Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Colocação de terra sobre o gramado

A colocação de Terra sobre o gramado é uma prática feita de norte a sul do Brasil; sendo que em cada região usa-se diferentes nomes para a terra, como Terra vegetal, Terra Preta, Terra , Terra Boa, Terra adubada, etc.. A alegação dos executores do serviço é de que, melhora o gramado, aduba o gramado, protege a grama do frio, etc.

Areia é uma opção correta para cobrir o gramado

O serviço de colocação de Terra sobre o gramado é uma prática condenável, não ajudando em nada a melhoria da grama e ainda prejudicando o crescimento e desenvolvimento da grama.

As características das terras utilizadas são normalmente com coloração marrom escura a preta, bastante argilosa, e sem problemas de ervas daninhas (retirada normalmente do sub-solo).

Ao cobrir um gramado com terra vegetal induz a grama a tentar vencer esta cobertura para conseguir sobreviver e voltar a fazer fotossíntese.

A utilização de terra, para coberturas da grama, não é uma prática recomendada

A terra vegetal não nivela o gramado como alguns profissionais dizem; a terra por ser argilosa, molda novamente na depressão fazendo com que com o pisoteio ou com o impacto da gota de água da chuva ou da irrigação a depressão volte a aparecer.

A terra vegetal não nutre a raíz da grama que está normalmente a 20Cm de profundidade; isto porque em solos argilosos não há liberação de nutrientes para a as camadas mais profundas (20Cm); onde estão as raízes.

A terra escura não é indicativo de que existem nutrientes e normalmente quando fazemos uma análise da terra ela é acida com alto teor de alumínio e baixa quantidade de nutrientes como fósforo e potássio.

Alem de não ajudar a grama o serviço gasta mão de obra considerável para ser feito, faz-se uma “sujeira” na área, sem benefício nenhum para o proprietário.

Portanto quando a grama necessitar de nivelamento podemos colocar areia; desde que estas irregularidades não ultrapassem 1Cm.

Temos que evitar a colocação de terra sobre o gramado a fim de evitar que este serviço continue a ser feito, piorando assim a situação da grama em médio prazo.

O objetivo deste artigo é alertar sobre algumas práticas errôneas que são feitas por pessoas e profissionais que trabalham na manutenção do gramado. Nos outros artigos iremos discutir e orientar cada uma destas práticas.

Texto de: Haroldo Sampaio. Eng. Agrônomo/Professor.

Blog de paisagismo orientado ao aperfeiçoamento profissional, acadêmico e pessoal de paisagistas, jardineiros, arquitetos, agrônomos, biólogos e afins.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

164 Comments

  1. Olá Raul, preciso de uma dica.
    Tenho uma escola infantil e uma área de árvores e terra que as crianças brincam. Acontece que esta área precisa de um acréscimo de terra, visto que as raízes das plantas tornaram-se um obstáculo para as crianças. Qual terra você sugere? Vegetal, preta? Não tenho grama porque neste espaço faz muita sombra. Também não quero usar areia porque as crianças amam a terra. Obrigada!!!!!!

    • Olá Fernanda,

      Prefira um bom substrato que, misturado com a primeira camada da terra existente, servira para drenar melhor o solo, além de nutrir a árvore. Caso não consiga esse material procure uma terra com boa porosidade, não importa a cor. Isto evitara encharcamentos.

      Abraços

  2. Importante sobre colocar terra sobre o gramado toal fundamento

    • Obrigado pelo comentário, Ronaldo.

      Abraços

  3. Olá, boa tarde. Recentemente aterrei um terreno com terra vermelha e comprei alguns metros de grama o qual dividi em mudas e plantei, para isto fiz buracos de cerca de 15 CM de profundidade, coloquei terra preta, coloquei a muda e terra preta por cima, ela parece ter pego bem e cresceu um pouco. Tenho terra preta e pensei em espalhar entre a grama para que ela se espalhe, mas lendo as instruções nos comentários não sei se é o correto, gostaria de saber como proceder para que ela cresça e se espalhe pelo terreno.

    Muito obrigado.

    • Pois é Anderson,

      A matéria acima é bastante claro quanto a utilização de terra no gramado.

      Prefira areia média de rio e uma boa nutrição. Para lograr um gramado homogêneo você precisará de paciência e a grama de cuidados em termos de irrigação, corte e adubação.

      Abraços

      • Olá Raul, bom dia.

        E qual seria a adubação ideal neste início?

        Obrigado!

        • Olá Anderson,

          Agora no inverno nenhuma adubação incentivaria o desenvolvimento de um gramado, por causa das baixas temperaturas. O potássio é apenas necessário para minimizar os efeitos da estiagem e do frio. Recomendo o uso de 30 g por m2 de sulfato de potássio.

          Abraços

  4. Boa noite, Raul.

    Estamos fazendo um campo de futebol – 58m x 35m – e pretendemos utilizar a grama bermuda (qual a melhor? a Celebration ou a tifw 419?) em placas. Devemos usar areia sobre o terreno antes de colocar os tapetes de grama? Devemos incorporá-la ao solo ou simplesmente jogar a areia sobre o terreno? Essa é a nossa principal dúvida: utilizar areia ou não.

    JOAQUIM ALVES DE MENDONÇA
    (64) 9 92086131

    • Boa tarde Joaquim,

      Penso que a grama Bermuda Celebration é a melhor para a região de Goias.

      O solo ideal é formado por uma camada de 20 cm de solo arenoso para receber as placas da grama e não basta “jogar” a areia, mas escarificar a terra superficial adicionando areia em uma proporção alta, 70 ou 80% de areia e o restante de terra. Além disto deve incorporar 200 g de calcário dolomítico e 50 g de superfosfato simples por m²

      Abraços

  5. Estamos fazendo um campo de futebol. Devemos usar areia na terra antes plantar a grama, utilizando tapetes – grama bermuda?

  6. Estamos fazendo um campo de futebol de 58m por 35m. Devemos utilizar areia grossa antes de colocar os tapetes de grama? Faz o gramado ficar mais macio, evitando a compactação do solo?

  7. Sr. Raul, Tive q fazer um encanamento pelo meu gramado e notei q ele tem várias larvas no solo , pesquisei e acho q é o tal do coró, é prejudicial ao gramado, se sim, como elimina-los, obrigado. Maurício de Curitiba PR

    • Caro Mauricio,

      Os corós são larvas que se alimentam das raízes da grama e para combate-los deve usar pó de Paenibacillus popilliae, um produto que pode ser adquirido em casas de insumos agrícolas.

      Abraços