Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Colocação de terra sobre o gramado

A colocação de Terra sobre o gramado é uma prática feita de norte a sul do Brasil; sendo que em cada região usa-se diferentes nomes para a terra, como Terra vegetal, Terra Preta, Terra , Terra Boa, Terra adubada, etc.. A alegação dos executores do serviço é de que, melhora o gramado, aduba o gramado, protege a grama do frio, etc.

Areia é uma opção correta para cobrir o gramado

O serviço de colocação de Terra sobre o gramado é uma prática condenável, não ajudando em nada a melhoria da grama e ainda prejudicando o crescimento e desenvolvimento da grama.

As características das terras utilizadas são normalmente com coloração marrom escura a preta, bastante argilosa, e sem problemas de ervas daninhas (retirada normalmente do sub-solo).

Ao cobrir um gramado com terra vegetal induz a grama a tentar vencer esta cobertura para conseguir sobreviver e voltar a fazer fotossíntese.

A utilização de terra, para coberturas da grama, não é uma prática recomendada

A terra vegetal não nivela o gramado como alguns profissionais dizem; a terra por ser argilosa, molda novamente na depressão fazendo com que com o pisoteio ou com o impacto da gota de água da chuva ou da irrigação a depressão volte a aparecer.

A terra vegetal não nutre a raíz da grama que está normalmente a 20Cm de profundidade; isto porque em solos argilosos não há liberação de nutrientes para a as camadas mais profundas (20Cm); onde estão as raízes.

A terra escura não é indicativo de que existem nutrientes e normalmente quando fazemos uma análise da terra ela é acida com alto teor de alumínio e baixa quantidade de nutrientes como fósforo e potássio.

Alem de não ajudar a grama o serviço gasta mão de obra considerável para ser feito, faz-se uma “sujeira” na área, sem benefício nenhum para o proprietário.

Portanto quando a grama necessitar de nivelamento podemos colocar areia; desde que estas irregularidades não ultrapassem 1Cm.

Temos que evitar a colocação de terra sobre o gramado a fim de evitar que este serviço continue a ser feito, piorando assim a situação da grama em médio prazo.

O objetivo deste artigo é alertar sobre algumas práticas errôneas que são feitas por pessoas e profissionais que trabalham na manutenção do gramado. Nos outros artigos iremos discutir e orientar cada uma destas práticas.

Texto de: Haroldo Sampaio. Eng. Agrônomo/Professor.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

450 Comments

  1. Boa tarde!
    Se colocar terra no gramado não é o correto a fazer, o que recomenda que seja feito e qual a melhor data?
    Meu gramado está triste com esse tempo sem chuvas e o inverno chegando.

  2. Posso colocar areia de Rio sobre meu campo de futebol,. Pois o mesmo está muito irregular, e cheio de buracos, a. Grama tá crescendo apenas de. Um lado.

    • Marcyo,

      Pode sim, faça coberturas com uma camada de 1 centímetro, misturadas com 20% de Forth Condicionador Gramados e repita isto assim que emergirem as brotações da grama.

      Não sei em que lugar do país você mora, mas agora as temperaturas são baixas e o crescimento se reduz bastante, portanto a frequência desses cobrimentos deverão ser mais espaçados.

      Abraços

  3. Fiz o plantio da grama Sao Carlos, no dia 16/05/20, e como me recomendaram coloquei terra após o plantio. Percebi que em algumas partes a terra compacto e cobriu a grama. Como devo proceder?

    • Clelton,

      A recomendação que lhe fizeram não é adequada para cobrir a grama que foi plantada. Isto deve ser feito com areia nos rejuntamentos das placas.

      O que resta a fazer é uma irrigação para que esta terra, que foi colocada por cima, se dilua, integrando-se ao solo natural.

      Abraços

      • Obrigado pela dica Raul. Por sorte começou a chover hoje. Talvez isto ajude. Tem alguma dica para eu mantê -la verdinha agora no inverno?

        • Olá Clelton,

          Com a estiagem, o corte deve ser alto, 3 a 4 cm; com uma camada foliar maior, a umidade é melhor conservada. Uma
          aplicação de 30 g de cloreto de potássio por m² vai ajudar a grama
          a suportar as temperaturas baixas e a seca, além de proporcionar-lhe maior resistência contra as doenças. Fertilizantes como o
          Maxgreen S3 são também indicados. De 15 em 15 dias, passe um rastelo, superficialmente, para retirar folhas e raízes mortas.

          Abraços

  4. Colocamos a grama e despencou um barranco e prejudicou a grama, será que ela vai se recuperar? O que faço

    • Erika,

      O ideal é refazer a nivelação desse barranco consolidando bem o terreno e, em seguida, plantar novamente a grama, afirmando cada placa, se necessário (isto depende da inclinação do talude) devem ser pregadas com estacas de bambu com 10 centímetros de comprimento.

      Abraços