamento profissional, acadêmico e pessoal de paisagistas, jardineiros, arquitetos, agrônomos, biólogos e afins.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

173 Comments

  1. Tenho minha horta por ai 5m2 d couve, quale a quantidade de ureia tenho q deluir em um regador?

    • Joaquim,

      Para um regador de 20 litros dilua 200 ml de ureia.

      Abraços

  2. Temos uma campo de futebol gramado com esta grama de pastos( desculpe se somos leigos no assunto).fazemos aos finais de semanas em torno de 5 jogos de 1 hora neste campo . Como faço pra manter a grama ? A grama está raleando , campo tá com falhas , duro . Como cuidar desse campo ? Quais produtos e dosagens vcs nos sugerem?

    • Wanderson,

      Faça três coberturas, quinzenais, com 5 milímetros de 80% de areia e 20% de um bom condicionador para gramados e aplique o fertilizante Maxgreen S3, conforme as instruções do fabricante.

      Abraços

  3. Continuação…

    Prezado, Raul Cânovas;

    Esqueci de mencionar que o fato descrito ontem está ocorrendo apenas na parte inferior das plantas unha de gato. Na parte superior às folhas estão bem verdes e fechando cada fez mais.

    Atenciosamente,
    Cláudio

    • Olá Cláudio,

      Isto mostra a reação positiva delas. Nada para se preocupar.

      Abraços

  4. Prezado, Raul Cânovas;

    Tenho plantado próximo do murro a trepadeira unha de gato. Estou preocupado pois está amarelando muitas folhas e caindo. O solo ali é muito pobre. Pois, é a entrada da residência é o barro é macadame, que foi utilizado no aterro do terreno. Será que devo adubar mesmo sendo inverno? Ou será apenas uma troca natural da folhagem. Estou até molhando com mais frequência a cada dois dias.
    Muito obrigado por qualquer ajuda.

    Abraços,
    Cláudio.

    • Boa tarde Cláudio,

      Talvez seja apenas um estresse próprio por tê-las plantado há pouco tempo.

      Se o solo é muito pobre pode adubar com torta de algodão ou de mamona e também com borra de café. Isto estimula a produção de nitrogênio, fundamental para elas.

      Abraços

  5. Minha grana não está desenvolvendo,me incaram ureia ,como fasso pra aplicar em 16metros quadrado

    • Francisco,

      Não lhe aconselho aplicar ureia, especialmente agora, no inverno. Faça uma cobertura de 5 mm de espessura com areia lavada de rio e aplique 30 gramas por m² de Dimygrass.

      Abraços

  6. Coloquei ureia no gramado de grama esmeralda e a grama esta queimando se ra que corre. risco de eu perder o gramado

    • Francisco Antonio,

      O risco depende da dosagem que usou. O ideal é aplicar 25 gramas por metro quadrado em três vezes, com intervalos de 30 dias entre elas.

      Abraços

  7. Olá!
    Conforme informação de meu jardineiro, coloquei 2 kg de uréia no meu gramado recém cortado em uma aréa de 10m2. E isso agora no inverno à uma semana atrás!!!
    A grama começou a queimar. Como posso reverter isso?

    • Olá Rafael,

      Para 10 m² de grama, deveria ter usado, no máximo, 100 gramas de ureia. Isto nas estações mais quentes, nunca no inverno.

      Sua grama está em colapso, inunde-a de água durante uma semana para lava-la.

      Torço para que não perca esse gramado.

      Abraços

  8. Como devo colocar ,antes do Sol aquecer antes da chuva,o melhor momento.

    • Ivo,

      Sim, antes das chuvas e preferentemente bem cedo ou nos finais de tarde.

      Abraços

  9. serve para adubar canteiros de cheiro verde

    • Sim, Odair, mas use com cuidado.

      Abraços

  10. Bom dia. Posso jogar uréia em mudas de árvores nativas neste mês de junho. Qual a quantidade por árvore?

    • Bom dia Helio,

      Junho é um mês frio em grande parte do país, portanto não recomendo a aplicação de ureia, que estimula a brotação.

      Abraços

  11. Olá, além de uréia o que mais vocês me aconselham a utilizar no meu gramado. Possuo dois ambientes com grama, um na frente da residência onde tem alguns tipos de ervas daninhas porém fiz o corte esta semana e outro no fundo da minha residência, onde está plantado em concregrama, porém a grama foi plantada a pouco tempo (2 a 3 meses) e ainda não fiz nenhuma poda. O que posso utilizar para ter um gramado verde e forte? Obrigado

    • Olá Renato,

      A época não é propicia para adubações do gramado, entretanto a aplicação do fertilizante Maxgreen S3, neste mês, estimulará o bom desenvolvimento dele.

      Abraços

  12. Raul,utilizei uréia nas plantas faz 5 dias, algum problema se utilizar o adulto 10×20 com tão pouco tempo ?

    • Elvis,

      A época não é muito propicia para adubações, a não ser aquelas potássicas. Aguarde por temperaturas mais altas a partir de setembro.

      Abraços

  13. Olá, Raul;

    Tenho um gramado de esmeralda. Estou notando um amarelamento nesta época do ano. Qual adubação você recomenda para que eu aplique agora que é início de outono.

    Muito obrigado.
    Cláudio.

    • Olá Cláudio,

      Agora no outono lhe recomendo o fertilizante Maxgreen S3. Sua alta proporção de potássio o certifica para uso nesta época.

      Abraços

  14. Raul minha grama esmeralda esta com alguns pontos marrons como se as raizes estivessem podres e se esfarelando minha cidade, neste periodo pos chuva que vai ate março, comeca ficar bem quente e as manchas pioram muito… alguma dica pra esse caso? Obrigado muito bom seu blog!!

    • Kessyo,

      Isto pode indicar uma infeção por antracnose. Faça pulverizações com calda bordalesa, alternando-a com o fertilizante Forth Solúveis Produtivo. A fórmula garante uma fonte alta de Potássio, necessário para criar defesas contra esse fungo, além de fornecer Nitrogênio e micronutrientes.

      Abraços

  15. fiz uma adubação no meu gramado(Esmeralda), com o fertilizante da Heringer 20.05.19 e meu gramado ficou queimado. existe alguma maneira de salvar a grama? Indicar o uso dEsse fertilizante foi correto?

    • Mauro,

      Possivelmente você exagerou na dosagem quando adubo seu gramado. Resta, agora, irrigar abundantemente para “lavar” o solo e libra-lo do excesso de fertilizante.

      Essa fórmula é poderosa e deve ser aplicada conforme analise de solo. Somente desse modo poderia lhe dizer se é apropriada.

      Abraço

  16. USEI POR ENGANO NAS MINHAS PLANTAS SUCULENTAS
    E AGORA O QUE DEVO FAZER

    • Rosiane,

      Tente remover a parte superficial do solo e regue generosamente.

      Abraços

  17. BOM DIA, JOGUEI UREIA DIRETO EM MEU GRAMADO E ESPEREI A CHUVA MAIS NAO VEIO SENDO ASSIM QUEIMOU BOA PARTE DO GRAMADO, NESSE CASO O QUE DEVO FAZER PARA REVITALIZAR O GRAMADO.

    • Boa tarde Marcelo,

      Neste caso não há nada que possa melhorar seu gramado, a não ser as irrigações diárias feitas logo cedo na parte da manhã.

      Abraços

  18. Boa tarde Raul…
    Eu queria saber que remédio eu devo jogar na grama japonesa que tem muita minhoca , fica muito feio o gramado com muita terra que elas fica jogando pra cima da grama ?
    Tem como vc me ajudar ?

    • Boa tarde Charles,

      Tenho sim! Dissolva 250 g de sabão em pó em 5 litros de
      água e, com um regador, despeje o preparado diretamente nos
      buracos que surgem no gramado. Isto afastará as minhocas.

      Abraços