Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Colocação de terra sobre o gramado

A colocação de Terra sobre o gramado é uma prática feita de norte a sul do Brasil; sendo que em cada região usa-se diferentes nomes para a terra, como Terra vegetal, Terra Preta, Terra , Terra Boa, Terra adubada, etc.. A alegação dos executores do serviço é de que, melhora o gramado, aduba o gramado, protege a grama do frio, etc.

Areia é uma opção correta para cobrir o gramado

O serviço de colocação de Terra sobre o gramado é uma prática condenável, não ajudando em nada a melhoria da grama e ainda prejudicando o crescimento e desenvolvimento da grama.

As características das terras utilizadas são normalmente com coloração marrom escura a preta, bastante argilosa, e sem problemas de ervas daninhas (retirada normalmente do sub-solo).

Ao cobrir um gramado com terra vegetal induz a grama a tentar vencer esta cobertura para conseguir sobreviver e voltar a fazer fotossíntese.

A utilização de terra, para coberturas da grama, não é uma prática recomendada

A terra vegetal não nivela o gramado como alguns profissionais dizem; a terra por ser argilosa, molda novamente na depressão fazendo com que com o pisoteio ou com o impacto da gota de água da chuva ou da irrigação a depressão volte a aparecer.

A terra vegetal não nutre a raíz da grama que está normalmente a 20Cm de profundidade; isto porque em solos argilosos não há liberação de nutrientes para a as camadas mais profundas (20Cm); onde estão as raízes.

A terra escura não é indicativo de que existem nutrientes e normalmente quando fazemos uma análise da terra ela é acida com alto teor de alumínio e baixa quantidade de nutrientes como fósforo e potássio.

Alem de não ajudar a grama o serviço gasta mão de obra considerável para ser feito, faz-se uma “sujeira” na área, sem benefício nenhum para o proprietário.

Portanto quando a grama necessitar de nivelamento podemos colocar areia; desde que estas irregularidades não ultrapassem 1Cm.

Temos que evitar a colocação de terra sobre o gramado a fim de evitar que este serviço continue a ser feito, piorando assim a situação da grama em médio prazo.

O objetivo deste artigo é alertar sobre algumas práticas errôneas que são feitas por pessoas e profissionais que trabalham na manutenção do gramado. Nos outros artigos iremos discutir e orientar cada uma destas práticas.

Texto de: Haroldo Sampaio. Eng. Agrônomo/Professor.

Blog de paisagismo orientado ao aperfeiçoamento profissional, acadêmico e pessoal de paisagistas, jardineiros, arquitetos, agrônomos, biólogos e afins.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

279 Comments

  1. Posso colocar barro sobre o gramado.E prejudicial à grama?

  2. Boa tarde, como faço para tratar um gramado com sinais de Rhizoctonia?

    • Bom dia Luciano,

      Pela foto que nos envia não tenho certeza em se tratar de Rhizoctonia; os sintomas dela são manchas circulares de amarelo a avermelhado, que variam de 2,5 cm a vários metros de diâmetro nas áreas gramadas, não observo isto na imagem. Evite irrigação no fim da tarde, eleve a altura da poda e aplique Biotrich, um composto orgânico a base de ácido úmico, quirela de arroz, melado e Trichoderma, como medida de prevenção.

      Abraços

  3. Bom dia!

    Fiz uma cobertura com terra no meu jardim e percebi que em algumas partes o gramado está morrendo, oque faço para recuperar?

    • Boa tarde Wagner,

      Faça uma cobertura com 50% de areia e 50% de um bom substrato para gramados, bem misturados e aplique 30 g / m2 do fertilizante Dimy Grass.

      Sua grama irá reagir!

      Abraços

  4. Morro num sitio aqui na chapada diamantina terra vermelha clima tropical de altidude 1300 M existe uma grama apropriada?

    • Devasprado,

      A Zeon Zoisia tem coloração mais escura, folhas finas e forma um gramado denso. É indicada para essa situação.

      Abraços

  5. Boa noite Raul!Fiz um gramado n0 talude em meu terreno mas ficou cheio de ondalucoes,as ondulações ultrapacao 2cm,O que devo fazer pra corrigir essas imperfeições no meu Gramado?Grato.

    • Bom dia Enilson,

      Faça coberturas com areia lavada com 2 centímetros de espessura e repita a operação assim que a grama reaja a esta aplicação.

      Abraços

  6. Boa tarde Raul , adorei seu blog!

    Tenho uma dúvida: uma vez ao ano faço a cobertura com terra preta em meu gramado, continuo fazendo isso ou é preferível fazer a cobertura com areia(durante o inverno adubo com Forth Jardim e no verão com 24-10-10, misturado com Ribumin) ? Tenho sistema de irrigação em todo meu gramado na parte da manhã.

    • Ah, que bom Marcello!

      É preferível usar areia e continuar com essa adubação.

      Abraços

  7. Olá Raul!

    Estou elaborando um PRAD em uma área urbana na região metropolitana de BH cujo uma das área a ser recuperada será efetuada a revegetação com grama em placa. Havia proposto esmeraldas, mas fui questionado para usar a grama batatais por ser uma espécie de graminea nativa.

    Propus também o lançamento de uma camada de até 2,5 cm de terra vegetal apos instalação das gramas e estou vendo que o melhor seria areia, correto?

    Qual tipo de área, recomendação e especificação de quantitativos? Desde já agradeço

    • Olá Frederico,

      Apos o plantio da grama batataes é bom esperar um par de semanas para que ela enraíze, antes de qualquer cobertura.

      Passada essa etapa podem ser feitas coberturas com 1,5 a 2,5 de uma mistura composta por 80% de areia média lavada e 20% de um bom condicionador para gramados (o Forth é muito bom).

      Isto dará bons resultados.

      Abraços

  8. Parabéns pelo artigo! Temos um gramado em que mais ou menos metade foi tomada por tiririca e a outra está ok. Retiramos as ervas daninhas e aquela metade está agora nua, pronta para receber nova grama. Nosso receio é criar um desnível ao colocar placas de grama nova, em comparação com a outra metade que foi preservada. O que fazer para manter o nivelamento? Escavar mais? Obrigado de antemão.

    • Boa tarde Everton,

      Que bom que você gostou!

      Acho que deve escarificar esse solo até uma profundidade de 3 a 5 centímetros, antes de plantar a nova grama.

      Depois do plantio corrija o nível do terreno todo fazendo coberturas de 1 centímetro com uma mistura de 80% de areia e 20% de um bom substrato para gramados. Este procedimento pode ser repetido, quinzenalmente, até o nivelamento completo.

      Abraços

      • Prezado Raul! Sua dedicação ao tema e presteza na resposta é elogiável! Saiba que agora meu jardineiro está muito mais cauteloso ao planejarmos a estratégia de manutenção do jardim. Conhecimento é poder! Um comentário adicional: para os trechos de gramado em que há grandes falhas (chão batido, que perdeu totalmente a grama, por fluxo de veículos, por exemplo), há eficácia em se efetuar preparação da terra e novo plantio com sementes, ao invés de instalar tapetes de grama recortados? Obrigado!

        • Obrigado Everton pelos elogios!

          Minha experiencia com sementes de grama não foi das melhores. Prefira as placas.

          Abraços

  9. Olá boa noite ,
    Estou com problemas na minha grama esmeralda ela esta enchendo de trevos. Não sei mais o que eu faço. O que você me aconselharia?
    Desde já agradeço

    • Boa noite Carlos Henrique,

      O trevo surge especialmente quando a grama está desnutrida
      e também quando terras e estercos de procedência duvidosa
      foram utilizados. O uso do firmino é importante para erradicar esse trevo manualmente; no caso de terem se alastrado em uma grande área, poderemos usar um herbicida. Lhe recomendo o Glifosato Dimy.

      Abraços

  10. Bom dia Raul, mais uma vez venho pedir sua sábia opinião!! Meu gramado na frente de casa possui filetes de aproximadamente 10 cm x 5 m entre as pedrinhas da calçada. Em uma parte que a cerca viva do meu vizinho faz sombra, minha grama não vai pra frente de jeito nenhum, já replantei, adubei e tudo mais.
    É possível fazer algo ou onde não pega sol a grama não sobrevive mesmo?

    • Boa tarde Renato,

      Seja bem-vindo mais uma vez!

      Infelizmente não há grama que suporte a sombra, anão ser a grama preta anã (Ophiopogon japonicus ´Nana´) que mostro na foto.

      Abraços

      • Bom dia Raul, muito obrigado mais uma vez! Vou ver essa grama preta que sugeriu ou mesmo fazer um paisagismo usando pedras.

        • Ah, perfeito Renato. Tomara que dê certo!

          Abraços

  11. Boa tarde!
    Tenho um gramado de 800m2 e tem um ponto de aproximadamente 5m2 que ultrapassa a 2cm de desnivelamento, posso usar na medida de um por um de areia e terra?

    • Boa tarde Julio Cezar,

      Use 80% de areia e 20% de um bom substrato para gramados, misturados.

      Terra não é aconselhável.

      Abraços

  12. Como podemos fazer para afinar a grama, se a cobertura não é indicada?

    • Sérgio,

      Usando, uma cobertura de 1 a 2 centímetros composta de: 90% de areia lavada de rio e 10% de um bom substrato para gramados. Ainda pode fertilizar aplicando 30 g de Dimygrass por m².

      Abraços

  13. Ola Bom dia, coloquei grama no meu quintal ja tem mais de 10 meses de plantada,
    a grama esta feia, queimada e bem falhada,o rapaz que me vendeu disse que era esmeralda, mais eu acho que não é .

    • Boa tarde Iara,

      É, realmente não está bonita. Faça uma cobertura de 1 centímetro usando 90% de areia e 10% de um bom substrato para gramados. Em seguida adube com 30 g / m2 de Dimygrass.

      Regue diariamente durante 15 dias.

      Abraços

  14. Olá,

    Boa noite!

    Tenho um motor de portão instalado na calçada do meu jardim rente ao muro, estou com problema de formigas fazerem a sua casa bem dentro da proteção do motor, me disseram para colocar naftalina que elas somem. O que o Sr. acha desta dica, tem procedência?

    Abs.

    • Oi Aldo,

      Sim, em principio o odor da naftalina espantaria as formigas, mas ela é volátil e evapora. Esse repelente funciona bem para as traças.

      Que tal as iscas formicidas granuladas Mirex ou Citromax, são menos prejudiciais ao meio ambiente e eficientes em casos de proliferação alta.

      As formigas lava-pé podem ser controladas com Formilix. Já o
      formicida Contratox é indicado para saúvas, cortadeiras e
      cupins.

      Abraços

  15. Olá Raul, inicialmente obrigada pelo seu site tem me ajudado muito.
    Tenho 2000 metros de grama, 6 meses após o plantio fui indicada a colocar terra que acabou por matar algumas partes da grama e desnivelar toda a grama do terreno, hoje 1 ano e meio depois ela se encontra desnivelada e nas áreas onde a água percorre ela está esparsa (da para ver a terra dentre as folhas), vi seus aconselhamentos com areia para nivelar, vou aguardar a primavera pois minha região (sul de minas) é bem fria, tenho duas duvidas:
    1ª que posso utilizar para fertilizar essa grama fraca e
    2ª fiquei em duvida como espalhar essa areia (é só cobrir os buracos), principalmente por ser um área grande, tem algum equipamento que facilite?

    • Olá Cristiane,

      Lhe agradeço os comentários elogiosos!

      Pode utilizar 30 gramas por m² do fertilizante Dimy Grass junto com a areia que deve cobrir toda a área gramada, usando uma camada de um a dois centímetros por cada vez que for aplicada. A operação deve ser feita manualmente.

      Abraços

  16. Boa tarde sou do estado rio grande do sul gostaria de saber qual a melhor epoca para por terra na grama para nivelar meu terreno a grama e de jardim sempre. verde.

    • Boa tarde Claudiomiro,

      Não aconselho cobrir seu gramado com terra, é melhor fazer isto com areia lavada, no inicio da primavera. Camadas de 1 centímetro, feitas quinzenalmente, vão deixar sua grama no nível desejado.

      Abraços

  17. Prezado Sr. Raul, muito prazer em participar pela primeira vez do seu maravilhoso blog. Gostaria de te agradecer por todas as informações que o senhor dá tão gentilmente. Plantei um gramado aqui em casa e depois lendo tudo que encontrei aqui no blog vi que Cometi vários erros no plantio do gramado. Li ostensivamente tudo o que o senhor sugere para recuperação de gramados, pus em prática e a grama está se recuperando surpreendentemente bem. Gostaria de expressar minha gratidão e lhe encorajar a continuar com esse serviço de ajudar aos outros que não tem preço. Deus te abençoe ricamente.

    • Oh Danyel,

      Seu comentário é de uma grande ternura. Muito obrigado pelas considerações e disponha da gente quando precisar.

      Abraços

  18. Oi Raul. Olha as fotos do antes bem verdinho e depois de jogar a areia.

  19. Oi Raul!!! Socorro! Meu gramado estava verdinho, porém com uma certa irregularidade. Então, podei a grama e espalhei areia com Forth gramado e depois reguei. Resultado… a grama amarelou e morreu! Devo ter feito tudo errado né?

    • Oi Roberta,

      Seguramente exagerou na dosagem do Forth Gramados. Regue diariamente, de forma intensa, para reverter a situação.

      Abraços

  20. Tenho algumas cycas que estão ficando com as folhas amareladas. Já joguei herbicidas, jungicidas,e bem adubadas. Mas nada adiantou. O que pode ser?

    • Rodolfo,

      São vários o fatores que levam ao amarelecimento das folhas das Cycas, entretanto experimente uma adubação com esterco curtido de gado bem incorporado ao solo onde elas estão plantadas.

      Não molhe as folhas, não use herbicidas nem fungicidas.

      Abraços

  21. Boa tarde! Apareceu no meu gramado uma rachadura de fora a fora é num talude e esse ta lude esta cheio de imperfeições o que devo fazer?

  22. Boa tarde! plantei 400 metros grama em um talude o serviço não foi bem feito pois o gramado no talude ficou cheio de imperfeições,o que devo fazer pra corrigir essas imperfeições, ondulações, uma parte mais alta que a oitra etc.?

    • Olá Enilson,

      Esse talude não foi feito de um corte no terreno, é terra posta e ela se movimenta. O ideal é tê-la compactado e plantadas árvores adequadas a região, Como ipê-branco, monjoleiro, angico, etc.

      A grama seria um complemento de uma paisagem mais natural.

      Abraços

  23. Raul plantei grama esmeralda em meu terreno e em alguns pontos ficaram desníveis de mais de 5 cm. Olhei algumas respostas e vi que é procedimento colocar camadas quando o desnível for inferior a 5cm.
    Tem dois dias que plantei é um plantador está me aconselhando retirar as placas onde estão os buracos e completar com terra para eliminar o desníveis.
    O que me aconselha?
    Estou com medo de prejudicar o desenvolvimento dela.

    • Leandro,

      Sucessivas camadas de areia, com 10 a 15% de um bom substrato, corrigem o nivelamento de seu gramado, mas quando é acentuado pode retirar as placas, preencher com areia e substrato e voltar a colocar a grama.

      Isto deixará seu gramado uniforme.

      Abraços

  24. Boa noite S. Raul, vou plantar grama esmeralda em tapetes no meu quintal. área da grama 6 x 6. o terreno é meio cascalho e meio terra, rebaixei uns 5 cm na superfície, o que posso colocar para dar uma qualidade na preparação ?

    • Boa tarde Waltencir,

      80% de areia lavada de rio;
      20% de um bom substrato para gramados;
      50 g de superfosfato simples por m²;
      100 g de calcário dolomítico por m².

      Com essa mistura seu gramado ficará ótimo.

      Abraço

  25. Tenho um gramado beira mar no nordeste.Muito vento e sol.Nas partes sombreadas ele esta verde e fofo. Mas nas partes com sol pleno não cresce. Tem um mato que estou tirando manualmente, mas qdo penso q acabou nasce muitos. É o carrapicho desmodium adscendens. Ele mata a grama e forma buracos que demoram formar novamente. Passei nos matos maiores Mannejo, mas vi que ele matou a grama ao redor dos matos. Queria pulverizar a grama toda pq estão nascendo muitos, como são pequenos vai pegar na grama e matar. Tem algum outro herbicida pra esse mato q posso pulverizar no gramado todo.Tenho q molhar duas vezes por dia de manha e a tarde. Pq é muito vento e sol. Tem algum adubo específico q posso aplicar fe quanto tempo. Agradeço.

    • Boa tarde Wanessa,

      O Belobr é um herbicida seletivo de ação sistêmica indicado para o controle da Desmodium adscendens. Veja o link:http://www.adapar.pr.gov.br/arquivos/File/defis/DFI/Bulas/Herbicidas/belobr.pdf.

      Recomendo que faça a adubação com o fertilizante Dimygrass: 30 g / m2. Faça também coberturas com areia lavada formando camadas de 1 centímetros a cada 3 semanas.

      Abraços

  26. Boa tarde Raul,
    A areia é indicada tanto pra grama esmeralda quanto para a batatais?

    Grata

    • Boa tarde Valeria,

      Sim, a areia serve para as duas, podendo ser usada uma cobertura de 1 a 2 centímetros composta de uma mistura de 5 partes de areia média lavada e peneirada e sem terra, com 1 parte de um bom condicionador de solos, especifico para gramados, caso seja necessária uma revitalização da esmeralda ou da batatais.
      A operação permite o nivelamento do gramado estimulando o entrelaçamento das mudas.

      Abraços

  27. Bom dia caro Raul, obrigado pela partilha de seu conhecimento.

    Tenho algumas áreas de Grama Esmeralda em casa, algumas pequenas que estão saudáveis e bonitas e uma maior que está dando muito trabalho, fui no método tentativa e erro e precipitação.

    A área maior tem 120m2 mais ou menos, o terreno tinha um desnível da casa para os fundos, antes de plantar a grama foi basicamente nivelado e não adequadamente preparado (percebo agora) onde foi aterrado a grama no geral pegou bem, porém onde foi raspado não foi pra frente e verifiquei que o solo está muito compactado, a situação ficou pior porque na época de estiagem e sol do inverno que pegava apenas em metade da área queimou a grama que começava a se fixar, agora esses pedaços mortos estão parecendo um cobertura solta sobre a terra, como se fosse um papelão. Comprei 20 sacos de forth condicionador e joguei “puro” em toda área, algumas partes onde estava apenas compactado mas não havia morrido a grama ficou bom, mas nesta parte onde está pior pouco adiantou.

    Após ler o artigo e os comentários estou querendo fazer o seguinte:

    Comprar uns 4 sacos do forth condicionador, 8x essa quantidade em areia e após fazer uma aeração de furos em toda a área principalmente na que está mais feia e com o solo duro espalhar essa mistura, com alguma adubação.

    Algumas dúvidas: recomenda esse processo? A areia pode ser essas de construção? Qual fertilizante usar se for o caso?

    Obrigado, sucesso

    • Bom dia Murilo,

      De facto o solo compactado é um inimigo de um bom gramado. Para “soltar” melhor o solo é necessário fazer furos a uma profundidade de 10 a 15 cm com um aerador, que retira pequenas porções de terra, permitindo em seguida fazer uma cobertura
      com areia, substrato e húmus de minhoca,preenchendo esses buracos e dando mais permeabilidade ao terreno.Previamente deve-se fazer uma remoção do thatch (colchão de grama morta constituído por raízes, rizomas, folhas, etc.).

      O Forth Condicionador Gramados associado com areia grossa da bons resultados usando uma mistura de 80% dessa areia lavada de rio (pode ser aquela de construção)e 20% do condicionador
      para gramados, além de 6 kg de húmus de minhocas por m2.

      Uma semana após a cobertura pode regar o gramado usando 30 g do fertilizante Dimy grass por m²

      Abraços

      • OLÁ RAUL.. TENHO UM GRAMADO GRANDE (2000M2), É UM CAMPO DE FUTEBOL.. PLANTEI A GRAMA BERMUDA.. O PROBLEMA DELE É QUE O CAMPO É MUITO “DURO”, MUITO COMPACTO.. O QUE EU PODERIA FAZER PARA DEIXAR ELE MAIS MACIO.. E SERRAGEM PODE FAZER O PAPEL QUE A AREIA FAZ?.. OBRIGADO!!

        • Olá Junior,

          Para descompactar o solo use um aerador de pinos ocos. Ele melhora o perfil do solo promovendo sua descompactação.

          Não use serragem, apenas areia.

          Abraços