Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Dente de Leão

Nome científico: Taraxacum officinale, família das Asteraceae.

Nomes populares: Amargosa, Coroa de Monge, Soprão, Chicória silvestre, Leontodonte, Taraxaco e taraxacum.

Aspecto Botânico: Planta Herbácea, possui caule longo e ereto, com folhas dentadas e verde- escuras e raízes grossas. Suas sementes são dotadas de eficiente sistema de dissipação, composta de hastes alongadas com plumas brancas que são carregadas pelos ventos em todas as direções, daí sua fama de “ERVA DANINHA”, pois germinam em abundância em qualquer tipo de solo, principalmente em solo propício para gramados pouco úmido e bem iluminado.

Composição Química: Encontramos em sua composição esteroides, ácido caféico, taraxacosídeo, taraxerol, taraxina (anti-inflamatórios), colina, levulina, asparagina, inulina, pectina, vitaminas A,B,C e D, resinas e mucilagens.

Indicações: Dores Reumáticas, Diabetes Mellitus, constipação intestinal, afecções hepáticas e biliares e nos quadros de astenia, tem ação diurética, depurativa, digestiva , nefrite, litíase biliar, controle do colesterol.

Partes usadas: Folhas, raízes ou rizomas.

Citações: Duas citações feitas no início do século XIV, atestam seu uso. Em The Dogmaticus, Or Family Physician (Rochester, Nova Yaork: Marshall and Dean, 1829), Josepf Smith listou-a como laxante e desobstruente, afirmando que ela abre todo o sistema. No relatório sobre botânica, o doutor Clapp no sinforma que em 1852 o dente-de-leão era usado nas doenças crônicas do fígado, uso que provocou justificado porque descobriram que a planta contém taxacina, um estimulante hepático, inulina, lacvulina, um açucar, colina, uma das vitaminas do complexo B, fotosterol, que evita que o corpo acumule colesterol, e potassa, que é diurética.

Em pequim, no Hospital de Medicina Tradicional, mostraram no tabletes de Chin Hung e informaram que eram específicos para apendicite. A fórmula inclui o Taraxacum mongolicum, o dente-de-leão-chinês, e outros três ingredientes. Os tabletes apresentam um resultado razoável. Oitenta por cento dos pacientes é curado sem necessidade de operação. Cinco por cento chegam ao hospital tarde demais para evitar a cirurgia porque o apêndice está prestes a romper-se. Quinze por cento têm um arecaída, mas curam-se com a segunda série de Chinh Hung.No período colonial era muito apreciado como vinho caseiro.

Contra indicações: Não usar em qualquer fase da gravidez ou no período de lactação. É contra indicado em casos de pessoas com sensibilidade gastrintestinal, acidez estomacal, com obstrução no duto biliar; no caso de cálculos renais, usar a planta apenas sob a supervisão de um médico ou farmacêutico.

Toda planta medicinal tem compostos químicos que podem ser tóxicos. A indicação, periodicidade e dosagem devem ser indicadas por médico ou farmacêutico.

Referencia bibliográfica:

  • -Plantas Que Curam
  • -Plantas Medicinais do Cultivo a terapêutica

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

14 Comments

  1. Edtou precisando de dente de leão..como faco para adquirir?

  2. Boa tarde, onde compro aqui em sp?

  3. Boa tarde! Saberia informar-me onde comprar mudas ou raízes de dente-de-leão? Grata

  4. Olá amigo, como vai ?
    preciso comprar varias mudas de dente de leão na fase da de semente para a produção de um filme, por favor saberia me indicar onde posso comprar ?
    preciso disso urgentemente
    obrigada
    Thelma

    • Olá Thelma,

      Deixo aqui alguns telefones do Rio de pessoas/firmas que, seguramente poderão ajudá-la.

      Botânica Brasil
      (21) 2619-3030;
      Temperare
      (21) 2619-3824;
      Real Ceasa Frutas Legumes
      (21) 2602-5273;
      Marcus Vinícius Santore Salvador
      (21) 2609-8868.

      Sorte!

  5. Parabéns pela publicação, não tinha idéia que uma flor tão simples era tão interessante.

    • Pois é Roberto, para você ver tudo na natureza tem sua finalidade, até as “”Ervas Daninhas”, obrigado por seu interesse e comentário!

      Abraços,
      Júnior Horta

  6. Excelente materia.. importante saber suas indicações.. e muito tambem saber quando nao podemos usa-las . Parabens

  7. Ótima matéria sobre a planta Dente de Leão. Muito bom saber sobre essas plantas medicinais, suas indicações e contra indicações. Parabéns!

    • Obrigado,Continue a visitar o blog e leia sempre excelentes matérias!
      Fraternal abraço,

      Júnior Horta