Como usar um bambu não invasivo no paisagismo
Ouvimos sempre que os bambus são invasivos e por isso seu aproveitamento no jardim é complexo, por não dizer quase impossível e as vezes descartado como uma erva daninha qualquer. Eu sempre gostei dessas espécies. Lembro da primeira vez que os utilizei e com temor de que invadisse todo o jardim que estava projetando, fiz uma barreira de concreto subterrânea, ao longo do canteiro onde tinha planejado colocá-los, para que não alastrassem, formando corredores embaixo da superfície com seus rizomas. Isto foi há muitos anos e aconteceu por não saber sobre as diferenças destas espécies que pertencem a família das Poaceae, onde aproximadamente 1300 espécies delas habitam no mundo, distribuídas em 90 gêneros e nativas em quatro continentes, menos na Europa. Eles ocupam zonas tropicais e temperadas, crescendo em diferentes alturas sob o nível do mar, alguns desenvolvem até acima de 4.000 metros.
Os bambus oferecem a vantagem de reter dióxido de carbono, gerando oxigênio e controlando a erosão, especialmente em taludes, onde pode ser cultivado junto a outras espécies arbóreas e arbustivas que possuam diferentes profundidades nos seus sistemas radiculares, também oferecem boa opção funcionando como quebra-ventos, já que seus colmos são flexíveis, curvando-se perante as fortes correntes do ar. Alguns são altíssimos, como Dendrocalamus giganteus, que cresce nas encostas dos morros, em Mianmar, Butão, China e Tailândia e pode alcançar até 30 metros de altura, possuindo colmos enormes, com uma camada branca e cerosa quando novos. Outros são baixinhos, como o Pogonatherum pan iceum, que não passa dos 50 centímetros. Enfim, há bambus para todas as necessidades e gostos, sendo que não precisam de defensivos ou fertilizantes para crescer, requerendo muito pouca água, além do mais, por causa de sua silhueta densa são uma ótima alternativa para quem precisa de privacidade.
Mas vamos falar daqueles bambus que não são invasivos, isto se deve a que possuem raízes paquimorfas, isto é rizomas curtos que não se espalham, crescendo bem próximos um do outro, de modo confinado, prosperando apenas nos campos em que crescem. Eles são uma ótima alternativa nos pequenos jardins por não serem alastradiços.
Quais são as vantagens destes bambus?
- Tem um sistema radicular não invasivo;
- São de crescimento rápido;
- Oferecem proteção contra o vento, formam barreiras acústicas e brindam privacidade;
- São resistente à estiagem;
- Se desenvolvem em vários padrões e tonalidades, atraentes e interessantes;
- Ocasionam uma alternativa para a erosão do solo;
- No verão diminuem a temperatura ambiente;
- Purificam o ar de forma intensa em comparação com outras plantas.
A seguir alguns que podem ser adquiridos em viveiros que cultivam plantas ornamentais:
- Bambusa multiplex “Elegans” bambu-folha-de-samambaia;
- Bambusa textilis gracilis – bambusa-gracilis;
- Bambusa vulgaris vittata – bambu-brasil;
- Bambusa ventricosa – buddha’s belly;
- Fargesia jiuzhaigou “Red panda” – bambu-panda-vermelho.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Olá boa tarde, gostaria de plantar bambu rente ao muro com dois objetivos, ter mais privacidade devido às casas vizinhas ficarem mais acima e também isolar um pouco o barulho que vem de uma dessas casas, som alto, festas, etc…
Poderiam ser espécies que chegassem a uns 10 metros e que cresçam rápido.
Qual seria a melhor opção? E onde eu poderia comprar? Moro em Curitiba
Se puder me ajudar,agradeço!!
Olá Monica,
Uma das boas opções é o bambu verde gigante (Bambusa Vulgaris), ele possui rizomas curtos e por isso não alastra ficando como moita localizada. Alcança entre 9 e 12 metros de altura, sendo que já no primeiro ano atinge 4 ou 5 metros facilmente. É barreira natural contra ruídos isolando vistas indesejáveis.
Pode comprar mudas em vendasebiobambu@gmail.com ou +5521996617071 com Manuela Llerena.
Abraços
Quero primeiramente agradecer o sr. por seu incrível blog e por toda as respostas que tem fornecido. Tenha certeza que temos muita gratidão por toda sua paciência e dedicação. Obrigada!! Gostaria de aproveitar para perguntar se o bambu metake ou Bambusa multiplex poderia ser plantado em jardineira sob o murro. ( ,050 L x 30,00 C x 0,40 p), se sim, acha que alcançariam pelo menos 3 metros nessas condições?
O bambu entouceirante dendrocalamus giganteus pode ser plantado próximo ao muro contenção do terreno?
Bom dia Rosi,
Sou eu quem fica grato pelos elogios!!!
Sim, para plantar o bambu, tanto o bambu metake como a Bambusa multiplex nessa jardineira, siga estas etapas:
Forre o fundo da jardineira com uma camada de argila expandida ou cascalho para melhorar o drenagem.
Encha a jardineira com um bom substrato, recomendo o Forth Condicionador Floreiras.
Plante o bambu e regue-o abundantemente após o plantio.
Escolha um local que receba sol pleno.
Mantenha o solo úmido, mas não encharcado.
Adube o bambu com um fertilizante de liberação lenta na primavera e no verão.
Com esses cuidados, os bambu podem prosperar na jardineira.
O Dendrocalamus giganteus pode crescer até 30 metros de altura, com um conjunto de raízes finas e longas, não o aconselho para ser cultivado próximo de um muro.
Abraços
Olá, ganhei várias toras de bambu, queria fazer pisantes com eles, no estado original. Como se fosse uma calçada, um caminho, uma jangada na terra basicamente. Aguentaria pessoas andando em cima?
Olá Daniele,
Sim, o bambu é duro e resistente, podendo suportar a passagem de pessoas.
Pode usa-lo!
Abraços
Raul, você é minha esperança! Quero plantar bambu em um canteiro de 37m por 50cm. Objetivo de privacidade. Porém ele não pode se alastrar. Além disso, nesse canteiro passa cano de água e fiação a 50cm de profundidade. Qual espécie recomenda que não vá destruir os canos e prejudicar os fios?
Desde já agradeço. Deus te abençoe!
Olá Ana,
A Bambusa textilis gracilis – bambusa-gracilis, é muito indicada para essa situação, não é invasiva e suas raízes são curtas e sua altura é de 2,50 a 3,50 metros.
Abraços
Boa tarde sr Raul. Estou como está sra mas precisava de eu que não cresça muito mais que 2 a 3 metros ou que possa ser podado. Aguardo a sua recomendação.
Boa tarde Katty,
A Bambusa textilis gracilis alcança no máximo 3 metros de altura e não precisa ser podada, também o Phyllostachys nigra “Muchisasa” atinge esse porte.
Abraços
Boa tarde
Preciso de um corta vento, virado a Norte. Estou a pensar plantar bambu, que atinja entre 3 a 5 metros de altura, para uma extensão de cerca de 7 metros. Pretendo colocar uma espécie não invasiva., pelo que estou a pensar na variante “Campbell” Mesmo não sendo invasiva, e à cautela, já coloquei tela pitonada até 40 cm de fundura. Gostaria de saber se esta profundidade é suficiente para evitar a propagação e se confirma que a “Campbell” é indicada para o efeito. Obrigado pela sua colaboração
Boa tarde Paulo,
A Fargesia robusta “Campbell” não possui raízes invasivas e pode usa-lo com tranquilidade. Pode alcançar uma altura de 4,50 metros.
Abraços
Muito obrigado, Raul. Continuação do excelente trabalho que vem fazendo em prol da comunidade. Abraço
Você merece, Paulo!
Abraços
Boa noite!
Que matéria excelente! Para não errar, qual das espécies de bambu citadas seria ideal pra uma cerca que se estenderá por uns 10 m de comprimento, desde que não se alastre. O objetivo maior é cobrir a vista de uma casa vizinha de 3 andares? Vale informar que margeará essa cerca uma rampa para carros de mesmo comprimento. Por essa razão não pode ser alastradiça.
Agradeço antecipadamente.
Bom dia Bárbara,
Para formar essa cerca recomendo a Bambusa vulgaris vittata – bambu-brasil, ele alcança mais ou menos 10 metros de altura, com boa densidade e não é invasivo.
Abraços
Queria informações sobre bambu para ser plantado em careiro ao lado do muro com 70 metros
Nossa região e de serra com clima
Entre 18 graus e 28 graus
Queria daqueles que ficassem com o mínimo de 5 metros
Poderia me ajudar???
Precisaria de umas 100 mudas
Neydson,
O Bambusa vulgaris “Vittata” é ideal para essa situação. Veja informações sobre ele clicando em: http://www.jardimcor.com/catalogo-de-especies/bambusa-vulgaris-vittata/
Você pode comprar mudas no Sitio Flora Sol: https://www.sitioflorasol.com.br/bambus
Abraços
Obrigado por compartilhar vosso conhecimento. Seu material é acessível e esclarecedor. Será de grande ajuda. Parabéns!
Olá Luciano,
Muito agradecido pelo comentário elogioso!
Abraços
Preciso de uma espécie de bambu para vedação e privacidade, que de folhas quase desde o chão , cresça no máximo 1,5. A 2 metros de altura e de preferência se existir cana vermelha…. ( NÃO EVASIVO)
Grato pela atenção
Luís,
O mais indicado é o Fargesia jiuzhaigou “Red panda”, ele tem colmos vermelhos e uma altura final de 3 metros, entretanto pode ser podado para mantê-lo mais baixo.
Abraços
Boa noite, esqueci de mencionar que o espaço entre o muro do vizinho é minha casa tem cerca de um metro. Gostaria de plantar uma espécie de bambu não invasiva e com astes bem eretas. Qual vc aconselha? Muito obrigado.
Boa noite … td bem? Preciso de uma espécie de bambu pra plantar no canteiro todo perto do meu muro… preciso de uma espécie q não tenha raízes invasivas pois próximo desse muro tem a casa do meu vizinho e ao mesmo tempo preciso de uma espécie com as astes altas pra me dar mais privacidade. Inclusive pra qnd eu estiver no segundo andar.
Bom dia Bruno,
O bambu-brasil (Bambusa vulgaris vittata) é o ideal porque alcança mais de 10 metros de altura e não é invasivo.
Abraços
Muito obrigado Raul… encontrei pra comprar a bambusa multiplex… qual a altura q ela pode chegar?
Oi Bruno,
A Bambusa multiplex alcança, no máximo, 4,50 metros de altura.
Abraços