Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Flores que atraem libélulas

É, são elas – as libélulas – as maiores predadoras do mosquito Aedes aegypti

Cleome-hassleriana - Mussambê

Cleome-hassleriana – Mussambê

As temperaturas altas e as chuvas, na maior parte do país, causam um sensível aumento da Dengue, Zika e Chikungunya. Proponho que, em lugar de eliminar bromélias e outras plantas sejam cultivadas espécies que atraem justamente os predadores do mosquito. Em setembro passado estive com pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, conversando sobre as formas de controle que podem ser feitas, facilmente, por todos nós. Segundo eles as fumigações a base de cipermetrina, feitas por várias prefeituras são nocivas à saúde.

Sagittaria-montevidensis - Aguapê-flexa

Sagittaria-montevidensis – Aguapê-flexa

Seus componentes agridem o meio ambiente afetando diretamente insetos benéficos como abelhas, borboletas, joaninhas e as vespinhas que parasitam especialmente pulgões, cochonilhas e lagartas. A cipermetrina afeta também beija-flores, periquitos, corujas e outras aves polinizadoras, além de causar parestesias faciais, tonturas, cefaléias, vertigem, náusea, convulsões, anorexia, fadiga e perda do controle vesical aos seres humanos. O inseticida malation, segundo previne a bula, pode ocasionar cãibras abdominais, confusão ou depressão mental, tontura, perda do controle intestinal ou urinário, contração muscular das pálpebras, face e pescoço, crises convulsivas, frequência cardíaca lenta, tremores e, segundo estudos realizados em agricultores dos Estados Unidos, Canadá e Suécia, publicados desde 2001, câncer de próstata. Não seria mais prudente, para nossos ecossistemas, usar métodos biológicos no combate ao mosquito? Mesmo porque o resultado desse fumacê é bastante limitado no combate ao Aedes aegypti, não atingindo as larvas nem os mosquitos que não estão voando no momento da pulverização.

Salvia-guaranitica - salvia-azul

Salvia-guaranitica – salvia-azul

Segue uma pequena relação de plantas que atraem libélulas:

Aster amellus – áster-italiana;
Cleome hassleriana – mussambê,
Coreopsis lanceolata – coreópsis;
Crotalaria juncea – crotalária;
Equisetum arvense – cavalinha;
Lavandula angustifolia – lavanda;
Nymphaea (várias)- nenúfares;
Rosmarinus officinalis – alecrim;
– Rudbeckia hirta – margarida-amarela;
Sagittaria montevidensis – aguapé-flexa;
Salvia guaranitica – sálvia-azul;
Santolina chamaecyparissus – santolina.
Zinnia elegans – zínia;

Também é importante destacar que a fauna é de grande importância para o controle do Aedes aegypti. A tartaruga-de-ouvido-vermelho (Trachemys scripta elegans) reduz o número de larvas do mosquito em 99%. A lagartixa-de-parede (Hemidactylus mabouia), os lagartos, alguns tipos de girinos e sapos e as aranhas mosquiteiras, são predadores, além do peixinho gourami azul (Trichogaster trichopterus). Preserve o meio ambiente, preserve a vida em seu jardim.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

16 Comments

  1. olá! Gostaria de saber qual é a substância presente nessas plantas que atraem a libélula!

    • Olá Elena,

      A substancias naturais de algumas flores atraem as libélulas.

      Abraços

  2. SrRaul tenho citronela plantada perto da piscina para espantar mosquito e pernilongo,mas fiquei sabendo que atrai cobra e elas fazem ninhos nas folhas que secam em baixo da citronela.O que devo planta em volta da piscina para espantar insetos moro numa chácara

    • Olá Rosa,

      Tenho entendido que a citronela espanta as cobras. Em todo caso há uma planta que realmente rejeita esses ofídios e é o alho-social (Tulbaghia violacea) FOTO.

      Pode planta-lo próximo da piscina, o cheiro as afasta.

      Abraços

  3. Olá Sr. Raul.
    Venho por essas linhas perguntar. Se é correto usar ureia na grama e jogar terra orgânica em cima em pleno inverno. A grama está ficando num tom amarelado.
    Desde já grato pela atenção e parabéns pelo site.
    Ervino

    • Olá Ervino,

      Não, não é o correto usar ureia e muito menos terra nesta época. Prefira uma cobertura de 5 milímetros de areia média, enriquecida com o fertilizante Maxgreen S3, seguindo as indicações da embalagem.

      Abraços

  4. Muito bom

    • Obrigado, José Marcos!

  5. Bom dia. Parabens pelo site e informações. Por favor, seria possivel fazer associação com Eng. Agronomos, Secretarios de Vig. Sanitaria etc para que se faça uma campanha para conscientizar a população que deseja manter um jardim, de quais açoes sao efetivas para matar os mosquitos e suas larvas, proteger a casa e não exterminar ou danificar todo o jardim? Penso que seja importante que as plantas, mesmo em varandas, sejam adequadas, e que nao causem medo/panico em famílias e seus vizinhos (que nao contribuam para a proliferação dos insetos)? Grata

    • Bom dia Telma,

      Obrigado pelo comentário. Sim, é realmente possível e através do Jardim Cor tentamos conscientizar às pessoas assim como às entidades de classe para essa tomada de consciência. Tenho conversado no Fiocruz, na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de SP e em outros espaços com o intuito de educar ambientalmente a comunidade.

      Abraços

  6. TENEHO 67 ANOS.SOU NASIDO E CRIADO NO MEIO RURAL,SOU SITIANTE NO INTERIOR DE GOIAS. CONCORDO EM grau, número e giaenero.Sou aposentado,todaviaspeiramos,não quero mudar de vida. Respeiramos
    a natureza.com.br

  7. Bom dia pessoal
    Gostaria de começar um plantação de flores no sítio onde moro.Tenho uma área grande disponível então pensei em ter uma plantação de flores tb para poder presentear as pessoas e, quem sabe até comercializar uma parte.
    Alguma sugestão?
    Também gostaria de informações sobre cursos.Não sou paisagista, apenas uma admiradora da natureza.
    Abraços
    Vania

    • Bom dia Vania,

      As sugestões poderiam ser inúmeras, mas precisaria ser mais objetiva com essas questões. Se pretende encarar esse cultivo de maneira comercial é prudente contratar uma consultoria para que,dependendo de uma série de fatores, como:

      – tamanho da área,
      – tipo de solo,
      – recursos financeiros e humanos disponíveis, etc.

      lhe forneçam as técnicas ideais para o empreendimento.

      Recomendo estes profissionais:

      – Hélio Junqueira e Marcia Peetz: http://www.hortica.com.br/publica.php

      – Augusto Aki: http://www.negocioscomflores.com.br/

      Abraços

  8. Ótimas informações!
    Obrigada.