Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Explosão azul

No paisagismo, o agapanto é ideal para maciços e bordaduras a pleno sol.

A lgumas plantas chamam nossa atenção, em épocas especiais. No final de ano, o agapanto (Agapanthus africanus) é uma delas, pois não consegue passar despercebido, devido à magnífica floração. Começa a florescer no fim da primavera (anunciando o verão) e continua até o começo do outono. Pode preencher grandes áreas e também fica muito interessante, quando combinado com outras espécies, com flores ou não.

 

Originária da África do Sul, esta planta herbácea nos presenteia com belas inflorescências, com numerosas flores brancas, liláses ou azuis, dependendo da variedade. As inflorescências são muito duráveis e possuem hastes bastante longas, tornando-as excelentes como flor-de-corte, na confecção de arranjos florais.

O nome Agapanthus vem do grego “ágape”, que significa amor, e “anthos”, flor. O curioso é que os gregos têm muitas maneiras de denominar o amor, da mais sensual, “eros”, à mais espiritual, “ágape”, segundo Paulo Takeo Sano, professor do Departamento de Botânica da USP.

No paisagismo, o agapanto é ideal para maciços e bordaduras a pleno sol, ao longo de muros, muretas ou paredes, emoldurados por gramados bem cuidados. Pode também ser plantado em vasos que, quando integrados aos jardins, dão a eles um toque extremamente romântico.

Além de cultivada a pleno sol, o agapanto requer solo fértil, rico em matéria orgânica e regas regulares. Resiste ao frio, geadas e à estiagem em curtos períodos. Fertilizações anuais, no final do inverno, estimulam intensas florações. Multiplica-se com muita facilidade, podendo ser cultivada em qualquer época do ano.

Para quem aprecia paisagens suaves e a presença do branco e azul nos jardins, esta é uma planta muito interessante, pois, além da beleza, é rústica, resistente a doenças e de baixíssima manutenção.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.