Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Colocação de terra sobre o gramado

A colocação de Terra sobre o gramado é uma prática feita de norte a sul do Brasil; sendo que em cada região usa-se diferentes nomes para a terra, como Terra vegetal, Terra Preta, Terra , Terra Boa, Terra adubada, etc.. A alegação dos executores do serviço é de que, melhora o gramado, aduba o gramado, protege a grama do frio, etc.

Areia é uma opção correta para cobrir o gramado

O serviço de colocação de Terra sobre o gramado é uma prática condenável, não ajudando em nada a melhoria da grama e ainda prejudicando o crescimento e desenvolvimento da grama.

As características das terras utilizadas são normalmente com coloração marrom escura a preta, bastante argilosa, e sem problemas de ervas daninhas (retirada normalmente do sub-solo).

Ao cobrir um gramado com terra vegetal induz a grama a tentar vencer esta cobertura para conseguir sobreviver e voltar a fazer fotossíntese.

A utilização de terra, para coberturas da grama, não é uma prática recomendada

A terra vegetal não nivela o gramado como alguns profissionais dizem; a terra por ser argilosa, molda novamente na depressão fazendo com que com o pisoteio ou com o impacto da gota de água da chuva ou da irrigação a depressão volte a aparecer.

A terra vegetal não nutre a raíz da grama que está normalmente a 20Cm de profundidade; isto porque em solos argilosos não há liberação de nutrientes para a as camadas mais profundas (20Cm); onde estão as raízes.

A terra escura não é indicativo de que existem nutrientes e normalmente quando fazemos uma análise da terra ela é acida com alto teor de alumínio e baixa quantidade de nutrientes como fósforo e potássio.

Alem de não ajudar a grama o serviço gasta mão de obra considerável para ser feito, faz-se uma “sujeira” na área, sem benefício nenhum para o proprietário.

Portanto quando a grama necessitar de nivelamento podemos colocar areia; desde que estas irregularidades não ultrapassem 1Cm.

Temos que evitar a colocação de terra sobre o gramado a fim de evitar que este serviço continue a ser feito, piorando assim a situação da grama em médio prazo.

O objetivo deste artigo é alertar sobre algumas práticas errôneas que são feitas por pessoas e profissionais que trabalham na manutenção do gramado. Nos outros artigos iremos discutir e orientar cada uma destas práticas.

Texto de: Haroldo Sampaio. Eng. Agrônomo/Professor.

Blog de paisagismo orientado ao aperfeiçoamento profissional, acadêmico e pessoal de paisagistas, jardineiros, arquitetos, agrônomos, biólogos e afins.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

180 Comments

  1. Contratei um profissional da área ele fez essa cobertura com a terra preta em todo meu gramado e lendo artigo vi que isso pode prejudica-lo o que eu faço agora para minimizar os danos ?

    • Boa pergunta, Clayton,

      Se ele é um profissional deverá se explicar e arcar com o prejuízo, caso o gramado tenha sofrido com essa aplicação. Além do mais o uso de terra fértil indica que foi retirada de uma área que, com esse manejo, torno o local pobre e talvez estéril, o que implica em crime ambiental.

      Abraços

  2. Bom dia.Minha grama está fora sai uns bichos pretos e aparece uns montinhos..Acho que é por onde saem.A grama está verdinha parece bem saudável mas quando piso sinto ela fofada.Tenho cães.
    O que pode ser? Grato.

    • Boa tarde Wellington,

      Esses bichos pretos são paquinhas e escavam a terra formando esses montículos. Normalmente se alimentam de matéria orgânica morta, entretanto podem causar danos às raízes da grama.

      Dissolva 250 g de sabão em pó em 5 litros de água e, com um regador, despeje o preparado diretamente nesses montinhos de terra.

      É a melhor forma de combate sem usar inseticidas tóxicos.

      Abraços

  3. BOA TARDE RAUL, MORO NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE E PLANTEI NO MEU QUINTAL GRAMA ESMERALDA JÁ FAZEM 6 MESES, E ELA PARECE ESTAR BEM ENRAIZADA MAS NÃO DESENVOLVEU BEM, E TEM APRESENTADO UM ASPECTO MEIO AMARELADAS, HÁ UMA PEQUENA PARTE DO GRAMADO QUE NÃO BATE SOL, ONDE A GRAMA SE ENCONTRA MAIS AMARELADA AINDA, E EXISTEM TAMBÉM PEQUENOS DESNÍVEIS AO LONGO DO GRAMADO, GOSTARIA DE UMA ORIENTAÇÃO PARA RESOLVER ESTES PROBLEMAS, DESDE JÁ AGRADEÇO.

    • Boa noite Rodrigo,

      A seca e as temperaturas baixas até meados de setembro em BH indicam um período de repouso para a grama. O verdor retornará com os primeiros calores.

      Agora pode fazer o seguinte para estimular alguma melhora:

      – Faça uma pulverização com calda bordalesa a cada 20 dias, totalizando um número de três;
      – Regule sua máquina de cortar grama de modo a tosar apenas 1/3 das folhas;
      – Mantenha essa ferramenta limpa e desinfestada depois dos cortes;
      – Regue sempre na parte da manhã;
      – Faça uma cobertura de 2 centímetros com:
      80% de areia média
      20% de Forth Condicionador Gramados;
      – Aplique 30 g por m² de sulfato de potássio;
      – Repita essa cobertura após 60 dias.

      Mantenha-nos informados sobre o estado dela para adubações complementares a partir do mês de outubro.

      Abraços

  4. Olá…aqui em guaratinguetá temos um bom campo de futebol…porém tem um parte dele com algumas falhas no gramado…ficam aparecendo as raízes da grama…o que podemos fazer pra cobrir essas falhas …apenas areia resolve?

    • Olá Messias,

      Não sei se, apenas, areia resolveria. Essas falhas podem ser provocadas por fungos. Aconselho o seguinte:

      – Faça uma pulverização com calda bordalesa;
      – Regule a máquina de modo a cortar apenas 1/3 das folhas;
      – Mantenha essa ferramenta desinfestada;
      – Regue sempre na parte da manhã;
      – Faça uma cobertura com:
      80% de areia média
      20% de Forth Condicionador Gramados;
      – Aplique 30 g por m² de sulfato de potássio.

      Aguarde até meados de setembro (quando as temperaturas são mais elevadas e as chuvas frequentes) para uma adubação mais enérgica.

      Abraços

  5. mais algumas fotos referente meu comentario…
    Obrigado,
    Romaic

  6. mais algumas fotos referente meu comentario…

    Obrigado,
    Romaico

  7. Boa tarde Raul, sou do Rio grande do Sul, mas mesmo no inverno estamos com temperaturas medias acima de 15 graus..
    em setembro de 2016 plantei 500m2 de grama Zeon Zoysia, agora lendo seus comentarios percebi q a grama foi plantada de maneira incorreta…ela estava bonita nos primeiros meses e grama foi plantada da seguinte maneira.
    – foi colocada terra vermelha no terreno para nivelamento, em seguida foi adicionado uns 5cm de terra preta “boa”(sem calcario, fertilizante ou adubo). Nos primeiros meses a grama estava bonita e era necessario cortar a cada 15 dias de tanto que crescia. Porém em fevereiro ela começou a amarelar e ter várias manchas de grama morta (fotos). Atualmente ela esta muito degradada e com placas grandes amareladas e grama morta, alem de ter estar com muito inço. O vendedor da grama disse que era necessário colocar terra preta adubada, ai fui pesquisar no google a achei seu blog, o que eu poderia fazer para recuperar meu gramado?

    Obrigado

    • Boa tarde Romaico,

      Percebo que não foi bem assessorado, por ocasião da implantação e tampouco agora quando o vendedor da grama disse que era necessário colocar terra preta adubada. Pelas fotos que nos envia acho difícil uma recuperação que mostre um resultado perfeito, já que está muito danificado e afetado por fungos (Rhizoctonia, quase que com certeza).

      É preferível começar de zero, tanto pelo custo como pelo trabalho operacional que, por fim, não alcançaria um resultado 100% eficiente.

      Lhe recomendo o seguinte:

      – Arranque a grama e queime-a, para evitar contaminação por essa doença mencionada;
      – Pulverize a área com Trichodermil, da Koppert;
      – Revolva o terreno em uma profundidade de 10 centímetros;
      – Adicione uma camada de 5 centímetros de areia média de rio;
      – Afofe o solo novamente para que a areia se integre de modo homogêneo;
      – Aplique por m²:
      200 g de calcário dolomítico,
      50 g de superfosfato simples,
      30 g de sulfato de potássio.
      – Regue em seguida (sem encharcar) de forma a esses fertilizantes penetrarem melhor no solo;
      – Nivele a área;
      – Plante a grama tomando o cuidado para que adira bem no terreno. Passar um rolo para compactar e nivelar é recomendável;
      – Depois de 15 dias pulverize com o fertilizante Maxgreen Foliar. Repita esta aplicação 4 vezes,quinzenalmente.

      Isto garante um gramado saudável. Nos mantenha informado durante todo esse processo.

      Abraços

      • Olá Raul, agradeço a sua resposta, mas arrancar toda a grama vai ser muito caro….penso em trocar apenas nos locais em que ela esta muito ruim e no restante passar algum fungicida..nesse caso o fungicida seria o trichodermil? Oq vc acha?

        • Olá Romaico,

          Tente fazer isso, se achar mais conveniente. O Trichodermil é o indicado.

          Abraços

  8. Olá Raul, preciso de uma dica.
    Tenho uma escola infantil e uma área de árvores e terra que as crianças brincam. Acontece que esta área precisa de um acréscimo de terra, visto que as raízes das plantas tornaram-se um obstáculo para as crianças. Qual terra você sugere? Vegetal, preta? Não tenho grama porque neste espaço faz muita sombra. Também não quero usar areia porque as crianças amam a terra. Obrigada!!!!!!

    • Olá Fernanda,

      Prefira um bom substrato que, misturado com a primeira camada da terra existente, servira para drenar melhor o solo, além de nutrir a árvore. Caso não consiga esse material procure uma terra com boa porosidade, não importa a cor. Isto evitara encharcamentos.

      Abraços

  9. Importante sobre colocar terra sobre o gramado toal fundamento

    • Obrigado pelo comentário, Ronaldo.

      Abraços

  10. Olá, boa tarde. Recentemente aterrei um terreno com terra vermelha e comprei alguns metros de grama o qual dividi em mudas e plantei, para isto fiz buracos de cerca de 15 CM de profundidade, coloquei terra preta, coloquei a muda e terra preta por cima, ela parece ter pego bem e cresceu um pouco. Tenho terra preta e pensei em espalhar entre a grama para que ela se espalhe, mas lendo as instruções nos comentários não sei se é o correto, gostaria de saber como proceder para que ela cresça e se espalhe pelo terreno.

    Muito obrigado.

    • Pois é Anderson,

      A matéria acima é bastante claro quanto a utilização de terra no gramado.

      Prefira areia média de rio e uma boa nutrição. Para lograr um gramado homogêneo você precisará de paciência e a grama de cuidados em termos de irrigação, corte e adubação.

      Abraços

      • Olá Raul, bom dia.

        E qual seria a adubação ideal neste início?

        Obrigado!

        • Olá Anderson,

          Agora no inverno nenhuma adubação incentivaria o desenvolvimento de um gramado, por causa das baixas temperaturas. O potássio é apenas necessário para minimizar os efeitos da estiagem e do frio. Recomendo o uso de 30 g por m2 de sulfato de potássio.

          Abraços

  11. Boa noite, Raul.

    Estamos fazendo um campo de futebol – 58m x 35m – e pretendemos utilizar a grama bermuda (qual a melhor? a Celebration ou a tifw 419?) em placas. Devemos usar areia sobre o terreno antes de colocar os tapetes de grama? Devemos incorporá-la ao solo ou simplesmente jogar a areia sobre o terreno? Essa é a nossa principal dúvida: utilizar areia ou não.

    JOAQUIM ALVES DE MENDONÇA
    (64) 9 92086131

    • Boa tarde Joaquim,

      Penso que a grama Bermuda Celebration é a melhor para a região de Goias.

      O solo ideal é formado por uma camada de 20 cm de solo arenoso para receber as placas da grama e não basta “jogar” a areia, mas escarificar a terra superficial adicionando areia em uma proporção alta, 70 ou 80% de areia e o restante de terra. Além disto deve incorporar 200 g de calcário dolomítico e 50 g de superfosfato simples por m²

      Abraços

  12. Estamos fazendo um campo de futebol. Devemos usar areia na terra antes plantar a grama, utilizando tapetes – grama bermuda?

  13. Estamos fazendo um campo de futebol de 58m por 35m. Devemos utilizar areia grossa antes de colocar os tapetes de grama? Faz o gramado ficar mais macio, evitando a compactação do solo?

  14. Sr. Raul, Tive q fazer um encanamento pelo meu gramado e notei q ele tem várias larvas no solo , pesquisei e acho q é o tal do coró, é prejudicial ao gramado, se sim, como elimina-los, obrigado. Maurício de Curitiba PR

    • Caro Mauricio,

      Os corós são larvas que se alimentam das raízes da grama e para combate-los deve usar pó de Paenibacillus popilliae, um produto que pode ser adquirido em casas de insumos agrícolas.

      Abraços

      • Valeu,obg

        • Você merece!