Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Colocação de terra sobre o gramado

A colocação de Terra sobre o gramado é uma prática feita de norte a sul do Brasil; sendo que em cada região usa-se diferentes nomes para a terra, como Terra vegetal, Terra Preta, Terra , Terra Boa, Terra adubada, etc.. A alegação dos executores do serviço é de que, melhora o gramado, aduba o gramado, protege a grama do frio, etc.

Areia é uma opção correta para cobrir o gramado

O serviço de colocação de Terra sobre o gramado é uma prática condenável, não ajudando em nada a melhoria da grama e ainda prejudicando o crescimento e desenvolvimento da grama.

As características das terras utilizadas são normalmente com coloração marrom escura a preta, bastante argilosa, e sem problemas de ervas daninhas (retirada normalmente do sub-solo).

Ao cobrir um gramado com terra vegetal induz a grama a tentar vencer esta cobertura para conseguir sobreviver e voltar a fazer fotossíntese.

A utilização de terra, para coberturas da grama, não é uma prática recomendada

A terra vegetal não nivela o gramado como alguns profissionais dizem; a terra por ser argilosa, molda novamente na depressão fazendo com que com o pisoteio ou com o impacto da gota de água da chuva ou da irrigação a depressão volte a aparecer.

A terra vegetal não nutre a raíz da grama que está normalmente a 20Cm de profundidade; isto porque em solos argilosos não há liberação de nutrientes para a as camadas mais profundas (20Cm); onde estão as raízes.

A terra escura não é indicativo de que existem nutrientes e normalmente quando fazemos uma análise da terra ela é acida com alto teor de alumínio e baixa quantidade de nutrientes como fósforo e potássio.

Alem de não ajudar a grama o serviço gasta mão de obra considerável para ser feito, faz-se uma “sujeira” na área, sem benefício nenhum para o proprietário.

Portanto quando a grama necessitar de nivelamento podemos colocar areia; desde que estas irregularidades não ultrapassem 1Cm.

Temos que evitar a colocação de terra sobre o gramado a fim de evitar que este serviço continue a ser feito, piorando assim a situação da grama em médio prazo.

O objetivo deste artigo é alertar sobre algumas práticas errôneas que são feitas por pessoas e profissionais que trabalham na manutenção do gramado. Nos outros artigos iremos discutir e orientar cada uma destas práticas.

Texto de: Haroldo Sampaio. Eng. Agrônomo/Professor.

Blog de paisagismo orientado ao aperfeiçoamento profissional, acadêmico e pessoal de paisagistas, jardineiros, arquitetos, agrônomos, biólogos e afins.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

228 Comments

  1. Raul plantei grama esmeralda em meu terreno e em alguns pontos ficaram desníveis de mais de 5 cm. Olhei algumas respostas e vi que é procedimento colocar camadas quando o desnível for inferior a 5cm.
    Tem dois dias que plantei é um plantador está me aconselhando retirar as placas onde estão os buracos e completar com terra para eliminar o desníveis.
    O que me aconselha?
    Estou com medo de prejudicar o desenvolvimento dela.

    • Leandro,

      Sucessivas camadas de areia, com 10 a 15% de um bom substrato, corrigem o nivelamento de seu gramado, mas quando é acentuado pode retirar as placas, preencher com areia e substrato e voltar a colocar a grama.

      Isto deixará seu gramado uniforme.

      Abraços

  2. Boa noite S. Raul, vou plantar grama esmeralda em tapetes no meu quintal. área da grama 6 x 6. o terreno é meio cascalho e meio terra, rebaixei uns 5 cm na superfície, o que posso colocar para dar uma qualidade na preparação ?

    • Boa tarde Waltencir,

      80% de areia lavada de rio;
      20% de um bom substrato para gramados;
      50 g de superfosfato simples por m²;
      100 g de calcário dolomítico por m².

      Com essa mistura seu gramado ficará ótimo.

      Abraço

  3. Tenho um gramado beira mar no nordeste.Muito vento e sol.Nas partes sombreadas ele esta verde e fofo. Mas nas partes com sol pleno não cresce. Tem um mato que estou tirando manualmente, mas qdo penso q acabou nasce muitos. É o carrapicho desmodium adscendens. Ele mata a grama e forma buracos que demoram formar novamente. Passei nos matos maiores Mannejo, mas vi que ele matou a grama ao redor dos matos. Queria pulverizar a grama toda pq estão nascendo muitos, como são pequenos vai pegar na grama e matar. Tem algum outro herbicida pra esse mato q posso pulverizar no gramado todo.Tenho q molhar duas vezes por dia de manha e a tarde. Pq é muito vento e sol. Tem algum adubo específico q posso aplicar fe quanto tempo. Agradeço.

    • Boa tarde Wanessa,

      O Belobr é um herbicida seletivo de ação sistêmica indicado para o controle da Desmodium adscendens. Veja o link:http://www.adapar.pr.gov.br/arquivos/File/defis/DFI/Bulas/Herbicidas/belobr.pdf.

      Recomendo que faça a adubação com o fertilizante Dimygrass: 30 g / m2. Faça também coberturas com areia lavada formando camadas de 1 centímetros a cada 3 semanas.

      Abraços

  4. Boa tarde Raul,
    A areia é indicada tanto pra grama esmeralda quanto para a batatais?

    Grata

    • Boa tarde Valeria,

      Sim, a areia serve para as duas, podendo ser usada uma cobertura de 1 a 2 centímetros composta de uma mistura de 5 partes de areia média lavada e peneirada e sem terra, com 1 parte de um bom condicionador de solos, especifico para gramados, caso seja necessária uma revitalização da esmeralda ou da batatais.
      A operação permite o nivelamento do gramado estimulando o entrelaçamento das mudas.

      Abraços

  5. Bom dia caro Raul, obrigado pela partilha de seu conhecimento.

    Tenho algumas áreas de Grama Esmeralda em casa, algumas pequenas que estão saudáveis e bonitas e uma maior que está dando muito trabalho, fui no método tentativa e erro e precipitação.

    A área maior tem 120m2 mais ou menos, o terreno tinha um desnível da casa para os fundos, antes de plantar a grama foi basicamente nivelado e não adequadamente preparado (percebo agora) onde foi aterrado a grama no geral pegou bem, porém onde foi raspado não foi pra frente e verifiquei que o solo está muito compactado, a situação ficou pior porque na época de estiagem e sol do inverno que pegava apenas em metade da área queimou a grama que começava a se fixar, agora esses pedaços mortos estão parecendo um cobertura solta sobre a terra, como se fosse um papelão. Comprei 20 sacos de forth condicionador e joguei “puro” em toda área, algumas partes onde estava apenas compactado mas não havia morrido a grama ficou bom, mas nesta parte onde está pior pouco adiantou.

    Após ler o artigo e os comentários estou querendo fazer o seguinte:

    Comprar uns 4 sacos do forth condicionador, 8x essa quantidade em areia e após fazer uma aeração de furos em toda a área principalmente na que está mais feia e com o solo duro espalhar essa mistura, com alguma adubação.

    Algumas dúvidas: recomenda esse processo? A areia pode ser essas de construção? Qual fertilizante usar se for o caso?

    Obrigado, sucesso

    • Bom dia Murilo,

      De facto o solo compactado é um inimigo de um bom gramado. Para “soltar” melhor o solo é necessário fazer furos a uma profundidade de 10 a 15 cm com um aerador, que retira pequenas porções de terra, permitindo em seguida fazer uma cobertura
      com areia, substrato e húmus de minhoca,preenchendo esses buracos e dando mais permeabilidade ao terreno.Previamente deve-se fazer uma remoção do thatch (colchão de grama morta constituído por raízes, rizomas, folhas, etc.).

      O Forth Condicionador Gramados associado com areia grossa da bons resultados usando uma mistura de 80% dessa areia lavada de rio (pode ser aquela de construção)e 20% do condicionador
      para gramados, além de 6 kg de húmus de minhocas por m2.

      Uma semana após a cobertura pode regar o gramado usando 30 g do fertilizante Dimy grass por m²

      Abraços