Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Colocação de terra sobre o gramado

A colocação de Terra sobre o gramado é uma prática feita de norte a sul do Brasil; sendo que em cada região usa-se diferentes nomes para a terra, como Terra vegetal, Terra Preta, Terra , Terra Boa, Terra adubada, etc.. A alegação dos executores do serviço é de que, melhora o gramado, aduba o gramado, protege a grama do frio, etc.

Areia é uma opção correta para cobrir o gramado

O serviço de colocação de Terra sobre o gramado é uma prática condenável, não ajudando em nada a melhoria da grama e ainda prejudicando o crescimento e desenvolvimento da grama.

As características das terras utilizadas são normalmente com coloração marrom escura a preta, bastante argilosa, e sem problemas de ervas daninhas (retirada normalmente do sub-solo).

Ao cobrir um gramado com terra vegetal induz a grama a tentar vencer esta cobertura para conseguir sobreviver e voltar a fazer fotossíntese.

A utilização de terra, para coberturas da grama, não é uma prática recomendada

A terra vegetal não nivela o gramado como alguns profissionais dizem; a terra por ser argilosa, molda novamente na depressão fazendo com que com o pisoteio ou com o impacto da gota de água da chuva ou da irrigação a depressão volte a aparecer.

A terra vegetal não nutre a raíz da grama que está normalmente a 20Cm de profundidade; isto porque em solos argilosos não há liberação de nutrientes para a as camadas mais profundas (20Cm); onde estão as raízes.

A terra escura não é indicativo de que existem nutrientes e normalmente quando fazemos uma análise da terra ela é acida com alto teor de alumínio e baixa quantidade de nutrientes como fósforo e potássio.

Alem de não ajudar a grama o serviço gasta mão de obra considerável para ser feito, faz-se uma “sujeira” na área, sem benefício nenhum para o proprietário.

Portanto quando a grama necessitar de nivelamento podemos colocar areia; desde que estas irregularidades não ultrapassem 1Cm.

Temos que evitar a colocação de terra sobre o gramado a fim de evitar que este serviço continue a ser feito, piorando assim a situação da grama em médio prazo.

O objetivo deste artigo é alertar sobre algumas práticas errôneas que são feitas por pessoas e profissionais que trabalham na manutenção do gramado. Nos outros artigos iremos discutir e orientar cada uma destas práticas.

Texto de: Haroldo Sampaio. Eng. Agrônomo/Professor.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

375 Comments

  1. Boa noite Sr Raul, tenho um jardim e no mês de julho do ano passado, fiz a aplicação de calcário na proporção de 150 gramas metro quadrado.(sem análise de solo) Gostaria de saber se posso realizar uma nova aplicação de calcário,pois já se passou 1 ano e novamente não tenho uma análise de solo.

    Antecipo agradecimentos.

    Luciano Gomes.

    • Bom dia Luciano,

      Lhe aconselho medir o pH antes de aplicar o calcário. Compre um peagâmetro de solo, existem modelos bem simples e baratos conforme a foto.

      Abraços

  2. Boa tarde Sr. Raul, vou colocar 3 mts de areia média lava em 1 campo de futebol com grama natural para nivelar, posso colocar somente a areia? Será necessário colocar algum tipo de fertilizante junto com a areia? Para estes 3 mts de areia, se for o caso de colocar fertilizante qual a quantidade? Se for o caso de usar fertilizante qual será? Muito obrigado e um grande abraço!

    • Boa tarde Amauri,

      A cobertura do gramado em esta época de frio não deve ser maior do que de um centímetro de espessura. Pode levar uma mistura de 20% de um bom substrato para gramados e o fertilizante deve ser aplicado no inicio da primavera. Recomendo o Dimygras, usando 30 gramas por metro quadrado.

      Abraços

  3. Meu preclaro Professor.
    Parabéns pelo excele3nte taralho. Continue assim, dando-nos verdadeira aula.

    • Obrigado caro Theophilo!

  4. Lima Netto

    Tenho um gramado feito com placas de grama. O que devo fazer para recuperar a grama? Devo colocar terra vegetal sobre o gramado e qual a adubação correta que os amigos sugerem?

    • Theophilo,

      Não use nenhum tipo de terra, apenas aplique 80% de areia média e 20% de um bom substrato para gramados, formando uma camada de 2 centímetros, enriquecido com 30 gramas por metro quadrado do fertilizante Dimygrass.

      Abraços