Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Colocação de terra sobre o gramado

A colocação de Terra sobre o gramado é uma prática feita de norte a sul do Brasil; sendo que em cada região usa-se diferentes nomes para a terra, como Terra vegetal, Terra Preta, Terra , Terra Boa, Terra adubada, etc.. A alegação dos executores do serviço é de que, melhora o gramado, aduba o gramado, protege a grama do frio, etc.

Areia é uma opção correta para cobrir o gramado

O serviço de colocação de Terra sobre o gramado é uma prática condenável, não ajudando em nada a melhoria da grama e ainda prejudicando o crescimento e desenvolvimento da grama.

As características das terras utilizadas são normalmente com coloração marrom escura a preta, bastante argilosa, e sem problemas de ervas daninhas (retirada normalmente do sub-solo).

Ao cobrir um gramado com terra vegetal induz a grama a tentar vencer esta cobertura para conseguir sobreviver e voltar a fazer fotossíntese.

A utilização de terra, para coberturas da grama, não é uma prática recomendada

A terra vegetal não nivela o gramado como alguns profissionais dizem; a terra por ser argilosa, molda novamente na depressão fazendo com que com o pisoteio ou com o impacto da gota de água da chuva ou da irrigação a depressão volte a aparecer.

A terra vegetal não nutre a raíz da grama que está normalmente a 20Cm de profundidade; isto porque em solos argilosos não há liberação de nutrientes para a as camadas mais profundas (20Cm); onde estão as raízes.

A terra escura não é indicativo de que existem nutrientes e normalmente quando fazemos uma análise da terra ela é acida com alto teor de alumínio e baixa quantidade de nutrientes como fósforo e potássio.

Alem de não ajudar a grama o serviço gasta mão de obra considerável para ser feito, faz-se uma “sujeira” na área, sem benefício nenhum para o proprietário.

Portanto quando a grama necessitar de nivelamento podemos colocar areia; desde que estas irregularidades não ultrapassem 1Cm.

Temos que evitar a colocação de terra sobre o gramado a fim de evitar que este serviço continue a ser feito, piorando assim a situação da grama em médio prazo.

O objetivo deste artigo é alertar sobre algumas práticas errôneas que são feitas por pessoas e profissionais que trabalham na manutenção do gramado. Nos outros artigos iremos discutir e orientar cada uma destas práticas.

Texto de: Haroldo Sampaio. Eng. Agrônomo/Professor.

Blog de paisagismo orientado ao aperfeiçoamento profissional, acadêmico e pessoal de paisagistas, jardineiros, arquitetos, agrônomos, biólogos e afins.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

170 Comments

  1. Boa Tarde Raul; plantei cerca de 400 m2 de grama São Carlos a 1 ano atrás no litoral paranaense. Há cada 3 meses eu disperso NPQ 10,10,10 e Ureia como forma de adubar todo o gramado. Infelizmente o gramado ficou com buracos de 4cm de profundidade por 4 m2 em várias partes,,,e alem disso ela esta amarelando bastante e junto está tendo uma proliferação de ervas daninhas,,,tipo tiririca e uma que parece uma cove flor mas é de espinhos……pergunto o adubo que estou usando é o correto? Como devo fazer para nivelar o terreno ,,,com areia ou terra e oq devo utilizar para me livrar desses espinhos? Há utilizei em setembro um herbicida chamado Kapina,,,,,ajudou mas não 100%.

    • Boa noite Luck,

      Essa adubação não é adequada e, dependendo da dosagem, pode até prejudicar. Proceda da seguinte maneira passo a passo:

      – cubra o gramado com uma camada 1 centímetro de areia media de rio a cada 30 dias. Se na sua cidade as temperaturas são, em média, inferiores a 16º suspenda-as até a temporada de mais calor;
      – Faça uma adubação agora, no outono, com o fertilizante Maxgreen S3;
      – a erva parecida com uma couve-flor espinhenta é uma serralha(Soncheus oleraceus) e deve se eliminada manualmente usando uma ferramenta conhecida como firmino. Pode continuar com o Karpina, com moderação;
      – em setembro, junto com a areia, use 6 kg de um bom condicionador para gramados por m²;
      – em outubro aplique 30 g por m² do fertilizante Dimygrass e repita o procedimento a cada 45 dias até fevereiro;
      – as regas devem ser feitas a cada 3 dias e na parte da manhã;
      – os cortes devem suprimir apenas 1/3 das folhas.

      Seu gramado ficará nivelado, frondoso e verdejante até o final do ano.

      Abraços

      • Boa tarde Raul, muito obrigado por sua orientação, com certeza já irei começar o adubo agora no inverno e na primavera irei começar a nivelar o terreno com areia media conforme sua instrução. Raul descobri o nome popular da praga que infestou meu gramado, ela se chama Roseta, cuspe-de-tropeiro, espinho-de-cachorro. Pergunto oq fazer para me livrar dessa praga,,,,,o Kapina serve ?

        • Olá Luck,

          Nesse caso dilua 3 ml de Kapina Plus em 1 litro de água e, depois de agitar bem, aplique a calda com a ajuda de um pulverizador diretamente sobre as rosetas. Faça estas pulverizações nos finais de tarde, depois do por do sol e em dias sem chuvas. Cuide de usar roupa adequada para que sua pele fique protegida e de manter animais domésticos longe.

          Abraços

  2. Olá Raul Boa Noite, vou plantar 500 m2 grama esmeralda, mas estou em duvida ao solo que foi tirado de um barranco proximo e aterrado a área…como procedo para descobrir de que o solo precisa
    Me disseram que somente o calcario ja esta bom…
    Segue foto da terra

    obrigado

    • Olá Tiago,

      Só com calcário não conseguirá um bom gramado. Proceda assim:

      – Faça uma nivelação desterroando esse solo;
      – Adicione uma camada 2 cm de areia média de rio e afofe para penetrar superficialmente;
      – Polvilhe 200 g de calcário dolomítico e 50 g de superfosfato simples por m². Afofe novamente;
      – Plante a grama e passe um rolo compactador por cima para uma melhor aderência;
      – Regue diariamente pela manhã, durante 15 dias.

      Abraços

  3. Coloquei areia para nivelar o campo há 2 dias, choveu muito esses dias, prejudica, ajuda ou não interfere jogar futebol hoje?
    Tanto faz jogar de chuteira ou descalço?
    Obrigado

    • Prejudica, Alysson, especialmente jogando com chuteiras.

      Abraços

  4. trabalho na area de plantas ornamentais.um cliente me pediu para revitalizar o gramado dele esta cheio de ervas daninha ;o que faço?

    • Oi Marli,

      Depende do tipo de erva daninha que infestou esse gramado. Mas, em princípio,faça o seguinte:
      – Retire, com a ajuda de um firmino, a maior quantidade das ervas que infestaram o gramado;
      – Faça o corte da grama normalmente;
      – Polvilhe (o ideal é com uma adubadeira) 200 g de calcário dolomítico juntamente com 20 g de sulfato de magnésio, por m²;
      – Polvilhe o equivalente a 5 litros de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura por m²;
      – Faça um adubação com o fertilizante Maxgreen S3
      – Se a região não sofre de temperaturas abaixo dos 15º faça uma cobertura de 1 centímetro de areia média de rio.

      Abraços

  5. olá, minha grama tem muito desnivelamento , tipo, 8 cm em media, posso fazer a correção com areia nesta época, aqui aonde moro é frio, chega a dar no inverno 0 grau , o que devo fazer ? Obrigado

    • Olá Richard,

      Pode fazer essa cobertura contanto que não ultrapasse 1 centímetro por vez, aproveitando para adicionar 30 g por m² de sulfato de potássio (FOTO, ele tonifica a grama para suportar melhor o frio e a estiagem). Repita a operação a cada 30 dias desde que as folhas emerjam com força. A partir de setembro – com as temperaturas mais elevadas – pode encurtar essa periodicidade.

      Abraços

  6. Boa Tarde,
    Gostaria de um informação se possível.

    Bem no meu quintal tinha grama bermuda só que com o passar do tempo ela morreu dai ficou terra solta e para baixar a poeria colocamos cascalho daquele bem pequeno. Agora penso em colocar a grama esmeralda mais não sei se sera possível por causa do cascalho. O que devo fazer?

    Obs: O gramado morreu por causa das minha cadelas pisoteando e mais um bando de galinhas que pastavam feito vacas kkkkk

    • Boa tarde Silvana,

      Para voltar a ter um gramado verdinho e lindo proceda assim:

      – Rastele retirando todo esse cascalho;
      – Afofe o solo até uma profundidade de 10 centímetros;
      – Polvilhe 200 g de calcário dolomítico por m². Em seguida regue moderadamente, sem encharcar;
      – Por cima desse solo aplique 6 kg por m² de um bom condicionador (recomendo o Forth Condicionador Gramados);
      – Faça uma camada de 2 centímetros de areia média lavada e afofe novamente para conseguir que o condicionador e a areia se integrem com a camada superficial da terra do local;
      – Nivele com ajuda de um rastelo;
      – Molhe cada m² desse solo com uma solução de 10 ml de Fosway para 10 litros de água;
      – Plante a grama em placas ou rolos e em seguida passe um rolo compactador;
      – Depois de 10 dias faça uma cobertura leve com areia para corrigir falhas e rejuntamentos;
      -Regue diariamente nas primeiras horas da manhã.

      Não use nenhum fertilizante antes de 60 dias.

      No inicio da primavera envie-nos notícias para lhe recomendar os manejos necessários.

      Abraços

  7. Boa tarde, moro em um condomínio no qual a frente da casa é gramada e com cerca viva. A sindica não quer permitir que esporadicamente coloquemos uma cadeira sobre a grama pra descansar no fim de tarde por exemplo. Minha duvida é, o uso de cadeira em cima do gramado é muito prejudicial pra grama?

    • Bom dia Maicon,

      Obviamente que não. A não ser que os pés dessa cadeira afundem no solo.

      Abraços

  8. Fiz o plantio de grama esmeralda no final de outubro de 2016. Ela começou bem, mas agora, em alguns pontos, ela está rala e não desenvolve como em outros pontos. Achei que pudesse ser formigas ( tem daquelas pretas pequenas, mas me disseram que elas ajudam o solo. Pode me dar uma dica de como tentar resolver este problema?
    Obrigado

    • Olá Elias,

      É difícil o diagnostico apenas com esse seu relato. Pode ser uma doença fúngica, cochonilhas, paquitas, lagartas, percevejos, etc.

      Aconselho o seguinte como medida preventiva e também como estímulo de crescimento:

      – Pulverize 3 vezes (1 por semana) toda a área com óleo de neem;
      – Alternadamente pulverize 3 vezes (1 por semana) com Cupro Diny
      – Faça uma cobertura de 1 centímetro com areia;
      – Aplique o fertilizante Maxgreen S3 seguindo as instruções da embalagem.

      Abraços

  9. Fiz o plantio de grama esmeralda no final de outubro de 2016. Ela começou bem, mas agora, em alguns pontos, ela está rala e não desenvolve como em outros pontos. Achei que pudesse ser formigas ( tem daquelas pretas pequenas, mas me disseram que elas ajudam o solo. Pode me dar uma dica de como tentar resolver este problema?

    • Sim Elias,

      Faça sucessivas coberturas a cada 3 semanas com espessuras entre 1 e 2 centímetros com uma mistura de 80% de areia e 20% de Forth Condicionador Gramados. Depois de cada cobertura aplique 30 g por m² do fertilizante Dimy Grass.

      Regue sempre na parte da manhã antes do sol forte.

      Abraços

  10. Bom dia Raul eu contratei uma pessoa para plantar grama em meu jardim e ficou varias falhas tando de buracos como mais alto e mais baixo vc pode me dar uma posicao se tem como corrigir eu ja fiz uma melhoras mas nao ficou do jeito que queria nos buracos se enxer de terra se corrigi? Obrigado

    • Boa tarde Sidnei,

      Faça coberturas de 1 a 2 centímetros com 80% de areia média misturada com 20% de um bom condicionador para gramados. Não use terra, ela pode trazer pragas e doenças.

      Como 3 ou 4 coberturas (quinzenais) seu gramado ficará nivelado.

      Abraços

  11. COMO USAR A UREIA EM UM CAMPO DE FUTBOL, PRIMEIRO MOLHO O CAMPO OU DEPOIS QUE APLICAR A UREIA, QUE MOLHO.

    • Olá Lucio,

      Proceda da seguinte maneira:

      – Regue o campo no dia anterior;
      – Dilua 8 gramas de ureia em 8 litros de água para cada m² de gramado;
      – Regue, tomando o cuidado de respeitar a superfície indicada, na parte da manhã, cedo;
      – Repita a operação a cada 45 dias, até março.

      Abraços

  12. COMO USAR A UREIA EM UM CAMPO DE FUTBOL

  13. Olá,

    Em Curitiba existe uma cultura de se colocar terra preta sobre o gramado. O “benefício” que as pessoas veem no gramado após a colocação da terra preta, quando então o gramado fica mais verde se dá porque a grama precisa superar a terra que foi colocada, como você explicou acima e assim ela emite novas raízes nesta terra mais “fofa” e que portanto tem mais oxigênio para as suas raízes. O mesmo resultado, mas realmente como um benefício, se consegue utilizando um aerador manual, que retira tubetes de terra e depois com a adição de areia em todo o gramado, para preencher estes espaços de onde foram retirados os tubetes de terra. Tem-se assim uma gramado com maior oxigenação para suas raízes. Se junto com a areia utilizar um adubo com macro e micro nutrientes, o resultado será realmente muito bom!

    • Olá Heloiza,

      Sua colocação sucinta e esclarecedora é perfeita.

      Agradeço pela ótima contribuição.

      Abraços

  14. Boa noite amigo, estou retirando aquelas toceiras de mato e está ficando o buraco de 3 ou 4 centímetros do nível do gramado do campo de futebol, qual a areia e real para encher esses buracos e a grama espalhar?

    • Boa noite Sandro,

      O ideal é usar areia de rio média, lavada. Pode mistura-la com um bom substrato para gramados, na proporção de 80% de areia e 20% de substrato.

      Abraços

  15. OLÁ SR RAUL, boa tarde, a minha grama e do tipo mato grosso, e uma parte dela esta com as pontas roxas meio avermelhadas, o que deve ser? com faço para tratar? desde já agradeço!!!!!

    • Olá Ramão,

      Sua grama está com deficiência de fósforo. Aplique 50 g de superfosfato simples por m² diluído em água.

      Abraços

  16. OLÁ SR RAUL GOSTARIA DE UMA AJUDA DO SENHO,
    PLANTEI MEU GRAMADO JA TEM UNS 6 MÊSES, ELE JA ESTA BEM ENRAIZADO PORES
    EM ALGUMAS PARTE DO GRAMADO TENHO NOTADO QUE A GRAMA NÃO SE DESENVOLVEU MUITO ELA ENRAIZOU MAIS N CRESCEU, GOSTARIA DE SABER DO SENHOR O QUE PODERIA FAZER PARA CORRIGIR ESSA PARTE DO GRAMADO.

    MUITO OBRIGADO …

    • Olá Felipe,

      Faça uma cobertura com 1 centímetro de uma mistura de 80% de areia e 20% de um bom substrato para gramados. Em seguida aplique 30 g do fertilizante Dimy Grass por m². Repita isto em fevereiro e março.

      Ela vai melhorar.

      Abraços

      • OBRIGADO SR RAUL POR MAIS UNA DICA DO SENHOR
        ABRAÇO..

  17. Pode me dar umas dicas de plantio de grama atraves de sementes tenho uma area de 200 mts

  18. Qual a quantidade de farinha de osso coloco por metro quadrado de gramado visando melhora-lo e matar as ervas daninhas ?

    • Olá Sérgio,

      A farinha de ossos não traz esses benefícios ao gramado.

      Você pode fazer uma cobertura com Forth Condicionador Gramados para melhorar o estado físico-químico do solo e usar junto com ele o fertilizante foliar Maxgreen.

      Um gramado bem nutrido prevalece em cima das ervas invasoras.

      Abraços

  19. OLÁ SR RAUL BOA TARDE GOSTARIA DE UMA OPNIÃO DO SENHOR, ESTAVA QUERENDO PLANTAR GRAMA AMENDOIM EM UM TALUDE (BARRANCO) QUE TENHO ATRAS DE CASA GOSTARIA DE SABER SE REALMENTE ESSE TIPO DE GRAMA E INDICADA PARA BARRANCOS SE REALMENTE SEGURA MUITO GRATO

    ABRAÇO. ..

    • Oi Felipe,

      O Arachis repens, popularmente conhecido como grama-amendoim, pode ser usado em taludes. Mas ele sozinho não garante a erosão pluvial que, muitas vezes, ocorre em sulcos quando a água se concentra em determinadas áreas do terreno, atingindo alguns metros de profundidade.

      Para avaliar qual é a melhor forma de controle da erosão pluvial e também da eólica, devemos considerar: o comprimento e a altura do talude, sua declividade, o tipo do solo, assim como se foi o resultado de um corte ou de um aterro.

      Lhe recomendo ler uma matéria neste mesmo blog, neste link: http://www.jardimcor.com/cronica/taludes-verdes/

      Abraços

      • Obrigado sr raul por mais uma dica boas festas

        Abraço.

  20. OLÁ SR RAUL PRECISO DE UMA AJUDA DO SENHOR COMO ACABAR COM AS FORMIGAS CORDADEIRAS DO GRAMADO, PLANTEI ALGUMAS AZALEIAS E OUTRAS PLANTAS COM FLORES E ESTOU OBSERVANDO Q AS FORMIGAS ESTA PELANDO ELAS TODAS ME AJUDE

    GRATO BOM DOMINGO

    • Olá Felipe,

      Iscas granuladas à base de sulfluramida ou fipronil, de baixa toxicidade, são eficientes para combater as formigas cortadeiras que dois depois da aplicação começa surtir os efeitos de paralisia quando elas ingerem o inseticida. O controle deve ser feito espalhando o produto nas trilhas por onde elas passam.

      Abraços

      • MUiTO OBRIGADO SR RAUL OTIMA SEMANA..

  21. Boa tarde, plantei a grama esmeralda num aterro de aproximadamente 15 metros de altura rampado, so q assim bq plantei começou a chover muito, o espaço que ficou entre as placas de grama foi de uns 3 a 4cm, nesse espaço a própria chuva começou alavar à terra dessas beiradas, e o acesso pra ir corrigindo e tampando as gretas e complicado, até q quantidade de terra posso jogar encima da grama pra ajudar a firma-lá?

    • Bom dia Maurício,

      Se ler com atenção o texto acima verá que não recomendamos a terra como cobertura.

      Faça coberturas com 1 cm de areia a cada 15 dias e adube com o fertilizante Maxgreen a cada 30 dias.

      Isto estimulará o crescimento da grama e as rejuntas desaparecerão.

      Abraços

      • OK entendi! Na cabeceira do aterro onde plantei a grama esta aparecendo trincas, estou tirando as placas de grama jogando terra e socando pra ver se acaba com elas, já fiz esse procedimento umas 5 vezes e as trincas não acabam,meu medou e de ceder, estou fazendo o procedimento correto?

        • Maurício,

          Taludes sofrem a ação da erosão pluvial provocada pelas águas da chuva. A degradação é acelerada quando a água encontra o solo desprotegido de vegetação, mesmo depois de gramado. As chuvas provocam o efeito conhecido como salpicamento, alterando a porosidade do terreno que, depois de um tempo, sofre fissuras que se transformam em voçorocas.

          Você deveria, além da grama, usar uma vegetação que proteja o solo das movimentações através das raízes.

          Lhe recomendo ler uma matéria deste mesmo blog para entender melhor todo isto. O link é: http://www.jardimcor.com/cronica/taludes-verdes/

  22. Boa tarde, tenho pequena área de jardim com grama esmeralda, algumas áreas está crescendo um mato “tipo grama de folha larga em moitas “, já esparramei sobre o gramado corretivo de solo ( terra de Londrina , PR ) e agora joguei um pouco de TRPStrato Gramados , não sei qual a quantidade usar para este produto . Por favor me informar, Sandra

    • Bom dia Sandra,

      Como afirmamos na matéria acima não deve ser usada terra para cobrir a grama.

      O Tropstrato Gramados deve ser usado em cobertura na quantidade de 3 a 6 kg do produto por m², com uma frequencia de 3 a 4 vezes ao ano.

      Para controlar ervas de folha larga use Glifosato Dimy, um herbicida sistêmico de pronto uso.

      Abraços

  23. Olá,tenho essa grama em torno de 4 anos,não adubo,porém além de ter varios desníveis na terra como da pra ver na foto, ficando com o aspecto estético feio alguns lugares mais fundos, tem um pedaço dela que não cresce a grama,está meio amarelada e do mesmo tamanho todo esse tempo,gostaria que me ajudasse a como eu nivelo esses pedaços,só com a areia basta ou preciso retirar o pedaço da grama nivelar e replantar novamente? e esse pedaço que não cresce a crescer e ficar igualado ao restante. Qual adubo, quantidade e o tempo que preciso passar caso necessário.Obrigada.

    • Olá Fabricia,

      Lhe recomendo deixar essa grama esmeralda (Zoysia japonica) com uma altura de 2 a 3 cm, não cortando-a mais do que um terço da altura, isto é, se sua grama está com 3 cm, corte somente 1 cm mantendo-a com mais ou menos 2 cm. Isto evitará a formação de manchas brancas ou queimadas.

      Para nivela-la siga estes passos depois do próximo corte:

      – Faça uma cobertura de 1 cm com uma mistura de 90% de areia média lavada e 10 % de um bom substrato para gramados;
      – Passe uma vassoura de jardim de modo a estimular uma penetração dessa combinação;
      – Após uma semana – regando diariamente na parte da manhã – aplique 30 g do fertilizante Dimy Grass por m²;
      – Repita a cobertura e a adubação a cada 15 dias até seu gramado apresentar uniformidade.

      Abraços

  24. Prezado Sr. Raul.

    Meu gramado está desnivelado. Além disso, em algumas partes a grama está vistosa e em outras a grama está rala e com folhas pequenas. Meus filhos costumam brincar no gramado e acredito que haja um nível de compactação alto. Apliquei calcário a lanço ontem.

    Olhando suas respostas aqui, entendi que o nivelamento deve ser feito com areia lavada.
    1) Qual o tamanho cobertura máxima eu posso fazer?
    2) Devo misturar a areia com algo para aproveitar e fertilizar?
    3) Para melhorar a aerificação do solo, o que o senhor sugere?

    Muito obrigado.

    Hamilton

    • Boa tarde Hamilton.

      Nesses casos o ideal é fazer o seguinte:

      – Em primeiro lugar uma descompactação e/ou aeração do gramado com uma ferramenta manual específica (FOTO);
      – Em seguida uma cobertura de 2 cm com uma mistura de 80% de areia lavada média e 20 % de Forth Condicionador Gramados;
      – Polvilhe por cima:
      250 g de farinha de ossos por m²
      50 g de fertilizante Maxgreen S3 por m²
      – Depois passe um rolo para nivelar o terreno;
      – Regue sem encharcar.
      Repita esta a cobertura do gramado após 30 dias, usando só a areia e o condicionador.
      Em janeiro, com as temperaturas mais elevadas, faça a mesma cobertura novamente, polvilhando por cima o 30 g do fertilizante Dimygrass por m²

      Seu gramado começará a ficar homogêneo após essas tarefas, na metade do verão.

      Abraços

      • Obrigado professor. Um grande abraço.

  25. Bom dia prof Raul dentre os produtos comerciais para combater a tiririca, qual na sua opiniao é o mais eficiente ?
    Obrigado.

    • Boa tarde Nizar,

      O Herbicida Dimy Glifosato é sistêmico e quando absorvido se desloca pela tiririca provocando sua morte. Siga atentamente as instruções da embalagem.

      Abraços

  26. Bom dia
    Cuido de um campo de futebol a grama está bem fraca tem alguns pontos que já não tem grama ,no passado foi jogado sobre esta grama muito terra e nada de nutrientes ,o que devo fazer para revitalizar este gramado

    • Bom dia Alexandre,

      Coberturas feitas com terra não estimulam o desenvolvimento da grama, pelo contrario atrapalham.

      Tente o seguinte:

      – Faça uma cobertura de 2 cm com uma mistura de 50% de substrato para gramados e 50% de areia lavada de rio;
      – Aplique 400 g de torta de mamona e 30 g do fertilizante Dimy Grass por m²;
      – Faça cortes suprimindo apenas 1/3 da altura das folhas.
      Pode repetir esta cobertura e a aplicação do fertilizante depois de trinta dias, desde que as regas sejam feitas diariamente.

      Abraços

  27. OLÁ SR RAUL GOSTARIA DE SABER DO SRMHOR, MEU GRAMADO ESTA COM ALGUMAS PARTE RESECADA GOSTARIA DE SABER SE POSSO JA USAR ALGUM FERTILIZANTE PARA AJUDAR A GRAMA FICAR VERDINHA SE USARIA UM NPK OU ALGUM FERTILIZANTE ORGANICO QUAL O SR MR INDICARIA ..

    GRATO

    • Oi Felipe,

      Use 30 g do fertilizante Dimy Grass por m². Ele é específico para gramados.

      Abraços

      • GRATO SR RAUL TENHA UM BOM FINAL DE SEMANA

  28. Bom dia prof Raul tudo bem ?..Qual seria a concentracao mais indicada de NPK para a manutencao de gramados esmeralda ja formados ?
    Obrigado.

    • Boa tarde Nizar,

      Pode aplicar o NPK 10-10-10, de 30 a 50 gramas por metro quadrado, dependendo do estado dessa esmeralda. Faça isto fora das horas de sol, preferentemente nos finais de tarde.

      Devo lembrar que hé outros fertilizantes específicos para gramados, mais eficientes e apropriados.

      Abraços

  29. OLÁ SR RAUL GOSTARIA DE UMA AJUDA DO SENHOR, RECENTEMENTE PLANTEI DUAS ESPECIE DE PALMEIRA ( A FÊNIX E A RAFIA) POREM ELAS AINDA ESTAO DE PORTE PEQUENOS, QUANDO PLANTEI COLOQUEI ALGUMS ADUBOS ORGANICOS,GOSTARIA DR SABER SE POSSO UTILIZAR ALGUM TIPO DE FERTILIZANTE, QUAL O SR ME INDICARIA.GOSTARIA DE SABER TBM QUAL OUTRA ESPECIE DE PALMEIRA O SR ME INDICARIA DE PORTE PEQUENO E Q RESSISTA A SOL PLENO GRATO BOA SEMANA.

    • Olá Felipe,

      O FORTH Palmeiras é um fertilizante completo e balanceado, indicado para elas.

      Palmeiras de porte baixo que desenvolvem a pleno sol:

      – Syagrus schizophylla – aricuriroba;
      – Hyophorbe lagenicaulis – palmeira-garrafa;
      – Allagoptera arenaria – arenaria;
      – Chamaerops humilis – palmeira-leque-da-europa.

      Abraços

      • MUITO OBRIGADO SR RAUL POR MAIS UMA DICA DO SENHOR, UMA OTIMA SENANA

        ABRAÇO.

  30. OLÁ SR RAUL BOA TARDE GOSTARIA DE UMA AJUDA SUA ESTOU QUERENDO PLANTAR NO GRAMADO UMA ESPECIE DE PLANTA CHAMADA (AGAVE, PITEIRA DO CARIBE ) GOSTARIA DE SABER SE ESSA PLANTA CRESCE MUITO, QUAL ALTURA ELA PODE CHEGAR, TBM GOSTARIA DE SABER A RESPEITO DA PALMEIRA FENIX DESDE JA MT OBRIGADO. ..