Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Coloridas Primaveras

É uma planta especial para cobrir caramanchões, muros e portões de acesso.

Estamos na primavera e o colorido das flores estimula o plantio e cuidados com as áreas verdes.

São muitas as plantas que ficam extremamente atrativas nesta época e uma delas tem como nome popular exatamente o nome da estação Prima vera. É um arbusto, popular- mente confundido como trepadeira, devido a sua grande capacidade de inflorescência e galhos muito longos, que podem ser conduzidos quando apoiados em estruturas.

Brasileiríssima, floresce o ano todo. Suas flores são guarnecidas por vistosas brácteas de várias cores que aumentam o valor ornamental da espécie. Floresce em abundância quando exposta a mudanças bruscas de temperatura.

Existem duas variações desta planta: a Spectabilis, que tem cores mais intensas e a Glabra, com tons mais suaves e mais resistentes ao frio. O nome popular “Primavera” foi escolhido devido apresentar uma inflorescência exube- rante na estação da primavera na Europa. Na América do Sul a planta floresce também no início do outono.

A bougainvillea spectabilis (nome científico da primavera) é uma das plantas mais cultivadas nos jardins tropicais do mundo inteiro, nos projetos de paisagismo onde há necessidade de introduzir uma grande quantidade de flores, ela é uma boa opção, pois a planta apresenta inúmeras cores em vários tons, como: branca, rosa, pink, roxa e laranja.

Para um cultivo saudável, devemos regar a planta a cada 10 dias , cultivá-la sob sol pleno e fazer a poda de contenção da planta se houver necessidade, entre os meses de junho até agosto. Apesar de rústica, a primavera pode ser atacada por lagartas (que devem ser eliminadas pela catação manual) e doenças fúngicas. Se o problema for muito grave, indica-se borrifar a planta com um bom fungicida, tomando sempre o cuidado de não encharcar o seu solo, para evitar o acúmulo de umidade.

Em paisagismo é uma planta especial para cobrir caramanchões, muros e portões de acesso.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

4 Comments

  1. Olá, seu blog é apaixonante.
    Poderia informar qual a melhor adubacão para bougavillia?
    Tenho algumas plantas em vaso, uma está com os galhos “secos”, a coloração parece sEca, cortei um pedacinho e está viva. Aparecia é seca, mas está com folhas pequeninas e espaçadas.
    Grata Raquel

    • Olá Raquel,

      Obrigado pelo elogio!

      A melhor adubação para suas bougainvillias é:

      200 gramas de torta de algodão, a cada seis meses;
      100 gramas de farinha de ossos, a cada seis meses;
      10 gramas diluídos em 2 litros de água do fertilizante Forth Flores, a cada 10 dias.

      Com esta adubação irão robustecer.

      Abraços

  2. Boa tarde, Dr Raul(!!)

    Há 04 anos plantei uma roseira trepadeira e já fiz diversas mudas, este ano criei coragem e decidi podá-las e infelizmente não nascem flores de jeito nenhum, estou picando cascas de bananas orgânicas e colocando no tronco, não estou vendo nem sinal de flores, em compensação estão super viçosas,crescendo rápido, folhas bem verdinhas…o meu sonho é que elas floresçam!!
    Por favor me ajuda.

    • Olá Aucidete,

      Adube sua rosa trepadeira com farinha de ossos a cada 6 meses e com um fertilizante com a fórmula do NPK 4-14-8 a cada 60 dias.

      Elas serão estimuladas e irão florescer!

      Abraços