Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Colocação de terra sobre o gramado

A colocação de Terra sobre o gramado é uma prática feita de norte a sul do Brasil; sendo que em cada região usa-se diferentes nomes para a terra, como Terra vegetal, Terra Preta, Terra , Terra Boa, Terra adubada, etc.. A alegação dos executores do serviço é de que, melhora o gramado, aduba o gramado, protege a grama do frio, etc.

Areia é uma opção correta para cobrir o gramado

O serviço de colocação de Terra sobre o gramado é uma prática condenável, não ajudando em nada a melhoria da grama e ainda prejudicando o crescimento e desenvolvimento da grama.

As características das terras utilizadas são normalmente com coloração marrom escura a preta, bastante argilosa, e sem problemas de ervas daninhas (retirada normalmente do sub-solo).

Ao cobrir um gramado com terra vegetal induz a grama a tentar vencer esta cobertura para conseguir sobreviver e voltar a fazer fotossíntese.

A utilização de terra, para coberturas da grama, não é uma prática recomendada

A terra vegetal não nivela o gramado como alguns profissionais dizem; a terra por ser argilosa, molda novamente na depressão fazendo com que com o pisoteio ou com o impacto da gota de água da chuva ou da irrigação a depressão volte a aparecer.

A terra vegetal não nutre a raíz da grama que está normalmente a 20Cm de profundidade; isto porque em solos argilosos não há liberação de nutrientes para a as camadas mais profundas (20Cm); onde estão as raízes.

A terra escura não é indicativo de que existem nutrientes e normalmente quando fazemos uma análise da terra ela é acida com alto teor de alumínio e baixa quantidade de nutrientes como fósforo e potássio.

Alem de não ajudar a grama o serviço gasta mão de obra considerável para ser feito, faz-se uma “sujeira” na área, sem benefício nenhum para o proprietário.

Portanto quando a grama necessitar de nivelamento podemos colocar areia; desde que estas irregularidades não ultrapassem 1Cm.

Temos que evitar a colocação de terra sobre o gramado a fim de evitar que este serviço continue a ser feito, piorando assim a situação da grama em médio prazo.

O objetivo deste artigo é alertar sobre algumas práticas errôneas que são feitas por pessoas e profissionais que trabalham na manutenção do gramado. Nos outros artigos iremos discutir e orientar cada uma destas práticas.

Texto de: Haroldo Sampaio. Eng. Agrônomo/Professor.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

457 Comments

  1. bom dia!
    ja faz 2 anos que plantei 800metro de grama esmeralda na minha chacara ela estava indo bem enraizou ficou verdinha porem agora ela deu uma secada e tem falhas com infestação de pragas gostaria de recupera las como posso fazer?

    • Bom dia Eliana,

      Você precisa dar nutrientes para revigora-la. Faça uma cobertura de 1 a 2 centímetros composta por 70% de areia média lavada e 30% de Forth Condicionador Gramados. Após 15 dias e depois do corte da grama, espalhe 100 gramas por metro quadrado do fertilizante Forth Jardim e regue em seguida.

      Essas pragas vão diminuir com este tratamento, mas se ervas daninhas continuarem a aparecer deverá usar um herbicida seletivo, pode ser o Kapina Plus.

      Abraços

  2. Foto de um pequeno monte de terra de minhocas

  3. Aqui em casa tem um gramado de grama esmeralda e em algumas áreas mais úmidas está cheio de montinhos de terra de minhocas e esses montinhos ficam cada vez maiores, acabando com a estética do local. Tem algum jeito de acabar com as minhocas? Já pensei em fazer cobertura de areia para diminuir a matéria orgânica, mas não fiz nada ainda

    • Foto

    • Samuel,

      Talvez sejam paquinhas as que causam esse sintoma. Trabalham especialmente à noite, quando se alimentam das raízes do gramado. Sua presença é notada por causa desses pequenos montículos de terra que surgem sobre a grama.
      Dissolva 250 g de sabão em pó em 5 litros de água e, com um regador, despeje o preparado diretamente nos buracos que surgem no gramado.

      Isto irá solucionar o problema.

      Abraços

  4. Bom dia Raul. Posso fazer essa cobertura no gramado com areia tipo arenito? As areias médias que encontrei por aqui tem muitas pedrinhas e como tenho mais de 700m de grama seria difícil peneirar toda a areia. Pensei em misturar esse arenito (uma areia um pouco mais escura) a um condicionador. Agradeço se puder me orientar.

    • Bom dia Vanessa,

      Sim, desde que seja miudinho esse arenito. Também pode agregar um condicionador, eu recomendo o Forth Condicionador Gramados, usando 5 kg por m².

      Não use nenhum tipo de fertilizante agora, no outono, aguarde a primavera para adubar.

      Abraços

  5. Boa tarde quero fazer uma adubação na grama, a princípio penso em usar somente o substrato de grama, o saco vem com 25kg quantos sacos por metro? Outra pergunta tenho uma parte do quinta q e70 por cento sombra eu usei a grama são Carlos porém ela não está vingando oq deve ser?

    • Bom dia Vando,

      Um saco de 25 kg rende 5 m², quer dizer que você pode usar 5 kg por m² para fazer a cobertura do gramado.

      Embora afirmem que a grama São Carlos suporta a sombra, isto não procede, substitua-a por:

      Hedera canariensis – hera-batata;
      Ajuga reptans – ajuga;
      Dichondra repens – dichondra (FOTO).

      Abraços

      • Bom dia, foi justamente isso q falei na empresa, porém eles disseram que pesquisaram, porém a grama agora está ficando toda ruim, muitas falhas. Sem contar que não concordo com tipo de irrigação q eles fazem 3 vezes por semana. Eu falei q a sombra é a tanta água estão matando a grama.

        • Bom dia Vando,

          Sim, você está certo.Seria interessante substitui-la pelas forrações que aconselhei.

          Abraços

          • Abc obrigado pela atenção, não é fácil convence Los. Mais vou tentar.

            • Tente sim, Vando!

              Abraços

  6. Se a colocação de terra não é correto para o nivelamento, pq a areia seria

    • Marcos,

      A terra pode carregar ervas daninhas, além do mais se for argilosa compacta o solo, impossibilitando a transpiração da grama, assim como seu crescimento. Já a areia é inerte e extremamente porosa, permitindo o livre desenvolvimento do gramado, além de corrigir as falhas.

      Abraços

  7. Boa noite. Recentemente, troquei todo gramado do quintal do meu restaurante. O jardineiro nivelou todo piso com subtrato e trouxe grama esmeralda novinha. Pegou legal pois estava em época de chuva e cresceu até rápido. Porém apareceram tiriricas nos mesmos locais de antes e depois de roçar, talvez excessivamente (com roçadeira), começou a ficar tudo marrom. O que devo fazer? Ah, além disso, ainda há divisórias entre alguns tapetes de grama plantados. Enviei as fotos antes e depois.

    • Bom dia Gabriel,

      Para combater a tiririca use o herbicida Sempra, ele é indicado para essa ocorrência. Não corte a grama com roçadeira, use máquina específica!

      Para as rejuntas entre as placas, cubra-as com areia média lavada.

      Abraços

      • Como eu recupero? Basta regar e deixar crescer?

        • Sim Gabriel, pode adubar também usando 100 grams do fertilizante Forth Jardim por m², mas cuidado com as temperaturas baixas, agora em outono. Se caírem abaixo de 10º não adube.

          Abraços

  8. Boa tarde Raul!!

    Estou com o gramado cheio de cupins, o que posso fazer para acabar com esta praga?

    Obrigado

    • Boa tarde Fabrício,

      O motivo da presença desses cupins deve ter sido por causa de alguma adição de serragem na cobertura do gramado, causando essas manchas amareladas, resultantes da alimentação de raízes desses inimigos.

      O cupinicida à base de Tiametoxam é muito eficiente,usando 20 gramas do produto em 10 litros de água que deve render para cada 3 m², mais ou menos. De qualquer maneira siga as recomendações do fabricante.

      Também a calda de alho pode ser eficiente. Descasque 3 ou 4 dentes de alho de tamanho médio a grande, corte-os em fatias bem finas, em seguida coloque isto em uma vasilha de vidro e despeje água quente, mas não fervente. Quando esfriar coe o preparado e pulverize o gramado no inicio da manhã ou no final das tardes. Repita isto três vezes, semanalmente.

      Isto também pode resolver essa infestação.

      Abraços

  9. Bom dia! Queria saber se o po de pedra mata a grama, pois estou colocando um piso e coloca -se pó de pedra para a sentar a pedra, quero saber se a grama vai brotar ou morre.

    • Boa tarde Suelinaldo,

      Pelo contrário, o pó de pedra (imagem)contem cálcio, magnésio e outros micronutrientes que estimulam o desenvolvimento dos vegetais.

      Certamente será benéfico desde que não usado em excesso.

      Abraços

  10. Quero receber e-mails sobre manutenção de grama esmeralda!
    Tenho uma grama intrusa !!!

    • Marco,

      Não fazemos isto, apenas respondemos por este canal. Mas se seu gramado está sendo infestado por ervas invasoras use um herbicida. Recomendo o Sempra.

      Abraços

  11. olá, posso usar qualquer substrato misturado com areia pra preencher os espaços, ou tem que ser próprio pra grama?

    • Olá Emanoel,

      Eu lhe recomendo o Forth Condicionador Gramados, ele é específico para essa cobertura e pode ser aplicado usando 30% dele e 70% de areia média lavada de rio.

      Abraços

      • entendi, o problema é que na minha região não estou encontrando o Forth.
        O que achei é o Maxfertil – substrato a base de casca de pinus triturada e composta com calcário, vermiculita expandida e NPK, para varias culturas.
        http://www.maxfertil.com.br

        • Emanoel,

          Pode usar o Maxfertil, ele também é indicado.

          Abraços

  12. No meu clube a pessoa que da manutenção do gramado com areia lavada, pergunto, este procedimento é correto, o mesmo já colocou no gramado mais de 20m2 de areia, se estiver errado, qual a consequência desta utilização?

    • Énio,

      O procedimento está correto, talvez precise adicionar algum fertilizante, como Maxgreen, por exemplo. O que é condenável e a cobertura com qualquer tipo de terra.

      Abraços

  13. bom dia, minha grama está com umas toiças de mato grandes, arrancamos manualmente só que ficaram os buracos. o que fazer? e como evitar e matar essas pragas?

    • Bom dia Fábio,

      Para nivelar esses buracos basta preenche-los com um bom substrato, recomendo o Forth Condicionador Gramados, a grama irá se alastrando ate cobri-los.
      O Forth Mata Mato é eficiente para controlar ervas daninhas.

      Abraços

  14. Raul, parabéns pelo artigo. Ajudou com muitas dúvidas que eu tinha.
    Segue uma foto de como está atualmente o meu gramado. Está bastante ralo, acredito que principalmente por conta do sol. Pode me ajudar com uma orientação, por favor?
    Abs

    • Posso sim, Cassio,

      Faça coberturas, com 1 centímetro de espessura, compostas por 80% de areia média de rio e 20% de Forth Condicionador Gramados, a cada 10 dias até meados de outono, acrescentadas com 100 gramas de Forth Jardim a cada 120 dias.

      Isto irá estimular o verdor de seu gramado.

      Abraços

      • Raul,
        Fiquei com uma dúvida, após a 1a aplicação da mistura de areia e forth, devo repetir a cada 10 dias até o outono? Ou somente acrescentar o forth a cada 10 dias após a primeira aplicação da mistura?
        Em relação a aplicação do forth jardim ficou claro que deve ser a cada 4 meses.
        Novamente, obrigado!

        • Cassio,

          Sim, deve repetir essa mistura a cada 10 dias.

          Abraços

  15. Olá, tudo bem ?
    Plantei leivas de grama esmeralda no jardim de casa há 2 semanas, estou molhando ao anoitecer…
    tem mais alguma orientação para que ela fique mais bonita e enraize mais rapidamente ?
    o que posso utilizar para nivelar pois as leivas não foram cortadas uniformemente ??
    muito obrigado

    • Olá Peterson,

      A grama deve ser regada nas primeiras horas da manhã, nunca a noite, porque isto pode estimular o surgimento de doenças fúngicas.

      Para obter um bom nivelamento faça coberturas, a cada 15 dias, com areia média lavada (a de construção é a indicada), misturada com 20% de Forth Condicionador Gramados.

      Abraços

  16. Minha grama está uns 10 cm abaixo do nível onde gostaria que estivesse.
    O que devo fazer? Completar com terra ou replantar ela toda outra vez?
    Grato!
    Honorei Padilha
    Pelotas RS

    • Honorei,

      Você poderia fazer coberturas com 1 centímetro de areia média de rio a cada 15 dias, até alcançar o nível desejado. Isto pode ser enriquecido com 5 kg por m² de um bom condicionador para gramados, eu recomendo o da marca Forth. Desta maneira terá um gramado excelente.

      Mas se a área for pequena talvez lhe compense um replantio.

      Abraços

  17. Raul,Boa noite!
    Eu fiz uma cobertura de terra preta, em jardim de um cliente, mas eu ja tinha ouvido falar q nao é recomendado.
    Oq faço dps, q o efeito nao foi oq ele esperava?

    • Boa tarde Emanoel,

      Realmente não deve ser usada terra para a cobertura dos gramados. No seu caso o ideal seria fazer uma cobertura leve com areia lavada de rio e estimular o desenvolvimento dela, depois do corte, com 100 gramas por m² do fertilizante Forth Jardim. Repita a adubação no final de fevereiro.

      Abraços

  18. Ola eu plantei a grama ela ta ruim pra crescer o q devo fazer obrigada

    • Dilson,

      Estimule o desenvolvimento dela com coberturas feitas com 20% de Foth Condicionador Gramados e 80% de areia média lavada. A cada 4 meses aplique 100 gramas por metro quadrado de Forth Jardim, após o corte e regue em seguida.

      Abraços

  19. Boa Tarde Meu Nobre!

    Meu terreno ja tem a grama esmeralda plantada, mas apresenta grande desnivelamento e buracos! consigo nivelar apenas jogando terra por cima nas composições que li aqui em seu blog?

    • Bom dia Diego,

      Nunca aplicar terra em cima da grama, isto está bem esclarecido no texto acima.

      Faça coberturas com 1 centímetro de areia a cada 20 dias e adube com 100 gramas de Forth Jardim por metro quadrado a cada 4 meses, sempre na época de calor.

      Abraços

  20. BOA TARDE! SOU IZAIAS, SOU COLABORADOR DE MANUTENÇÃO DO ESTADIO DA MINHA CIDADE LICINIO DE ALMEIDA BA. E VENDO SUAS DICAS VENHO BUSCAR UMA ORIENTAÇÃO COMO FAZER A MANUTENÇÃO DO GRAMADO POIS O MESMO É MOLHADO 2 VEZES AO DIA CONTUDO A GRAMA FICA UMAS FALHAS CINZA E PERCEBO QUE O SOLO ESTA COMPACTO E SECO COMO FAÇO NESSA SITUAÇÃO E O GRAMADO FICA MUITO RALO.

    • Bom dia Izaias,

      Observe se há presença de lagartas, elas deixam essas falhas cinzentas. Neste caso pulverize com Dimypel ou Agree, inseticidas biológicos a base de Bacillus thuringiensis.

      Para descompactar o solo use um eixo aerador de pinos ocos, isto melhora o perfil do solo, promovendo a descompactação. Em seguida faça uma cobertura de 1 centímetro, composta por 80% de areia lavada e 20 % de um bom substrato para gramados.

      Abraços

  21. Qual a terra para tapa os buracos no campo de futebol de grama natural ( rio de janeiro bairro Estácio)

    • Dalton,

      Não use nenhum tipo de terra, mas apenas areia. Com coberturas de um centímetro você consegue nivelar esse campo.

      Abraços

  22. Boa tarde Raul, parabéns pelo blog e iniciativa. Tenho um campo de futebol com dimensões menores, onde cabem 8 na linha. As laterais do campo são todas elas bem gramadas, entretanto, o meio do campo, é bem falhado, com partes bem carecas, ao final do ano passado colocamos areia nessa parte, para tentar induzir o crescimento da grama, porém não funcionou muito bem, não cresceu tanto, apenas em algumas parte, e reparamos que o centro do gramado o solo é bem argiloso, duro, e não é nivelado, o que o senhor nos recomendaria, para tentar nivelar e fazer com que cresça grama.

    • Boa tarde Rafhael,

      Em primeiro lugar recomendo um corte mais alto, deixando 2/3 da folha, para que a grama consiga fazer sua fotossíntese. Em seguida fazer coberturas quinzenais com um centímetro, usando 80% de areia média e 20% de Forth Condicionador Gramados.

      Não use outros fertilizantes por enquanto.

      Abraços

      • Obrigado Raul, farei isso. E desculpa pela pergunta em duplicidade no outro tópico, não sabia onde perguntar. Muito obrigado pela ajuda. Abraços

        • Você merece Rafhael!

          Abraços

  23. Boa noite, parabéns pelo blog, realmente muito bom!
    Esotu com um problema que meu gramado está meio falhado e em uma parte dele tem um declive que as vezes que vou regar, o impacto da agua acabou com o tempo ajudando a danificar.
    Gostaria de uma ajuda de como posso estar resolvendo esse problema.

    • Bom dia Rodrigo,

      Obrigado pelo elogio!

      Essa grama foi cortada muito baixa. Foi com roçadeira? É importante que 2/3 das folhas permaneçam depois da poda, use uma máquina para esse corte e faça uma cobertura de um centímetro com 80% de areia e 20% de um bom substrato para gramados, a cada 15 dias, isto ajudará a restabelecer o viço.

      Abraços

  24. Oi Raul, voltei após 1 mês de viagem e encontrei meu gramado com claros sinais de ataque de Rhizoctonia. Duas manchas perfeitamente circulares de cerca de 1 metro de diâmetro. Deixei um sistema de rega automática ligado, e parece que isso contribuiu porque as temperaturas estão baixas e acho que encharcou demais. Baseado em uma recomendação sua que vi anteriormente vou podar mais alto, limpar o colchão de folhas mortas e ajustar a rega. Minha dúvida é sobre o tratamento. O que e como devo aplicar? Tenho cupro dimy em casa, adianta? Desde já te agradeço.

    • Oi Danyel,

      Para preveni-la, é preciso manter o nível de nitrogênio moderado, do outono à primavera, evitar irrigação no fim da tarde nos períodos de outono/inverno e elevar a altura da poda dos gramados.

      Para o tratamento recomendo a Trichoderma Viride, com a diluição de 200 ml em 20 litros de água e pulverizar todo o gramado, não apenas os locais onde ela se manifesta,de forma que fique bem molhado, refaça a aplicação depois de 15 dias.

      Abraços

      • É. Além de tudo fiz uma adubação com Dimy grass no inicio do outono que acho que acabou influenciando também. Por último queria de perguntar se você indicaria algum lugar onde possa comprar o trichoderma, e se há algum nome comercial, porque na internet não estou encontrando. Mais uma vez obrigado.

        • Oi Danyel,

          Pode comprar o Ecotrich da Ballagro em casas de produtos agrícolas.

          Abraços

  25. a grama está com manchas seca o que devo fazer? Como devo cuidar da grama já que não se deve colocar terra após o corte?

    • Lori,

      Como são essas manchas, elas tem um formato mais ou menos arredondado?

      Pode fazer coberturas com um a dois centímetros de espessura, usando 80% de areia lavada e 20% de Forth Condicionador Gramados. Estas cobertas incentivam o desenvolvimento do gramado e também servem para deixa-lo mais nivelado.

      Abraços

  26. Bom dia ! Estou como diretor de um clube e nesse período costumamos cobrir a grama do campo com areia terra preta e adubo,porém estou achando que há uma maneira melhor.
    Pesquisei o forth jardim e achei que seria à solução,em conjunto com areia onde houver buracos.. o que vc acha?

    • Boa tarde Albert,

      Prefira fazer uma cobertura com uma camada de 1 centímetro de areia lavada de rio e use o fertilizante Maxgreen S3, ele é rico em potássio, elemento necessário nesta época no gramado. Esta cobertura pode ser repetida depois de 3 semanas, dependendo da temperatura na sua região.

      O Forth Jardim pode ser aplicado em finais de setembro, quando as temperaturas são mais altas e depois do corte da grama, regando em seguida.

      Abraços

  27. Boa noite Sr Raul, tenho um jardim e no mês de julho do ano passado, fiz a aplicação de calcário na proporção de 150 gramas metro quadrado.(sem análise de solo) Gostaria de saber se posso realizar uma nova aplicação de calcário,pois já se passou 1 ano e novamente não tenho uma análise de solo.

    Antecipo agradecimentos.

    Luciano Gomes.

    • Bom dia Luciano,

      Lhe aconselho medir o pH antes de aplicar o calcário. Compre um peagâmetro de solo, existem modelos bem simples e baratos conforme a foto.

      Abraços

  28. Boa tarde Sr. Raul, vou colocar 3 mts de areia média lava em 1 campo de futebol com grama natural para nivelar, posso colocar somente a areia? Será necessário colocar algum tipo de fertilizante junto com a areia? Para estes 3 mts de areia, se for o caso de colocar fertilizante qual a quantidade? Se for o caso de usar fertilizante qual será? Muito obrigado e um grande abraço!

    • Boa tarde Amauri,

      A cobertura do gramado em esta época de frio não deve ser maior do que de um centímetro de espessura. Pode levar uma mistura de 20% de um bom substrato para gramados e o fertilizante deve ser aplicado no inicio da primavera. Recomendo o Dimygras, usando 30 gramas por metro quadrado.

      Abraços

  29. Meu preclaro Professor.
    Parabéns pelo excele3nte taralho. Continue assim, dando-nos verdadeira aula.

    • Obrigado caro Theophilo!

  30. Lima Netto

    Tenho um gramado feito com placas de grama. O que devo fazer para recuperar a grama? Devo colocar terra vegetal sobre o gramado e qual a adubação correta que os amigos sugerem?

    • Theophilo,

      Não use nenhum tipo de terra, apenas aplique 80% de areia média e 20% de um bom substrato para gramados, formando uma camada de 2 centímetros, enriquecido com 30 gramas por metro quadrado do fertilizante Dimygrass.

      Abraços