Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Colocação de terra sobre o gramado

A colocação de Terra sobre o gramado é uma prática feita de norte a sul do Brasil; sendo que em cada região usa-se diferentes nomes para a terra, como Terra vegetal, Terra Preta, Terra , Terra Boa, Terra adubada, etc.. A alegação dos executores do serviço é de que, melhora o gramado, aduba o gramado, protege a grama do frio, etc.

Areia é uma opção correta para cobrir o gramado

O serviço de colocação de Terra sobre o gramado é uma prática condenável, não ajudando em nada a melhoria da grama e ainda prejudicando o crescimento e desenvolvimento da grama.

As características das terras utilizadas são normalmente com coloração marrom escura a preta, bastante argilosa, e sem problemas de ervas daninhas (retirada normalmente do sub-solo).

Ao cobrir um gramado com terra vegetal induz a grama a tentar vencer esta cobertura para conseguir sobreviver e voltar a fazer fotossíntese.

A utilização de terra, para coberturas da grama, não é uma prática recomendada

A terra vegetal não nivela o gramado como alguns profissionais dizem; a terra por ser argilosa, molda novamente na depressão fazendo com que com o pisoteio ou com o impacto da gota de água da chuva ou da irrigação a depressão volte a aparecer.

A terra vegetal não nutre a raíz da grama que está normalmente a 20Cm de profundidade; isto porque em solos argilosos não há liberação de nutrientes para a as camadas mais profundas (20Cm); onde estão as raízes.

A terra escura não é indicativo de que existem nutrientes e normalmente quando fazemos uma análise da terra ela é acida com alto teor de alumínio e baixa quantidade de nutrientes como fósforo e potássio.

Alem de não ajudar a grama o serviço gasta mão de obra considerável para ser feito, faz-se uma “sujeira” na área, sem benefício nenhum para o proprietário.

Portanto quando a grama necessitar de nivelamento podemos colocar areia; desde que estas irregularidades não ultrapassem 1Cm.

Temos que evitar a colocação de terra sobre o gramado a fim de evitar que este serviço continue a ser feito, piorando assim a situação da grama em médio prazo.

O objetivo deste artigo é alertar sobre algumas práticas errôneas que são feitas por pessoas e profissionais que trabalham na manutenção do gramado. Nos outros artigos iremos discutir e orientar cada uma destas práticas.

Texto de: Haroldo Sampaio. Eng. Agrônomo/Professor.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

457 Comments

  1. Bom dia,

    Plantei grama esmeralda em placa em talude e em terreno plano. O que o Sr. Indica para ajudar a enraizar e nivelar ?

    • Boa tarde Alexandre,

      Para enraizar melhor deveria ter corrigido o pH e adubado com 50 g por m² de superfosfato simples, antes do plantio.

      Para um bom nivelamento recomendo usar uma camada composta por 70% de areia média lavada e 30% de Forth Condicionador Gramados. Esta cobertura deve ser de 1 centímetro e repetida assim que as folhas aflorarem.

      Abraços

  2. Oi Raul boa noite!
    Pode me esclarecer qual doença minha grama tem?
    Noque vc sugere fazer para tratar agora no inverno?
    Muito obrigada pela atenção!

    • Segue foto

    • foto

    • Bom dia Paula,

      Sua grama foi infestada por rhizoctoniose. Manifesta-se nas seguintes condições: temperatura noturna de 10º a 16 ºC; em folhas molhadas por vários dias, por mais de 10 horas; em solos mal drenados; com poda de altura baixa, no gramado; com excesso de matéria orgânica ou de nitrogênio; em áreas sujeitas a sombreamento ou pouco arejadas. O período em que aparece normalmente é do outono ao início da primavera. Seus sintomas são essas manchas circulares de amarelo a avermelhado, que variam de 2,5 cm a vários metros de diâmetro nas área gramada. Para preveni-la, é preciso manter o nível de nitrogênio moderado, do outono à primavera, evitar irrigação no fim da tarde nos períodos de outono/inverno e elevar a altura da poda dos gramados.

      Além destas medidas use o Biotrich, ele é eficiente neste caso e siga as instruções do fabricante.

      Abraços

  3. Boa tarde!
    Se colocar terra no gramado não é o correto a fazer, o que recomenda que seja feito e qual a melhor data?
    Meu gramado está triste com esse tempo sem chuvas e o inverno chegando.

    • Bom dia Graziela,

      Você pode fazer coberturas de 1 centímetro de espessura com 80% de areia média lavada e 20% de Forth Condicionador Gramados, esta cobertura deve ser repetida assim que houver brotação. Ainda para suportar o período de estiagem aplique 30 gramas
      por m² de sulfato de potássio.

      Abraços

  4. Posso colocar areia de Rio sobre meu campo de futebol,. Pois o mesmo está muito irregular, e cheio de buracos, a. Grama tá crescendo apenas de. Um lado.

    • Marcyo,

      Pode sim, faça coberturas com uma camada de 1 centímetro, misturadas com 20% de Forth Condicionador Gramados e repita isto assim que emergirem as brotações da grama.

      Não sei em que lugar do país você mora, mas agora as temperaturas são baixas e o crescimento se reduz bastante, portanto a frequência desses cobrimentos deverão ser mais espaçados.

      Abraços

  5. Fiz o plantio da grama Sao Carlos, no dia 16/05/20, e como me recomendaram coloquei terra após o plantio. Percebi que em algumas partes a terra compacto e cobriu a grama. Como devo proceder?

    • Clelton,

      A recomendação que lhe fizeram não é adequada para cobrir a grama que foi plantada. Isto deve ser feito com areia nos rejuntamentos das placas.

      O que resta a fazer é uma irrigação para que esta terra, que foi colocada por cima, se dilua, integrando-se ao solo natural.

      Abraços

      • Obrigado pela dica Raul. Por sorte começou a chover hoje. Talvez isto ajude. Tem alguma dica para eu mantê -la verdinha agora no inverno?

        • Olá Clelton,

          Com a estiagem, o corte deve ser alto, 3 a 4 cm; com uma camada foliar maior, a umidade é melhor conservada. Uma
          aplicação de 30 g de cloreto de potássio por m² vai ajudar a grama
          a suportar as temperaturas baixas e a seca, além de proporcionar-lhe maior resistência contra as doenças. Fertilizantes como o
          Maxgreen S3 são também indicados. De 15 em 15 dias, passe um rastelo, superficialmente, para retirar folhas e raízes mortas.

          Abraços

  6. Colocamos a grama e despencou um barranco e prejudicou a grama, será que ela vai se recuperar? O que faço

    • Erika,

      O ideal é refazer a nivelação desse barranco consolidando bem o terreno e, em seguida, plantar novamente a grama, afirmando cada placa, se necessário (isto depende da inclinação do talude) devem ser pregadas com estacas de bambu com 10 centímetros de comprimento.

      Abraços