Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Colocação de terra sobre o gramado

A colocação de Terra sobre o gramado é uma prática feita de norte a sul do Brasil; sendo que em cada região usa-se diferentes nomes para a terra, como Terra vegetal, Terra Preta, Terra , Terra Boa, Terra adubada, etc.. A alegação dos executores do serviço é de que, melhora o gramado, aduba o gramado, protege a grama do frio, etc.

Areia é uma opção correta para cobrir o gramado

O serviço de colocação de Terra sobre o gramado é uma prática condenável, não ajudando em nada a melhoria da grama e ainda prejudicando o crescimento e desenvolvimento da grama.

As características das terras utilizadas são normalmente com coloração marrom escura a preta, bastante argilosa, e sem problemas de ervas daninhas (retirada normalmente do sub-solo).

Ao cobrir um gramado com terra vegetal induz a grama a tentar vencer esta cobertura para conseguir sobreviver e voltar a fazer fotossíntese.

A utilização de terra, para coberturas da grama, não é uma prática recomendada

A terra vegetal não nivela o gramado como alguns profissionais dizem; a terra por ser argilosa, molda novamente na depressão fazendo com que com o pisoteio ou com o impacto da gota de água da chuva ou da irrigação a depressão volte a aparecer.

A terra vegetal não nutre a raíz da grama que está normalmente a 20Cm de profundidade; isto porque em solos argilosos não há liberação de nutrientes para a as camadas mais profundas (20Cm); onde estão as raízes.

A terra escura não é indicativo de que existem nutrientes e normalmente quando fazemos uma análise da terra ela é acida com alto teor de alumínio e baixa quantidade de nutrientes como fósforo e potássio.

Alem de não ajudar a grama o serviço gasta mão de obra considerável para ser feito, faz-se uma “sujeira” na área, sem benefício nenhum para o proprietário.

Portanto quando a grama necessitar de nivelamento podemos colocar areia; desde que estas irregularidades não ultrapassem 1Cm.

Temos que evitar a colocação de terra sobre o gramado a fim de evitar que este serviço continue a ser feito, piorando assim a situação da grama em médio prazo.

O objetivo deste artigo é alertar sobre algumas práticas errôneas que são feitas por pessoas e profissionais que trabalham na manutenção do gramado. Nos outros artigos iremos discutir e orientar cada uma destas práticas.

Texto de: Haroldo Sampaio. Eng. Agrônomo/Professor.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

397 Comments

  1. Ola eu plantei a grama ela ta ruim pra crescer o q devo fazer obrigada

    • Dilson,

      Estimule o desenvolvimento dela com coberturas feitas com 20% de Foth Condicionador Gramados e 80% de areia média lavada. A cada 4 meses aplique 100 gramas por metro quadrado de Forth Jardim, após o corte e regue em seguida.

      Abraços

  2. Boa Tarde Meu Nobre!

    Meu terreno ja tem a grama esmeralda plantada, mas apresenta grande desnivelamento e buracos! consigo nivelar apenas jogando terra por cima nas composições que li aqui em seu blog?

    • Bom dia Diego,

      Nunca aplicar terra em cima da grama, isto está bem esclarecido no texto acima.

      Faça coberturas com 1 centímetro de areia a cada 20 dias e adube com 100 gramas de Forth Jardim por metro quadrado a cada 4 meses, sempre na época de calor.

      Abraços

  3. BOA TARDE! SOU IZAIAS, SOU COLABORADOR DE MANUTENÇÃO DO ESTADIO DA MINHA CIDADE LICINIO DE ALMEIDA BA. E VENDO SUAS DICAS VENHO BUSCAR UMA ORIENTAÇÃO COMO FAZER A MANUTENÇÃO DO GRAMADO POIS O MESMO É MOLHADO 2 VEZES AO DIA CONTUDO A GRAMA FICA UMAS FALHAS CINZA E PERCEBO QUE O SOLO ESTA COMPACTO E SECO COMO FAÇO NESSA SITUAÇÃO E O GRAMADO FICA MUITO RALO.

    • Bom dia Izaias,

      Observe se há presença de lagartas, elas deixam essas falhas cinzentas. Neste caso pulverize com Dimypel ou Agree, inseticidas biológicos a base de Bacillus thuringiensis.

      Para descompactar o solo use um eixo aerador de pinos ocos, isto melhora o perfil do solo, promovendo a descompactação. Em seguida faça uma cobertura de 1 centímetro, composta por 80% de areia lavada e 20 % de um bom substrato para gramados.

      Abraços

  4. Qual a terra para tapa os buracos no campo de futebol de grama natural ( rio de janeiro bairro Estácio)

    • Dalton,

      Não use nenhum tipo de terra, mas apenas areia. Com coberturas de um centímetro você consegue nivelar esse campo.

      Abraços

  5. Boa tarde Raul, parabéns pelo blog e iniciativa. Tenho um campo de futebol com dimensões menores, onde cabem 8 na linha. As laterais do campo são todas elas bem gramadas, entretanto, o meio do campo, é bem falhado, com partes bem carecas, ao final do ano passado colocamos areia nessa parte, para tentar induzir o crescimento da grama, porém não funcionou muito bem, não cresceu tanto, apenas em algumas parte, e reparamos que o centro do gramado o solo é bem argiloso, duro, e não é nivelado, o que o senhor nos recomendaria, para tentar nivelar e fazer com que cresça grama.

    • Boa tarde Rafhael,

      Em primeiro lugar recomendo um corte mais alto, deixando 2/3 da folha, para que a grama consiga fazer sua fotossíntese. Em seguida fazer coberturas quinzenais com um centímetro, usando 80% de areia média e 20% de Forth Condicionador Gramados.

      Não use outros fertilizantes por enquanto.

      Abraços

      • Obrigado Raul, farei isso. E desculpa pela pergunta em duplicidade no outro tópico, não sabia onde perguntar. Muito obrigado pela ajuda. Abraços

        • Você merece Rafhael!

          Abraços

  6. Boa noite, parabéns pelo blog, realmente muito bom!
    Esotu com um problema que meu gramado está meio falhado e em uma parte dele tem um declive que as vezes que vou regar, o impacto da agua acabou com o tempo ajudando a danificar.
    Gostaria de uma ajuda de como posso estar resolvendo esse problema.

    • Bom dia Rodrigo,

      Obrigado pelo elogio!

      Essa grama foi cortada muito baixa. Foi com roçadeira? É importante que 2/3 das folhas permaneçam depois da poda, use uma máquina para esse corte e faça uma cobertura de um centímetro com 80% de areia e 20% de um bom substrato para gramados, a cada 15 dias, isto ajudará a restabelecer o viço.

      Abraços

  7. Oi Raul, voltei após 1 mês de viagem e encontrei meu gramado com claros sinais de ataque de Rhizoctonia. Duas manchas perfeitamente circulares de cerca de 1 metro de diâmetro. Deixei um sistema de rega automática ligado, e parece que isso contribuiu porque as temperaturas estão baixas e acho que encharcou demais. Baseado em uma recomendação sua que vi anteriormente vou podar mais alto, limpar o colchão de folhas mortas e ajustar a rega. Minha dúvida é sobre o tratamento. O que e como devo aplicar? Tenho cupro dimy em casa, adianta? Desde já te agradeço.

    • Oi Danyel,

      Para preveni-la, é preciso manter o nível de nitrogênio moderado, do outono à primavera, evitar irrigação no fim da tarde nos períodos de outono/inverno e elevar a altura da poda dos gramados.

      Para o tratamento recomendo a Trichoderma Viride, com a diluição de 200 ml em 20 litros de água e pulverizar todo o gramado, não apenas os locais onde ela se manifesta,de forma que fique bem molhado, refaça a aplicação depois de 15 dias.

      Abraços

      • É. Além de tudo fiz uma adubação com Dimy grass no inicio do outono que acho que acabou influenciando também. Por último queria de perguntar se você indicaria algum lugar onde possa comprar o trichoderma, e se há algum nome comercial, porque na internet não estou encontrando. Mais uma vez obrigado.

        • Oi Danyel,

          Pode comprar o Ecotrich da Ballagro em casas de produtos agrícolas.

          Abraços

  8. a grama está com manchas seca o que devo fazer? Como devo cuidar da grama já que não se deve colocar terra após o corte?

    • Lori,

      Como são essas manchas, elas tem um formato mais ou menos arredondado?

      Pode fazer coberturas com um a dois centímetros de espessura, usando 80% de areia lavada e 20% de Forth Condicionador Gramados. Estas cobertas incentivam o desenvolvimento do gramado e também servem para deixa-lo mais nivelado.

      Abraços

  9. Bom dia ! Estou como diretor de um clube e nesse período costumamos cobrir a grama do campo com areia terra preta e adubo,porém estou achando que há uma maneira melhor.
    Pesquisei o forth jardim e achei que seria à solução,em conjunto com areia onde houver buracos.. o que vc acha?

    • Boa tarde Albert,

      Prefira fazer uma cobertura com uma camada de 1 centímetro de areia lavada de rio e use o fertilizante Maxgreen S3, ele é rico em potássio, elemento necessário nesta época no gramado. Esta cobertura pode ser repetida depois de 3 semanas, dependendo da temperatura na sua região.

      O Forth Jardim pode ser aplicado em finais de setembro, quando as temperaturas são mais altas e depois do corte da grama, regando em seguida.

      Abraços

  10. Boa noite Sr Raul, tenho um jardim e no mês de julho do ano passado, fiz a aplicação de calcário na proporção de 150 gramas metro quadrado.(sem análise de solo) Gostaria de saber se posso realizar uma nova aplicação de calcário,pois já se passou 1 ano e novamente não tenho uma análise de solo.

    Antecipo agradecimentos.

    Luciano Gomes.

    • Bom dia Luciano,

      Lhe aconselho medir o pH antes de aplicar o calcário. Compre um peagâmetro de solo, existem modelos bem simples e baratos conforme a foto.

      Abraços

  11. Boa tarde Sr. Raul, vou colocar 3 mts de areia média lava em 1 campo de futebol com grama natural para nivelar, posso colocar somente a areia? Será necessário colocar algum tipo de fertilizante junto com a areia? Para estes 3 mts de areia, se for o caso de colocar fertilizante qual a quantidade? Se for o caso de usar fertilizante qual será? Muito obrigado e um grande abraço!

    • Boa tarde Amauri,

      A cobertura do gramado em esta época de frio não deve ser maior do que de um centímetro de espessura. Pode levar uma mistura de 20% de um bom substrato para gramados e o fertilizante deve ser aplicado no inicio da primavera. Recomendo o Dimygras, usando 30 gramas por metro quadrado.

      Abraços

  12. Meu preclaro Professor.
    Parabéns pelo excele3nte taralho. Continue assim, dando-nos verdadeira aula.

    • Obrigado caro Theophilo!

  13. Lima Netto

    Tenho um gramado feito com placas de grama. O que devo fazer para recuperar a grama? Devo colocar terra vegetal sobre o gramado e qual a adubação correta que os amigos sugerem?

    • Theophilo,

      Não use nenhum tipo de terra, apenas aplique 80% de areia média e 20% de um bom substrato para gramados, formando uma camada de 2 centímetros, enriquecido com 30 gramas por metro quadrado do fertilizante Dimygrass.

      Abraços