Duranta repens “Aurea”
pingo-de-ouro, violeteira dourada
Esta planta se tornou muito comum em nossos jardins, onde é podada para formar bordaduras baixas, normalmente com 30 a 40 centímetros de altura ou em pequenas cercas. Entretanto se deixada para crescer livremente alcança 1,50 metros, sendo ótima para contrastar com outros arbustos com folhas escuras, já que ela possui uma folhagem amarelada, quase dourada, chamando a atenção de quem a contempla. Desse modo floresce e depois frutifica atraindo pássaros, especialmente beija-flores e borboletas.
Também classificada como Duranta erecta “Aurea” é tolerante a seca e aprecia adubações no inicio da primavera, com esterco curtido de boi e farinha de ossos, para estimular o crescimento que é normalmente muito rápido.
Seu nome genérico foi dado em homenagem a Castore Durante (1529 – 1590), botânico, médico e poeta italiano do século XV.
Multiplica-se facilmente por estacas, após a frutificação.
- Sinônimo estrangeiros: golden dewdrop, pigeon berry, skyflower, (em inglês); duranta dorada, (em espanhol); xcambocoché, (em língua náhuatl, em México); kachang puteh, (em chinês).
- Família: Verbenaceae.
- Características: arbusto com folhagem atrativa.
- Porte: 0,80 a 1,50 metros de altura.
- Fenologia: primavera, verão.
- Cor da flor: azul-arroxeado ou brancas, com frutos amarelos e vistosos.
- Cor da folhagem: amarelo dourado.
- Origem: México e América Central.
- Clima: subtropical/temperado. Tolera o frio e geadas leves.
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Ouvi dizer que o pingo de ouro é tóxico.Suas sementes germinam com facilidade?
Patrícia,
Sim, as folhas e os frutos são tóxicos quando não amadurecidos. É melhor a reprodução por estacas.
Abraços